domingo, 14 de março de 2010

Festival "Cidades Invisíveis: Pontes de Istambul" em Portimão


O Festival Cidades Invisíveis: Pontes de Istambul começa Domingo, dia 14, às 21.30, com o concerto dos Istanbul Oriental Ensemble, no Teatro Municipal de Portimão (Tempo), e prolonga-se até 27 de Março no mesmo local. Inclui eventos organizados em parceria com o Centro Cultural de Belém (CCB), que durante todo o mês de Março tem uma agenda cultural dedicada a Istambul, no âmbito do Festival Pontes para Istambul.
A programação pretende ir ao encontro de Istambul, da sua música tradicional e contemporânea, da sua dança, teatro, cinema, artes plásticas e literatura.
O evento insere-se nas comemorações do 150.º aniversário de Manuel Teixeira Gomes, escritor e político portimonense que terá passado por Istambul durante as suas viagens.
Na área da música, ocupa lugar de destaque o grupo Istanbul Oriental Ensemble e os seus ritmos tradicionais ciganos com um toque de jazz. No cinema, salienta-se o documentário produzido em exclusivo para a RTP (e já exibido na RTP2 a 17 de Fevereiro): Turquia – Vizinhos: O Outro Lado da Europa, da autoria de João Romão, Vico Ughetto e Maral Jefroudi. Vico Ughetto apresentará o documentário, no dia 16, às 21.00.
Na área da dança, está programada a presença de Ziya Azazi, que vai, de 15 a 17 de Março, propor uma breve abordagem ao universo e à técnica da dança sufi em diversos workshops abertos ao público. No dia 18, o próprio vai apresentar "Dervish", um espectáculo dividido em dois solos, que reflecte a sua visão pessoal e artística da dança sufi e as influências da sua formação em dança clássica e contemporânea. Serão dois solos que transmitem o elevado estado de meditação e a apurada consciência física própria da dança tradicional sufi, na qual o círculo e o acto de rodopiar simbolizam a perfeição e a aspiração humana à plenitude e à paz.
Destaca-se ainda a Oficina de Contos e Construção de Marionetas "Conta-me um Turco", destinada a crianças entre os 3 e os 6 anos e suas famílias. Esta oficina é uma criação exclusiva de Manuela Pedroso e Susana Medeiros para este Festival, e que pretende dar a conhecer duas vertentes da cultura turca através dos contos de Hacivat e Karagöz (marionetas de teatro de sombras típicas da Turquia). Esta oficina realizar-se-á também para escolas, nos dias 15 e 16 de Março, já com lotação esgotada.

Dias 14/03 – 27/03 – Exposição de Litografias – Homenagem a Istambul, Sala de Exposições, Entrada Livre
Dia 14/03 – Istanbul Oriental Ensemble, Grande Auditório, 21.30, 10€
Dias 16/03, 17/03 e 19/03 – Ciclo de Cinema: Travelling Istanbul, Pequeno Auditório, 21.00, Entrada Livre
Dia 18/03 – Pontes de Istambul: Dervish (Dança), Grande Auditório, 21.30, 10€
Dia 19/03 – Homenagem a Istambul – Sema e Ensemble, Café Concerto, 23.00, Entrada Livre
Dia 20/03 – O Carteiro (música e poesia), Café Concerto, 22.00, Entrada Livre
Dia 27/03 – Comemorações do Dia Mundial do Teatro: Histanbul, Grande Auditório

Sem comentários: