quarta-feira, 17 de março de 2010

Ciclo de cinema "Travelling Istanbul" em Portimão



Integrado no Festival Cidades Invisíveis: Pontes de Istambul, começou ontem o Ciclo de Cinema Travelling Istanbul. Ao todo, quatro filmes para assistir em três dias, no Pequeno Auditório do TEMPO (Teatro Municipal de Portimão), com entrada livre.

16 de Março 21h00
Vizinhos – Turquia: Outro lado da Europa (2009)
de João Romão, Maral Jefroudi e Vico Ughetto - Documentário, 50 min.

As mulheres turcas lutam pelos seus direitos, emancipação e liberdade. Para as mulheres curdas, esta luta está ligada à luta do próprio povo curdo. Em Diyarbakır, assistimos à Marcha das Mulheres, durante o Fórum Social da Mesopotamia. Em Istambul a questão curda é também intensamente discutida. A ascensão do Islão impulsionou o conflito fundamental entre os guardiões laicos do regime e as forças islamitas, e o secularismo é um tema sempre discutido na política turca contemporânea. Istambul é uma cidade moderna e cosmopolita. A música segue o seu ritmo intenso.
O documentário será apresentado por Vico Ughetto, seu co-autor.

16 de Março 22h00
Histórias de Istambul (Anlat İstanbul, 2005)
de Selim Demirdelen, Kudret Sabancı, Ümit Ünal, Yücel Yolcu, Ömür Atay - Drama, 95 min.

É um filme onde Istambul, uma das cidades mais fascinantes do mundo, revela os seus contos de fadas. O argumentista Ümit Ünal mostra como vidas distintas podem cruzar-se e influenciar-se mutuamente. O acto mais insignificante e inconsciente pode ter consequências espantosas e a personagem principal de um conto pode transformar-se em personagem secundária de outro conto. As histórias que se cruzam e transformam numa só têm como cenário locais fortemente simbólicos de Istambul, uma cidade que se divide por dois continentes, uma metrópole situada no ponto mais oriental do Ocidente e no ponto mais ocidental do Oriente. Histórias de Istambul mostra-nos que não existe a divisão Oriente-Ocidente e que os verdadeiros contos de fadas são os mesmos pelo mundo fora.

17 de Março 21h00
Cruzando a Ponte: O Som de Istambul (Crossing the Bridge – The Sound of Istanbul, 2005)
de Fatih Akın - Documentário, 90 min.

Um músico e compositor europeu lança-se à descoberta da diversidade musical de Istambul. Um amante das experiências do som, Alexander Hacke (da banda alemã Einstürzende Neubauten) vagueia pelas ruas de Istambul com o seu estúdio de gravação portátil para reunir um retrato inspirado da música turca. A sua viagem leva à descoberta de uma variedade de estilos como a electrónica moderna, o rock e o hip-hop ou o clássico “arabesco”.

19 de Março 21h00
O Gigante de Olhos Azuis (Mazi Gözlü Dev, 2007)
de Biket Ìlhan - Drama, 118 min.

Narra a história do grande poeta turco Nâzım Hikmet, o poeta da luta e do combate, da paixão e do amor. Tendo adoptado o comunismo como filosofia de vida, o seu pensamento reflecte-se na
sua arte, sendo, por isso, constantemente perseguido pela polícia. Cada um dos seus gestos ou palavras encontram-se sobre o apertado escrutínio do Estado. Durante a Segunda Guerra Mundial, o poeta Nâzım Hikmet é preso mais uma vez por causa das suas ligações comunistas. Desta vez, o tribunal militar condena-o a 28 anos de prisão. No decurso do seu longo cárcere, transforma a prisão numa escola, encorajando os seus companheiros de cela a utilizar o seu tempo de uma forma produtiva. Durante estes negros anos canaliza a sua paixão e coragem criando obras imortais, imaginando um mundo onde existe a liberdade de pensamento.

Todos os filmes estão legendados em português.

Ciclo de Cinema Travelling Istanbul
16, 17 e 19 de Março, 21h00
Pequeno Auditório
Entrada livre

(Fonte: TEMPO-Teatro)

Sem comentários: