quinta-feira, 9 de outubro de 2008

A Turquia celebrou o Bayram


O Ramazan Bayramı (Festa do Ramadão) ou Şeker Bayramı (Festa do Açúcar) começou no dia 30 de Setembro e terminou no dia 2 de Outubro. No entanto, muitos Turcos tiveram oportunidade de celebrar umas mini-férias de nove dias por generosidade do Governo e mesmo de empresas privadas.
O primeiro dia do Bayram, em termos de tradição cultural é o mais importante. Principalmente as crianças devem vestir roupas novas e calçar sapatos novos. Um pai de família considera uma grande vergonha não poder comprar sapatos novos para os seus filhos no Bayram. Depois do pequeno-almoço, é tradição os homens irem à mesquita para rezar, caso sejam Muçulmanos sunitas. Os Alevitas poderão deslocar-se às suas casas de oração chamadas cemevi. No regresso a casa vão cumprimentando amigos ou vizinhos que encontram pelo caminho. Depois começam as visitas, que podem incluir uma visita ao cemitério para lembrar os amigos e familiares que já "partiram". As visitas implicam beijar a mão dos mais velhos. Também os políticos devem beijar a mão do líder do partido, e o director de uma empresa deverá beijar a mão do dono da empresa para a qual trabalha. Primeiro são visitados e cumprimentados os elementos masculinos mais velhos do lado paterno da família. Só depois do lado paterno estar terminado é que se avança para o lado materno. As crianças também aguardam cumprimentos, embora tenham de beijar as mãos dos mais velhos. Depois de o fazerem são recompensadas com beijos na face e olhos, com o desejo de que Allah lhes dê muitos anos de vida e com dinheiro. As crianças também andam ocupadas a bater às portas da vizinhança a recolherem rebuçados ou mesmo dinheiro para gastarem como entenderem.
Os restantes dois dias do Bayram destinam-se às visitas dos mais velhos às casas dos mais novos. No entanto, há quem esqueça todas estas tradições e crie outra: aproveitar para passar uns dias de férias.
Por todas estas razões, os dias que antecedem o Bayram transformam-se em verdadeiras romarias de compras de presentes, roupas e doces. As fábricas de rebuçados e de chocolates fazem o negócio do ano nesta altura. Já as viagens de autocarros são gratuitas durante os três dias do Bayram.
Enquanto tudo isto acontece, os tocadores de tambor do Ramadão tocam a todas as portas na esperança de receberem uma "recompensa" por se terem levantado e tocado tambor todos os dias às 3.30 horas da madrugada para acordarem as pessoas para o sahur (a refeição antes do nascer do sol durante o Ramadão). Muitas vezes trata-se de um grande negócio porque ninguém lhes vê a cara àquelas horas e qualquer homem com um tambor pode bater às portas que quiser a pedir dinheiro. Por esse motivo, às vezes, as fotos dos tocadores de tambor da área de residência são colocadas no átrio de entrada de cada prédio para não haverem "enganos".

Também é vulgar verem-se nas ruas os coelhos que escolhem o papelinho onde está escrito o seu "destino".


Ver também: O Bayram é sempre doce...

Sem comentários: