sábado, 30 de setembro de 2023

Antália: Importante Festival de Cinema cancelado após polémica com filme


A organização do festival de cinema mais antigo da Turquia anunciou o seu cancelamento devido a uma polémica em torno de um documentário sobre as consequências da tentativa de golpe de Estado no país ocorrida em 2016.

O autarca de Antália, Muhittin Bocek, anunciou o cancelamento do Festival de Cinema Golden Orange na noite de sexta-feira, um dia depois de o Ministério da Cultura e Turismo da Turquia ter retirado o seu apoio ao evento.

O Ministério opunha-se ao filme "Kanun Hükmü" ou "Decreto", um documentário que se centra nas dificuldades de um professor e de um médico que foram despedidos dos seus empregos na sequência da tentativa de golpe de Estado falhado na Turquia, que ocorreu em 15 de julho de 2016.

"É extremamente triste que num festival tão importante, o poder da arte seja usado para fazer propaganda da organização terrorista FETO, através de uma perceção de vitimização", afirmou o Ministério da Cultura num comunicado.

FETO é um acrónimo que o Governo turco utiliza para designar o movimento liderado pelo clérigo Fethullah Gülen, exilado nos Estados Unidos, a quem o Governo culpa pelo golpe fracassado. Gülen nega qualquer envolvimento na tentativa de tomada de poder na Turquia.

Após a tentativa de golpe, mais de 130 mil alegados apoiantes na Turquia foram despedidos dos seus empregos ao abrigo de decretos de emergência.

O Ministério turco acrescentou que "não faria parte do esforço para desacreditar a luta épica da amada nação em 15 de julho e usar a arte como elemento de provocação".

O diretor do festival, Ahmet Boyacioglu, anunciou inicialmente que o filme seria retirado da categoria de documentário nacional devido a processos judiciais em andamento contra uma das pessoas envolvidas na produção do filme.

Mas a diretora do documentário, Nejla Demirci, disse que isso era uma "desculpa" e uma "censura total".

Vinte membros do júri do festival renunciaram em protesto contra a retirada do filme.

Na quarta-feira, os produtores e realizadores de 27 produções inscritas no festival disseram que estavam a desistir do evento.

O festival, que acontece desde 1963 na cidade mediterrânica de Antália, é um destaque do calendário cultural turco. Este ano, o evento aconteceria de 7 a 14 de outubro.

(Fonte: RTP)

Sem comentários: