sexta-feira, 30 de março de 2007

26º Festival Internacional de Cinema de Istambul


Este festival, organizado pela Fundação para a Cultura e Artes de Istambul (Istanbul Kültür Sanat Vakfı - IKSV) e patrocinado pelo Akbank, vai decorrer entre 31 de Março e 15 de Abril.
O filme “Saturno Contro”de Ferzan Özpetek terá honras de abertura, e o filme "The Good German" de Steven Soderbergh é o filme que vai encerrar o certame.
Os filmes poderão ser visionados nas seguintes salas de cinema: Beyoğlu Emek, Beyoğlu Yeni Melek, Beyoğlu Atlas, Beyoğlu Beyoğlu, Beyoglu Sinepop e Kadıköy Rexx.

O festival tem diversas secções:

Competição Internacional
Com filmes que irão competir pela Tulipa de Ouro. O júri internacional é presidido este ano pelo realizador Michael Radford.

Competição Nacional
Com os melhores filmes Turcos produzidos no ano passado. O realizador Ferzan Özpetek é o presidente do júri.

Direitos Humanos no Cinema
O Conselho da Europa vai oferecer o prémio FACE ao filme seleccionado nesta categoria.

Galas Akbank
Todos os dias úteis, às 21.30 horas, haverão pequenas surpresas antes das exibições de alguns dos filmes mais lotados.

Gala do 35º ano
Para celebrar o 35º ano da criação da Fundação da Cultura e Artes de Istambul e do Festival Internacional de Música de Istambul, será exibido o filme “Vitus”, que alia a música ao cinema. A seguir à exibição do filme, terá lugar um recital de piano por um dos actores do filme, Teo Gheorghiu.

Desafiando os Anos
Secção dedicada aos mais admirados realizadores do mundo. Tem como objectivo mostrar os mais recentes filmes dos mestres que desafiam os anos.

Do Mundo dos Festivais
Um panorama dos filmes exibidos noutros festivais de renome, reflectindo as correntes actuais do cinema mundial.

Jovens Mestres
Esta secção mostra os trabalhos de novos realizadores que foram aclamados pela crítica e pelo público e premiados nos festivais, nomeadamente de Cannes, Veneza, Locarno, Valladolid, Munique e Sarajevo.

Documentários
Documentários contemporaneos que dão uma imagem do século XXI e se debruçam sobre temas como a economia, cinema, direitos humanos, música e arquitectura.

Zona Minada
Filmes diferentes, estraordinários e provocadores, fora dos grandes circuitos comerciais.

Loucura da Meia-Noite
Filmes estimulantes, chocantes, surpreendentes. Ao longo do festival, serão apresentados dois filmes provocadores, todos os Sábados à meia-noite.

Mulher é o seu Nome
Filmes centrados em mulheres que lutam para existirem em toda a sua plenitude.

Do Cáucaso ao Mediterrâneo
Esta nova secção tem como objectivo chamar a atenção para a criatividade existente nos países da Ásia Central e do Mediterrâneo, e para criar um intercâmbio cultural e cinematográfico entre estas regiões.

Sem Saída
As sociedades contemporâneas sofrem constantes transformações decorrentes da industrialização, globalização, guerra e modernização. Os filmes nesta secção traçam os efeitos mais negativos destas transformações através das histórias de indivíduos desesperados.

Da Rússia com Amor
2007 é designado o “Ano Russo” na Turquia, enquanto que 2008 foi o "Ano Turco" na Rússia. Uma extraordinária selecção de filmes que reflectem a transformação do cinema Russo depois da Perestroika e da queda do Muro de Berlim, será visionado neste festival.

Ciclo de Fimes Felizes
Os melhores e mais belos filmes premiados para crianças serão exibidos aos fins-de-semana.

Tal Pai Tal Filho: Miyazaki
Quatro obras de um dos mais respeitados realizadores Japoneses de Animação, Hayao Miyazaki, serão exibidas nesta secção, assim como a obra de estreia do seu filho, Goro Miyazaki.

Uma Alma Independente: Gus van Sant
Secção dedicada a Gus Van Sant, uma das figuras cimeiras do cinema independente Americano. Os filmes que serão exibidos, incluem o seu último filme, que ainda não foi exibido na Turquia.

Lágrimas em Rochas a Arder

Secção da responsabilidade do crítico de cinema Fatih Özgüven, que inclui trabalhos que representam diferentes períodos de produção cinematográfica de um dos mais criativos realizadores Alemães, Rainer Werner Fassbinder, e também trabalhos de realizadores de renome que projectam a sua visão do cinema.

Uma Vida Violenta: Pier Paolo Pasolini
Esta secção presta tributo a Pier Paolo Pasolini, com cerca de 20 filmes, desde o seu filme de estreia, datado de 1961, até ao seu último filme, de 1975. Inclui também um documentário sobre o realizador, datado de 2006.

A Vida é um Cabaré: Bob Fosse
Realizador, coreógrafo e bailarino, Bob Fosse, alterou a definição de filme musical.

In Memoriam
Esta secção é dedicada a Robert Altman, Gillo Pontecorvo, Shohei İmamura, Atıf Yılmaz e a Sven Nykvist (director de fotografia) que morreram no ano passado.

Os bilhetes podem ser adquiridos nas bilheteiras das salas de cinema Beyoğlu Emek, Atlas, Kadıköy Rexx, Yeni Melek, Beyoğlu Sinepop e Beyoğlu Beyoğlu.

Preços dos bilhetes:
Dias úteis (11:00, 13:30 e 16:00) : 2.5 YTL
Noite: 12 YTL
Gala: 15 YTL
Sessões da meia-noite: 20 YTL
Galas de abertura e de encerramento: 50 YTL

A gala de abertura foi esta noite, e teve transmisão directa na CNN Turk.

Informações mais detalhadas, nomeadamente a lista de todos os filmes que serão exibidos, podem ser obtidas aqui

Hoje à noite celebra-se o "Mevlid Kandili"

As cinco noites sagradas do calendário muçulmano são denominadas Kandil, que significa vela em Português. O nome Kandil, tem a ver com o facto das mesquitas estarem iluminadas durante as noites sagradas do Kandil. Esta é uma tradição herdada do Império Otomano, concretamente do Sultão Selim II, que mandava acender velas nos minaretes das mesquitas para anunciar estas noites sagradas.
Uma vez que o calendário muçulmano é lunar, as datas dos Kandil mudam todos os anos. Este ano, o Mevlid Kandili celebra-se hoje e representa o nascimento do profeta Maomé.

Pode encontrar aqui mais informação sobre o Kandil.

sábado, 24 de março de 2007

Festival da Primavera (Nevruz Bayramı)


Nevruz é o festival da Primavera celebrado pelos povos Túrquicos num vasto território que inclui a Ásia Oriental e Central, a Sibéria, o Cáucaso, a Crimeia, a Anatólia e os Balcãs. Geralmente acontece no dia 21 de Março, correspondendo ao equinócio da Primavera, quando o dia e a noite têm a mesma duração. Trata-se do festival mais antigo do mundo. É feriado nacional no Azerbeijão, Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão e Turquemenistão. Na Turquia não é feriado. Outros povos Túrquicos, nomeadamente os Uigures, Cazaques Tártaros, Tártaros da Crimeia, Basquires e outros, também celebram a Primavera.
Em todo o mundo Túrquico, a chegada da Primavera é celebrada com nomes diferentes: Navruz, Navriz, Novruz, Nooruz, Noruz, Sultan Nevruz, Mart Dokuzu, Yil Başı (Ano Novo), Yeni Gün (Novo Dia), Ulusun Ulu Günü (Grande Dia da Nação) e Ergenekon Bayramı (Festival de Ergenekon). No calendário Túrquico pré-Islâmico, o Calendário dos Doze Animais, o novo ano começava em Março. Advém deste facto a associação de Nevruz com o Ano Novo. Nevruz também é visto por alguns grupos Túrquicos como a celebração da independência, uma tradição com origem no Ergenekon Destanı (A Epopeia de Ergenekon). De acordo com essa tradição, os antepassados dos povos Túrquicos libertaram-se no dia de Nevruz e deixaram o vale chamado Ergenekon, onde estavam confinados.
Os preparativos para as celebrações de Nevruz envolvem limpar as casas, compra de roupa nova e confecção de refeições e doces especiais. No dia de Nevruz, as famílias juntam-se para uma refeição festiva, visitam familiares e amigos e partilham refeições. Visitam também cemitérios para lembrarem os familiares desaparecidos. As actividades do festival incluem corridas de cavalos, saltar fogueiras, cantigas, danças populares, contar histórias, leitura de poesia, epopeias e rimas tradicionais. Nevruz é uma grande festa para crianças que visitam os vizinhos cantando e citando rimas tradicionais e recebem pequenas prendas. Nevruz é uma ocasião para a amizade, renovação e alegria. É uma tradição mantida pelos povos Túrquicos há séculos, intimamente relacionada com as suas tradições e cultura.

domingo, 18 de março de 2007

A Turquia recorda hoje a Campanha de Galipoli

Todos os anos, no dia 18 de Março, é recordada na Turquia a Campanha de Galipoli, que aconteceu em Çanakkale, em 1915, durante a 1ª Guerra Mundial, e onde 500 000 soldados perderam a vida, entre Turcos, Britânicos, Australianos, Franceses e Neozelandeses.
Encontra aqui mais informação.


terça-feira, 13 de março de 2007

Está decorrer o 4º MartFest em Ancara


Está a decorrer em Ancara o 4º MartFest, um festival organizado pela ODTÜ (Universidade Técnica do Médio Oriente) e pela Associação de Jazz de Ancara.
Os nove concertos realizam-se no Centro Cultural e de Congressos da ODTÜ (Kültür ve Kongre Merkezi - KKM), na Sala de Espectáculos Kemal Kurdaş, de 8 a 29 de Março.
Os preços dos bilhetes variam entre 5 e 10 YTL e podem ser adquiridos no Centro Cultural e de Congressos da ODTÜ (Kültür ve Kongre Merkezi - KKM), Diaposon, Sanatolia Sahnesi, e nas livrarias Dost em Kızılay, Tunalı, Bilkent e Çayyolu.

O programa do festival é o seguinte:

8 de Março às 18:00 - Falb Fiction (Jazz)
16 de Março às 18:30 - Orquestra Sinenomine e Akdeniz
16 de Março às 20:00 - Holger Mantey (piano)
20 de Março às 20:00 - Portecho (música electrónica)
24 de Março às 20:00 - Coro da ODTÜ (música clássica Turca)
29 de Março às 20:00 - concerto Pop e Rock por artistas de Ancara

Associação de Jazz de Ankara - Tel: (312) 447 27 33

sábado, 10 de março de 2007

Orhan Pamuk lança novo livro na Turquia


Um novo livro, intitulado "Babamin Bavulu" (A Mala do Meu Pai), do Nobel da Literatura Orhan Pamuk, acaba de ser publicado na Turquia pela editora Iletisim. A obra reúne três reflexões do escritor.
A primeira reflexão, que dá nome ao livro, aborda a figura do pai do autor, Gündüz Pamuk, e foi lida pelo romancista na ocasião da entrega dos prémios Nobel em Dezembro do ano passado em Estocolmo.
O segundo texto, "Ima edilen yazar" (O Escritor Insinuante), foi recitado na Conferência Puterbaugh sobre Literatura Mundial, na Universidade de Oklahoma (EUA), a 20 de Abril de 2006, e é uma reflexão sobre o acto da escrita.
O terceiro discurso, "Kars´ta ve Frankfurt´ta" (Em Kars e em Frankfurt), começa com o relato da experiência do escritor na cidade Turca de Kars enquanto recolhia informação para escrever o romance "Kar" (Neve).
A editora Iletisim pôs em circulação 30 mil cópias de "Babamin Bavulu" (93 páginas).

(Fonte: Diário Digital, 07.03.2007)

quinta-feira, 8 de março de 2007

Festival de Gastronomia Portuguesa em Istambul

Está a decorrer em Istambul, no Hotel Çırağan Palace Kempinsky, desde o dia 5 de Março e até ao dia 10 de Março o "Festival de Gastronomia Portuguesa".

É desta forma que este evento é apresentado na imprensa turca:

"O Hotel Çırağan Palace Kempinski, em Istambul, acolhe o Festival de Gastronomia Portuguesa de 5 a 10 de Março, para explorar os sabores tradicionais de Portugal, a terra do mar.
A cozinha Portuguesa foi enriquecida pela descoberta das rotas das especiarias que trouxeram maravilhosas especiarias como o gengibre, açafrão, paprica e coentros. Com os exploradores a viajarem para os países do Extremo Oriente e África, arroz, côco, chá e ananás foram introduzidos nos seus pratos.
Em parceria com as Linhas Aéreas Turcas e com a Embaixada de Portugal, estes pratos maravilhosos serão servidos na Sala Gazebo do Çırağan Palace Kempinski até 10 de Março.
Os famosos chefes Portugueses, António Lourenco e António Henriques, vão preparar pratos tradicionais deliciosos para o festival. O guitarrista Mário Pacheco e o vocalista Cuca, trarão os sons de Portugal com o maravilhosos Fado, a música que significa destino e que era tocada no momento da partida dos marinheiros para o mar e se tornou o símbolo do país.
Portugal, conhecido como a terra do mar, tem uma rica cultura culinária, e alguns dos seus pratos mais típicos são preparados com peixe, como bacalhau, peixe espada, sardinha e camarão. Também possui outros sabores tradicionais como a sopa de legumes vegetais com batatas, o pudim alla Portugal e vinhos do Porto.
Uma grande variedade de excelentes pratos portugueses serão magnificamente preparados para deleite dos convidados."

Hotel Çırağan Palace Kempinsky: Çırağan Caddesi nº 32 - 34349 Beşiktaş, Istambul.