sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Evento no Brasil discute obra de Orhan Pamuk

O evento "Outros Papos", do Instituto Lacaniano Ágora, discutirá no Sábado às 10h00, a obra "A Neve" do autor turco Orhan Pamuk, Prémio Nobel de Literatura.
Em 2006, ano em que Pamuk foi premiado, o júri do Nobel afirmou que o autor, "em busca pela alma melancólica da sua cidade natal, descobriu novos símbolos para o combate e a mistura de culturas".
Na sua obra, sobretudo em "A Neve", Pamuk mostra um país dividido entre o ocidente e o oriente, com muitos personagens exilados, divididos entre um passado glorioso do Império Otomano e uma actualidade de conflitos religiosos.
Na edição anterior o evento reuniu advogados, juízes, jornalistas e estudantes de jornalismo, psicanalistas e professores universitários para discutir a obra de Imre Kertész, escritor húngaro sobrevivente do Holocausto e galardoado com o Nobel em 2002.
Os encontros, onde são feitas leituras de trechos das obras e de informações biográficas dos autores, são seguidos de debates com os participantes.
No ultimo debate, a visão de Kertész sobre a absurda burocracia nazi serviu de reflexão sobre questões contemporâneas da sociedade brasileira, como a corrupção e os desafios enfrentados pela justiça.
A exposição da obra será feita pela psicanalista Andréa Brunetto. O encontro acontece na Livraria Intelectus na Rua Barão do Rio Branco, 1680 (entre Rui Barbosa e Pedro Celestino) - Campo Grande, Brasil. A entrada é franca.

(Fonte: Campo Grande News)

Sem comentários: