sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Museu Nacional da Imprensa atribuiu o 1º Prémio Europeu de Cartoon ao cartunista turco Musa Gümüş


O cartunista Musa Gümüş, da Turquia, venceu a segunda edição do Prémio do Concurso Europeu de Cartoon, com um trabalho denominado EU (European Union), anunciou hoje o Museu Nacional da Imprensa.
Organizado pelo Museu, o segundo prémio foi atribuído a Alessandro Gatto, da Itália e o terceiro a Heino Partanen, da Finlândia.
Além de "EU", os restantes trabalhos premiados estão também hoje expostos no átrio do Teatro Camões, no Parque das Nações, onde no dia 18 de Dezembro, pelas 21:00 começou o espectáculo de encerramento do Ano Europeu do Diálogo Intercultural.
O júri foi presidido pelo cartunista da Paris Match George Wolinski e integrou ainda a presidente da Federação Internacional das Organizações de Cartunistas, Marlene Pohle, Helena Gelpi, representante do Alto Comissariado para Imigração e Diálogo Intercultural, Xaquin Marín, director do Museo de Humor de Fene (Espanha), o cartunista Ronaldo, e Luís Humberto Marcos, director do Museu.
O júri, devido à "elevada qualidade dos trabalhos", decidiu atribuir ainda oito Menções Honrosas a artistas de quatro países: Bélgica (1), Espanha (1), Turquia (3) e Roménia (3).
Este concurso internacional iniciou-se o ano passado, com o tema "Desigualdades, discriminação e preconceitos", e "enquadra-se na linha de trabalho que o Museu tem vindo a desenvolver no âmbito da promoção do desenho de humor", lê-se na mesma nota.
Refira-se que o Museu organiza anualmente o PortoCartoon-World Festival.
O espectáculo que decorreu contou com as participações, entre outros, de Carlos do Carmo, Manuel Rocha, Batoto Yetu, Teresa Salgueiro & Lusitânia Ensemble, Paulo de Carvalho, Vitorino, Quarteto Dzvin, Maria João e Mário Laginha, Rão Kyao e Lu Yanan, Carlos Martins Septeto, Tito Paris e Bernardo Sasseti, Kumpania Algazarra, Ciganos D´Ouro, Adriana Miki, Clã e Império Suburbano.

(Fonte: Acime)

Sem comentários: