domingo, 28 de fevereiro de 2010

Museu de Etnografia de Ancara (Ankara Etnografya Müzesi) I



O Museu de Etnografia de Ancara foi desenhado pelo arquitecto Arif Hikmet Koyunoğlu e construído entre 1925 e 1928. Abriu ao público por ocasião da visita oficial à Turquia do rei do Afeganistão Amanullah Han, a 18 de Julho de 1930. De 21 de Novembro de 1938 até 10 de Novembro de 1953 funcionou exclusivamente como mausoléu de Mustafa Kemal Atatürk, o pai da Turquia moderna, até à construção de Anıtkabir. Essa secção do museu mantém-se como mausoléu simbólico em memória de Atatürk, onde pode ler-se: "Este é o local onde Atatürk descansou em paz entre 21 de Novembro de 1938 e 10 de Novembro de 1953 depois da sua morte a 10 de Novembro de 1938.” Abriu novamente como museu em 1956.





Alberga obras de arte do período seljúcida até ao presente, e dá a conhecer aspectos da cultura e tradições do povo da Anatólia, nomeadamente através de peças de vestuário, adereços e calçado, recolhidos de todos os cantos da Anatólia. Possui uma rica colecção de tapetes de diversas regiões da Anatólia com diferentes técnicas, materiais e estilos, exemplares de cobre do período otomano de uso quotidiano e também decorativos, armas do período otomano, porcelanas e exemplares de caligrafia turca. O trono do sultão seljúcida Keyhüsrev (século XIII), o sarcófago de Ahi Şerafettin (século XIV), o altar e púlpito da mesquita Tashur Pasha da aldeia Damsa em Ürgüp, Nevşehir (século XII), o púlpito da mesquita Siirt Ulu (século XII), e a porta da madrassa Merzifon Celebi Sultan (século XV) são belos e únicos exemplares do trabalho da madeira também presentes neste museu.































quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

'Veda': O novo filme sobre Atatürk


'Veda' (Despedida), relata a vida de Mustafa Kemal Atatürk, e tem argumento, realização e música de Zülfü Livaneli. Conta com a participação dos actores Sinan Tuzcu, Dolunay Soysert, Özge Özpirinçci e Serhat Kılıç, entre outros.

Estreia dia 26 de Fevereiro na Turquia.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Festival de Cinema de Berlim: 'Bal' de Semih Kaplanoğlu foi o vencedor

'Bal' ('Mel') não fazia parte da lista de favoritos ao Urso de Ouro, mas foi o vencedor da 60.ª edição do Festival de Cinema de Berlim. O belo e poético filme do Turco Semih Kaplanoğlu, cineasta contemplativo e formalista, seduziu o júri do festival presidido pelo realizador Werner Herzog.

O filme turco 'Bal', última parte da trilogia de um poeta cuja história é contada da idade adulta até à infância, é um daqueles filmes épicos onde não são necessárias muitas palavras, como aliás nos dois outros que compõem esta finalização da trilogia de Yusuf ('Yumurta', 2007, e 'Süt', 2008), uma história contada de trás para a frente sobre a vida do poeta da Anatólia, aqui no seu primeiro ano de escola primária a aprender a ler e a escrever. Yusuf é agora uma criança de seis anos (uma terna interpretação do pequeno Bora Atlas, que esteve em Berlim de urso de peluche ao colo) que vive numa casa rodeada pela floresta, um lugar de uma misteriosa beleza, que lhe rouba o pai que é apicultor. A floresta é uma lenda para Yusuf, espaço assombrado que lhe trará sonhos premonitórios e uma provação terrível.
A aventura da trilogia começou com 'Yumurta' ('Ovo'), exibido em Cannes 2007. 'Süt' ('Leite') competiu em Veneza 2008. 'Bal' conclui agora a história e oferece o ouro a Kaplanoğlu.
Sublinhe-se que não há muitos cineastas a colocarem três filmes consecutivos nos três festivais de cinema mais importantes do mundo.

'Bal' ('Mel')

Realizador: Semih Kaplanoğlu

Actores: Bora Atlas, Erdal Beşikcioğlu, Tulin Özen, Alev Ucarer, Ayşe Altay

País : Turquia/Alemanha

(Fonte: JN/Expresso)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Osman Hamdi Bey: O pintor arqueólogo

Auto-retrato

Osman Hamdi Bey (Istambul, 1842-1910) foi, para além de pintor realista proeminente e pioneiro, um estadista e arqueólogo. Foi o primeiro a realizar escavações arqueológicas de carácter científico com uma equipa turca, e foi responsável pela criação de leis para o financiamento estatal de investigações arqueológicas. Criou também legislação para evitar que achados arqueológicos do Império otomano fossem levados para o estrangeiro. Fundou o Museu arqueológico de Istambul e tornou-se o seu director em 1881. Foi também o fundador da Academia de Belas-Artes de Istambul conhecida hoje como Universidade de Belas-Artes Mimar Sinan.

O Treinador de Tartarugas

Foi o autor da mais famosa pintura turca, em 1906, O Treinador de Tartarugas, adquirida pela Fundação Suna e İnan Kıraç por 3,5 milhões de dólares, um valor recorde para uma pintura turca. Encontra-se actualmente em exibição no Museu Pera (Pera Müzesi), em Istambul, criado por essa fundação.

Outros trabalhos de Osman Hamdi Bey:







sábado, 13 de fevereiro de 2010

Vizinhos - Turquia: Outro Lado da Europa dia 17 na RTP 2

O documentário "Vizinhos - Turquia: Outro Lado da Europa", será exibido no dia 17 de Fevereiro, às 23.40 horas, no canal 2 da RTP.

Aborda a luta das mulheres turcas pela liberdade com Esmeray, feminista e activista do movimento LGBT, e as principais conquistas das mulheres com Yeşim Arat, autora de “Mulheres Islâmicas na Política Turca”, que também fala sobre a institucionalização do secularismo. Em Diyarbakır, cidade do sudeste da Turquia de maioria curda, é retratada a Marcha das mulheres durante o Fórum Social da Mesopotâmia, para além de uma entrevista com Melek, activista feminista, e com Osman Baydemir, presidente da Câmara eleito pelo DTP, o partido pró-curdo que foi banido logo após a conclusão deste documentário. Osman Akınay, editor e escritor, fala sobre as características do Estado e os efeitos dos golpes militares. Os músicos que integram o grupo Baba Zula falam sobre a produção musical e cultural na Turquia.

Ficha técnica:

Autoria: Maral Jefroudi e João Romão

Produção: Maral Jefroudi e João Romão

Realização: Maral Jefroudi e João Romão

Fotografia: Vico Ughetto

Música: Baba Zula

(Fonte: RTP)

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Kirika e danças turcas no Entrudanças

Entrudanças

De 13 a 15 de Fevereiro, a vila de Entradas, em Castro Verde, volta a acolher o Festival Entrudanças, desta vez subjacente ao tema Entrouxo.
"Aprender e trocar experiências durante o dia" e "muita animação e dança nos bailes" à noite é o mote do evento, sublinha a organização.
A décima edição será marcada pelo "Encontro Mediterrânico", pelo lançamento do CD dos No Mazurka Band e pela apresentação da edição escrita, áudio e vídeo de "Cardápio de Danças – Danças do Mundo", da PédeXumbo, que organiza o evento.
A vila alentejana é novamente palco do encontro de talentos internacionais, incluindo no programa oficinas dos mais diversos temas, actuações, desfiles, bailes, sessões de contos, visitas guiadas, entre muitas outras.
As bandas convidadas desta edição são os Pó (Portugal), Mala Herva (Galiza), EmBRUN (Bélgica), Kirika (Turquia), e os também portugueses OMIRI, No Makurza Band e Cabaz.
No dia 13 actuam os Pó, os Mala Herva e EmBRUN. No dia 14 os bailes são com os turcos Kirika, os Omiri, os No Mazurka Band e Cabaz. No dia 15 funcionam as oficinas de gastronomia e artesanato.
As actividades que preenchem o programa vão distribuir-se pelos espaços Tenda 1, Tenda 2, Centro Recreativo de Entradas, Praça Zeca Afonso, Adega, Escola Primária e Biblioteca.

Programa Entrudanças 2010

Sábado dia 13
15h30 – 17h00 Oficina Sete Passos Igual ao Infinito – Danças Galegas – Mala Herva (Salão CRE)
Oficina de Salsa – Ricardo Faria (Tenda 1)
16h00 – 17h00 Actuação de Grupos Corais (Praça Zeca Afonso)
16h30 – 17h30 Sessão de Contos (Biblioteca)
17h30 – 19h00 Encontro Mediterrânico e Oficina de Adufe e Cante (Biblioteca)
17h00 – 18h30 Oficina de Danças Tradicionais Europeias I – Alexandre Matias (Tenda 1)
18h45 – 20h00 Baile com Pó (Salão CRE)
22h00 – 22h45 Baile com a Banda 1º de Janeiro (Salão CRE)
23h00 – 00h30 Baile com Mala Herva (Salão CRE)
01h00 – 02h30 Baile com EmBRUN (Salão CRE)

Domingo dia 14
11h00 – 12h30 Oficina de Dança para Adufe – Leonor Narciso (Salão CRE)
Oficina de Kanisade – Cabo Verde – António Tavares (Tenda 1)
11h00 – 13h00 Oficina de Gastronomia + Almoço** (Escola EB1)
14h00 – 18h00 Oficina “Os Entrouxos de Hoje - Transformação de Roupa” - Paula Maurício (Tenda 2)
Oficina Criativa do Entrouxo “Um Palmo de Entrouxos” - Vanda Palma (Tenda 2)
15h00 – 16h30 Oficina de Danças Turcas – Kirika (Salão CRE)
Oficina Sete Saltos para o Infinito – Danças Galegas – Mala Herva (Tenda 1)
15h00 – 15h45 Oficina de Cante Alentejano para Crianças – Álvaro Mira e Filipe Pratas (Biblioteca)
18h00 – 19h00 Oficina de Pandeireta Galega – Sérxio Cobos (Tenda 1)
18h00 – 19h30 Oficina de Danças Portuguesas – Lançamento CD NMB (Salão CRE)
21h15 – 22h15 Baile com Kirika (Salão CRE)
22h30 – 00h00 Baile com Omiri (Salão CRE)
00h30 – 02h00 Baile com No Mazurka Band (Salão CRE)

Segunda-feira dia 15
11h00 – 12h30 Oficina de Salsa – Ricardo Faria (Tenda 1)
14h30 – 18h00 Construção de Didgeridoo – Rodrigo Viertebro (Tenda 2)
15h30 – 16h30 Oficina de Percussão – Nuno Patrício (Frente à Biblioteca)
15h00 – 16h30 Oficina de Danças Europeias II – Alexandre Matias (Salão CRE)
Oficina de Kanisade – Cabo Verde – António Tavares (Tenda 1)
17h00 – 18h30 Oficina de Dança e de Cante – Celina da Piedade e Pedro Mestre (Tenda 1)
18h45 – 20h00 Matiné Dançante – Dj Matt (Salão CRE)
22h00 – 23h30 Baile com O Cabaz (Salão CRE)
00h00 – 02h00 Baile com Embrun (Salão CRE)



(Fonte: Diário Digital/Expresso/PédeXumbo/Tradballs)

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Festival "Pontes Para Istambul" no CCB

Ara Güler(Foto: Ara Güler)

Centro Cultural de Belém, de 1 de Março a 1 de Abril

Bizâncio, Constantinopla, Istambul… Os nomes evocam outras tantas etapas da vida desta cidade, cujo desenvolvimento foi crucial para a história do mundo ocidental. Istambul é a porta para o Oriente e a porta do Ocidente, uma ponte entre dois mundos, entre duas civilizações, entre duas religiões. E é, por isso mesmo, o lugar onde mais intensamente se experimenta, como nos livros de Orhan Pamuk, o seu Prémio Nobel, o desejo da Europa e os conflitos intelectuais e morais que ele desperta. Com o ciclo PONTES PARA ISTAMBUL, pensado para coincidir com o ano em que Istambul é Capital Europeia da Cultura, abrem-se pontes para o entendimento desta cidade singular e apaixonante.

Programa:

Dia 1
Inauguração Exposição Ara Güler
Istambul perdido
com a presença de Ara Güler e Laura Serani
18:00

Instalação/Vídeo-Arte
de artistas turcos contemporâneos
de Nil Yalter e outros
18:00

Dia 8
Conferência
Orhan Pamuk
por José Riço Direitinho
18:00

Cinema
Neve
Seis curtas-metragens de cineastas europeus sobre “Neve” de Orhan Pamuk
21:00

Dia 10
Comunidade de Leitores
com Alexandra Lucas Coelho
18:00

Cinema
A Face Escondida (Gizli Yüz, 1991)
de Omër Kavur
21:00

Dia 11
Comunidade de Leitores
com Alexandra Lucas Coelho
18:00

Cinema
O Gigante de Olhos Azuis (Mavi Gözlü Dev, 2007)
de Biket İlhan inspirado na vida e obra de Nâzım Hikmet
21:00

Dia 12
Comunidade de Leitores
Alexandra Lucas Coelho
18:00

Leitura encenada
Gioconda e Si-Ya-U
de Nâzim Hikmet
21:00

Dia 13
Cinema
Cruzando a ponte: O Som de Istambul (Crossing the Bridge: The Sound of Istanbul, 2005)
de Fatih Akın
17:00

Música tradicional
Istanbul Oriental Ensemble
21:00

Dia 14
Oficina de percurssão corporal
Música para Ver, Dançar para Ouvir
por Kekeça
Especial para surdos
10:00

Música/Dança
Música para Ver, Dançar para Ouvir
Companhia Kekeça
17:00

De 16 a 26
Oficina
A Mala do Pai Pamuk
Com Carla Galvão e Marta Carreiras
De 16 a 26 (para adultos)
Dias 18 e 20 (para crianças/famílias)

Dia 17
Cinema
Histórias de Istambul (Anlat İstanbul, 2005)
de Selim Demirdelen, Kudret Sabancı, Ümit Ünal, Yücel Yolcu e Ömür Atay
21:00

Dia 19
Cinema
A pequena cidade (Kasaba, 1997)
de Nuri Bilge Ceylan
18:00

Cinema
Nuvens de Maio (Mayıs Sıkıntısı, 1999)
de Nuri Bilge Ceylan
21:00

Dia 20
Música contemporânea
Turquesa
por Orchestrutopica
21:00


(Fonte: CCB)

Istambul: Capital Europeia da Cultura em 2010

Istambul: Capital Europeia da Cultura em 2010



Istambul: Capital Europeia da Cultura em 2010



Istambul: Capital Europeia da Cultura em 2010