sábado, 24 de março de 2007

Festival da Primavera (Nevruz Bayramı)


Nevruz é o festival da Primavera celebrado pelos povos Túrquicos num vasto território que inclui a Ásia Oriental e Central, a Sibéria, o Cáucaso, a Crimeia, a Anatólia e os Balcãs. Geralmente acontece no dia 21 de Março, correspondendo ao equinócio da Primavera, quando o dia e a noite têm a mesma duração. 

Trata-se do festival mais antigo do mundo. É feriado nacional no Azerbaijão, Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão e Turquemenistão. Na Turquia não é feriado. Outros povos Túrquicos, nomeadamente os Uigures, Cazaques Tártaros, Tártaros da Crimeia, Basquires e outros, também celebram a Primavera.

Em todo o mundo Túrquico, a chegada da Primavera é celebrada com nomes diferentes: Navruz, Navriz, Novruz, Nooruz, Noruz, Sultan Nevruz, Mart Dokuzu, Yil Başı (Ano Novo), Yeni Gün (Novo Dia), Ulusun Ulu Günü (Grande Dia da Nação) e Ergenekon Bayramı (Festival de Ergenekon). 

No calendário Túrquico pré-Islâmico, o Calendário dos Doze Animais, o novo ano começava em Março. Advém deste facto a associação de Nevruz com o Ano Novo. Nevruz também é visto por alguns grupos Túrquicos como a celebração da independência, uma tradição com origem no Ergenekon Destanı (A Epopeia de Ergenekon). De acordo com essa tradição, os antepassados dos povos Túrquicos libertaram-se no dia de Nevruz e deixaram o vale chamado Ergenekon, onde estavam confinados.

Os preparativos para as celebrações de Nevruz envolvem limpar as casas, compra de roupa nova e confecção de refeições e doces especiais. No dia de Nevruz, as famílias juntam-se para uma refeição festiva, visitam familiares e amigos e partilham refeições. Visitam também cemitérios para lembrarem os familiares desaparecidos. As actividades do festival incluem corridas de cavalos, saltar fogueiras, cantigas, danças populares, contar histórias, leitura de poesia, epopeias e rimas tradicionais. 

Nevruz é uma grande festa para as crianças, que visitam os vizinhos cantando e citando rimas tradicionais e recebem pequenas prendas. 

Nevruz é uma ocasião para a amizade, renovação e alegria. É uma tradição mantida pelos povos Túrquicos há séculos, intimamente relacionada com as suas tradições e cultura.

Sem comentários: