Istanbul Publishing Fellowship 2023 terá a participação de seis profissionais do mercado literário brasileiro
Programa que leva editores do mundo inteiro para encontros com agentes internacionais na Turquia, ocorre de 6 a 8 de junho com a expectativa de receber mais de 500 profissionais de 72 países.
O Istanbul Publishing Fellowship, programa que leva editores do mundo inteiro para encontros com agentes internacionais na Turquia, terá este ano a participação de seis profissionais do mercado literário brasileiro.
São eles: Jonatas Eliakim Dangelo de Oliveira (Editora Blucher), Julia Wahmann (Riff Literary Agency), Denya Rabelo (Abroadbooks); Suria Oliveira (Editora do Brasil) e Isabel Lopes Coelho (FTD Educação), participantes do Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil); e Rayanna Pereira, coordenadora de relações internacionais da CBL e coordenadora do BP.
A 8ª edição do encontro organizado pela Sociedade Turca de Licenciamento e Direitos Autorais, em parceria com o Ministério da Cultura e Turismo turco, será sediada entre os dias 6 e 8 de junho na Biblioteca Rami, com participações presenciais e online. São aguardados mais de 500 participantes de 72 nações.
"Desde a sua primeira edição, realizada em 2016, com apenas 17 participantes de nove países, o Istanbul Publishing Fellowship cresceu consideravelmente em tamanho e relevância, tornando-se um dos eventos literários mais aguardados do ano", afirma Sevani Matos, presidente da CBL, em nota. "Estamos muito animados por novamente podermos contar com excelentes representantes do mercado editorial brasileiro para elevar o reconhecimento internacional das obras produzidas por aqui", conclui.
Para Rayanna Pereira, a participação brasileira em mais uma edição do evento é uma grande oportunidade para disseminar a nossa literatura no exterior: “Além de ter a possibilidade de conhecer e conversar com editores do mundo inteiro, criando e fortalecendo laços estratégicos com alguns dos maiores mercados globais, ainda vamos poder entender como a produção literária brasileira pode contribuir com o cenário cultural, criando melhores oportunidades para que os nossos autores e obras ganhem visibilidade lá fora”, afirma.
Além das reuniões, outro destaque da edição deste ano do programa será a passagem da bandeira de “país foco” do Uzbequistão, convidado de honra deste ano, para o México, que será o convidado de honra da próxima edição. Além disso, ocorre também a terceira edição do Istanbul Copyright Awards, chancela criada para editoras estrangeiras que contribuem para a tradução da produção intelectual turca para outros idiomas e para a promoção dessas obras em todo o mundo.
(Fonte: PublishNews)
Sem comentários:
Enviar um comentário