terça-feira, 20 de abril de 2010

Cinema turco no IndieLisboa'10

eKasaba

Kasaba (The Town), de Nuri Bilge Ceylan

Exibições: 24 Abril, 15:30, Cinema City Classic Alvalade, Sala 3 • 2 Maio, 21:45, Cinema City Classic Alvalade, Sala 3
Ficção, 1997, 85', 35mm
Argumento: Nuri Bilge Ceylan
Fotografia: Nuri Bilge Ceylan
Música: Ali Kayacı (Clarinete)
Som: Engin Ünal, Mustafa Bölükbaşı, Sadik Incesu
Montagem: Ayhan Ergürsel
Com: Cihat Bütün, Emin Ceylan, Emin Toprak, Fatma Ceylan, Havva Sağlam, Latif Altıntaş, Muzaffer Özdemir, Semra Yilmaz, Sercihan Alioğlu
Produção: NBC Film

A primeira longa-metragem de Ceylan, que antecipa muitos dos temas e das personagens que irão aparecer novamente nos seus filmes posteriores. Neste filme conta-se a história de três gerações de uma família que vive numa vila turca. A estrutura do filme acompanha o decorrer de um dia e, em simultâneo, a mudança das estações. A primeira parte passa-se no Inverno e mostra uma rapariga e o seu irmão mais novo na escola, onde encontram o lado mais cruel da vida. Depois da escola, vagueiam pelo campos primaveris, descobrindo animais e aprendendo os seus segredos, até que, à noite, acabam por chegar à família, que está acampada à beira de um campo de cultivo. Avós, pais e um primo mais velho estão sentados à volta de uma fogueira, numa discussão que se prolonga pela noite dentro: vão do presente ao passado profundo, da vida do dia-a-dia até entrarem em território cada vez mais filosófico. Enquanto as crianças vacilam entre o sono e a vigília, os adultos ocupam-se de questões centrais para Ceylan, para as quais cada personagem tem uma resposta diferente ou não tem sequer resposta: “Como é que devo viver a minha vida? Onde é que eu pertenço?”.

Bu Sahilde
Bu Sahilde(On the Coast), de Merve Kayan, Zeynep Dadak

Exibições: 26 Abril, 15:45, Cinema Londres, Sala 1 • 28 Abril, 21:15, Cinema Londres, Sala 2
Documentário, 2010, 22',
Argumento: Merve Kayan, Zeynep Dadak
Fotografia: Merve Kayan
Música: Carolyn Chen
Som: Jeffrey Grieshober
Montagem: Merve Kayan, Zeynep Dadak
Produtor: Jeffrey Grieshober, Merve Kayan, Zeynep Dadak

Bu Sahilde é uma curta-metragem ensaio sobre a sensação efémera do Verão, observada em Erikli, uma pequena cidade costeira do Mar Egeu na Turquia. O filme reflecte sobre a natureza das férias, enquanto versão transformada da realidade, uma réplica fantástica do Inverno.

11'e 10 Kala
11'e 10 Kala (10 to 11), de Pelin Esmer

Exibições: 29 Abril, 18:15, Cinema City Classic Alvalade, Sala 3 • 30 Abril, 15:30, Cinema City Classic Alvalade, Sala 3 • 1 Maio, 15:30, Cinema City Classic Alvalade, Sala 3

Ficção, 2009, 110', 35mm
Argumento: Pelin Esmer
Fotografia: Özgür Eken
Som: Michael Kaczmarek
Montagem: Ayhan Ergürsel, Cem Yildirim, Pelin Esmer
Com: Laçin Ceylan, Mithat Esmer, Nejat İşler, Tayanc Ayaydiın, Savaş Akova
Produtor: Nida Karabol Akdeniz, Tolga Esmer, Pelin Esmer
Produção: Sinefilm

Um coleccionador obsessivo, Mithat, vive no edifício de apartamentos em Istambul onde Ali trabalha como porteiro. Mithat há anos que acumula memórias aleatórias do quotidiano e passa os dias na rua, à procura das peças que lhe interessam coleccionar, e que podem levá-lo a qualquer parte. Para Mithat, Istambul é uma cidade tão vasta quanto as suas colecções. Já para Ali, que vem de uma pequena aldeia, Istambul limita-se aos quarteirões que o rodeiam. Mithat tem conseguido manter a sua paixão, contra todas as ameaças, mas a sua vida de coleccionador está a tornar-se cada vez mais difícil: a família não o compreende, os vizinhos consideram as suas colecções um monte de tralha e a sua saúde começa a deteriorar-se. Quando os condóminos decidem reconstruir o prédio, começa o seu maior desafio: lutar para salvar as suas colecções. Mithat pede a Ali que o substitua nas suas buscas por Istambul, e essa experiência revela-se uma mudança radical para o segundo: os caminhos que durante muito tempo ligaram Mithat à sua colecção, levam agora Ali a lugares muito diferentes. Como nos livros de Orhan Pamuk, a capital turca, dividida entre tradição e modernização, é a verdadeira personagem central do filme.


(Fonte: IndieLisboa'10)

Sem comentários: