sexta-feira, 6 de maio de 2011

Projecto Aşure de Mehmet Can Özer com Erkan Oğur e Pfadfinderei


Aşure: nome de doce tradicional turco, que dá nome ao projecto/software de Mehmet Can Özer

Aşure é um software e um projecto de improvisação electroacústico em tempo real, do compositor turco Mehmet Can Özer. O colectivo Pfadfinderei, de Berlim, representado por Niklas Völker e Tobias Götz, criou os efeitos visuais. Erkan Oğur, conceituado músico turco, tocou kopuz, um instrumento tradicional turco, e guitarra sem trastes, uma inovação da qual foi pioneiro. Esta combinação electroacústica acompanhada de efeitos visuais, aconteceu no Instituto Göethe de Ancara, no dia 2 de Maio.

Aşure é o nome de um doce tradicional turco, consumido tradicionalmente no décimo dia do mês de Muharrem. É feito com vários frutos secos e frescos, trigo e leguminosas. É um símbolo de comunhão e partilha, pois é tradição oferecer-se aos vizinhos, família e amigos. Apesar do mês de Muharrem ainda estar longe, foi gentilmente oferecida uma taça deste doce no final do concerto.







Erkan Oğur

Perdesiz gitar
Guitarra sem trastes (perdesiz gitar)

Mehmet Can Özer

Mehmet Can Özer já apresentou os seus concertos de improvisação em Portugal no 36.º Festival de Música do Estoril, em Julho de 2010, no 9.º Encontro Nova Geração de Compositores do Mediterrâneo. Tinha participado anteriormente, em 2008, nos Dias da Música Electroacústica, onde deu um Seminário de Composição no Conservatório de Música de Seia.

Sem comentários: