sábado, 28 de maio de 2011

Cultura turca anima o coração do Porto


Foto: Associação Luso-Turca (Porto)

A Praça Gomes Teixeira foi invadida, esta sexta-feira, pela folia turca. Música, dança e artesanato marcaram presença na inauguração de mais um Festival da Tulipa e do Cravo, que também contou com o fado português.
A Praça Gomes Teixeira vestiu-se, esta sexta-feira, com os trajes, cores e melodias que caracterizam a Turquia, para a inauguração do 5.º Festival da Tulipa e do Cravo. O objectivo foi, através do multiculturalismo, "aproximar a cultura portuguesa e turca, levando-a para mais perto das pessoas", explicou a colaboradora da Associação de Amizade Luso-Turca, Maria Vasquez.
A Turquia apresentou o seu artesanato, música e dança tradicional, juntando o fado português à festa turca.
A arte ebru foi das que mais impressionou quem passou pelo festival. Esta arte pode definir-se simplesmente como "pintar sobre água", como explica o artesão. "Nós conseguimos desenhar sobre água tal como os mosquitos conseguem andar sobre água," compara. Mas, para usar a água como tela, é preciso algo quase mágico, como um "pó especial", que a torna "mais viscosa".
O desenho é feito na água com tintas, depois é passado para papel.
Com origem na Ásia Central, a arte ebru tem mais de 1000 anos e representa uma "forte relação do povo turco com a natureza", que é fonte de "inspiração". Aliás, os materiais de pintura são feitos de "terra e plantas". "Quando olhamos para a natureza com olhos de ver, conseguimos criar uma imagem linda," garante o artesão.
Além da relação com a natureza, a arte ebru mantém também uma forte ligação à religião islâmica. No islamismo crê-se que todos os seres vivos têm origem na água e, por isso, o artesão confessa que só consegue desenhar "coisas vivas", realçando que, tal como “no mundo não há duas caras iguais, na arte ebru, não há desenhos iguais."

Associação da Amizade Luso-Turca promove "tolerância, paz e convívio"

A singularidade da arte ebru seduziu Manuela Borges. "Achei as pinturas muito giras", conta. Para a visitante, "o intercâmbio entre culturas é muito interessante". Também Maria de Fátima Silva ficou fascinada com a "visita à cultura turca, que é riquíssima e muito variada". "Tudo aquilo que seja feito para promover a amizade e o respeito mútuo são coisas que devemos realmente preservar," defende a visitante. Para Maria de Fátima Silva, é importante "conhecer, apreciar e respeitar" as outras culturas.
E a cultura turca é "uma cultura milenária", afirma Maria Vasquez. A colaboradora da associação sublinha que a cultura da Turquia promove a "tolerância, a paz e o convívio com a comunidade cristã, judeus e muçulmanos". "É um exemplo, não só para Portugal, mas também para os países árabes que vivem actualmente conflitos difíceis," refere.
Além de Turcos e Portugueses, a interculturalidade deste espaço também atraiu turistas que, ao visitar o Porto, ficaram ainda a conhecer um pouco da Turquia.
A 5.ª edição do Festival da Tulipa e do Cravo é organizada pela Associação da Amizade Luso-Turca, que pretende divulgar a Turquia, e conta com o apoio de entidades como a Universidade do Porto (UP) e da Câmara Municipal do Porto (CMP).

(Fonte: Jornalismo Porto Net)

Sem comentários: