sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia da Turquia na Universidade Fernando Pessoa


A Universidade Fernando Pessoa vai celebrar o Dia da Turquia. Trata-se de um evento dedicado à divulgação da cultura, economia e questões da actualidade relativas à Turquia. 

A Turquia é actualmente uma importante realidade política e económica no mundo, é ainda uma potência regional, assim como um exemplo de estabilidade política para a região. A isto podemos acrescentar o estatuto de provável futuro candidato à integração europeia. É um país fundamental no diálogo Ocidente-Oriente e uma ponte de passagem entre civilizações. 

A Universidade Fernando Pessoa (UFP) foi pioneira na criação de acordos de cooperação académica com universidades turcas, com um intercâmbio activo de estudantes e docentes, assim como foi uma das universidades pioneiras a criar um ciclo de estudos dedicado às relações internacionais com o mundo islâmico. Neste enquadramento, faz todo o sentido a UFP continuar a ser uma importante ponte de conhecimento académico entre Portugal e Turquia. Um evento como este, para além de apelar a um público académico, pode ainda apelar a um espectro muito mais abrangente da sociedade. 

27 de Abril 18.30 Seminário: Portugal e a Turquia 

Salão Nobre da UFP

Prof. Salvato Trigo;  Embaixador da Turquia em Portugal, Dr. Kaya Türkmen 

19.30 Seminário: Turquia e o Futuro

Salão Nobre da UFP 

Prof. Doutor Ivo Sobral;  Tenente-coronel Jorge Rodrigues, autor de "Turquia: País-Ponte Entre Dois Mundos"; Dr. Ali Akça, presidente da Associação de Amizade Luso-turca.

No final será oferecido a todos os presentes chá tradicional turco. 

Organização: Prof. Doutor Ivo Sobral

(Fonte: UFP)

Sem comentários: