domingo, 22 de abril de 2007

No dia 23 de Abril celebra-se na Turquia o Dia da Soberania Nacional e das Crianças


Na Turquia, o Dia da Criança é celebrado a 23 de Abril, que é também o Dia da Soberania Nacional (Ulusal Egemenlik ve Çocuk Bayramı).
A data comemora a abertura da Assembleia Nacional da Turquia, em 1920, durante a Guerra da Independência Turca. A designação de Dia da Criança aconteceu em 1929 por recomendação da Instituição para a Protecção das Crianças.
Desde 1986 que o governo Turco organiza um festival internacional de crianças no dia 23 de Abril, que decorre durante a semana que antecede esse dia. Crianças de vários países deslocam-se à Turquia para representar o seu país com actuações artísticas, e ficam hospedadas em casa de famílias Turcas. Este evento é organizado pela Rádio e Televisão Turca.
O dia 23 de Abril é feriado nacional na Turquia, pontuado por várias festejos em todo o país. Grande parte das cerimónias tem lugar nas escolas, com várias actuações por parte das crianças. Uma das principais actividades deste dia consiste na reunião de crianças na capital, Ancara, que substituem os membros da Grande Assembleia Nacional e governam o país durante um dia. Também noutros locais, a autoridade é dada simbolicamente às crianças neste dia.
Os grupos de crianças estrangeiras, presentes no festival internacional, também participam na sessão especial levada a cabo na Grande Assembleia Nacional.
Os Turcos esperam que as crianças recordem este dia para sempre e que o evento ultrapasse as fronteiras do país. O objectivo é promover a universalidade, de acordo com o princípio "paz em casa, paz no mundo", e " a Soberania pertence incondicionalmente ao povo".

1 comentário:

Anónimo disse...

Peço desculpa pela minha ausência, devido aos muitos afazeres, mas hoje, nesta madrugada, das primeiras visitas que fiz foi, como não podia deixar de ser, foi como se impunha a este maravilhoso e sempre interessante blogue. Boa semana e até breve, agora, como antigamente mais assiduamente.