domingo, 31 de dezembro de 2006

O Festival do Sacrifício (Kurban Bayramı) começa hoje


O Festival do Sacrifício (Kurban Bayramı) é celebrado dois meses e dez dias depois do Festival do Ramadão ou Festival do Açúcar (Ramazan/Şeker Bayramı), constituindo o feriado nacional mais longo da Turquia.
Trata-se da celebração do sacrifício de Abraão ao seu filho Ismael. De acordo com a crença muçulmana sacrificam-se animais, essencialmente borregos, mas também carneiros, vitelas e vacas. Segundo a tradição islâmica, todos os devotos que tenham possibilidades económicas deverão comprar um desses animais. Nos últimos anos, os muçulmanos começaram a fazer doações para instituições de caridade em vez de sacrificarem animais. No entanto, ainda é um hábito muito comum na Turquia, que pode acontecer mesmo à porta de casa, embora só seja permitido fazê-lo em locais próprios para o efeito. Os donos dos animais sacrificam-nos de acordo com tradições muçulmanas e com a assistência de um talhante, principalmente durante a manhã do primeiro dia do Kurban Bayramı. Ainda de acordo com as tradições muçulmanas, um terço da carne deve ser cozinhada de imediato em casa do dono do animal, outro terço da carne deve ser distribuída pelos pobres, e o último terço deve ser distribuído pelos vizinhos e familiares.
O Kurban Bayramı este ano acontece nos dias 31 de Dezembro de 2006, e nos dias 1, 2 e 3 de Janeiro de 2007.
Nos últimos anos, os bayram foram perdendo o seu cariz religioso e passaram a ser mais uma oportunidade para férias. Isto significa que todo o tipo de meios de transporte e hotéis estão superlotados nesta altura, e são mais caros do que o habitual. No entanto, no seio das famílias mais conservadoras, os jovens continuam ainda a visitar os membros mais velhos da família, beijando-lhes a mão e levando-a à testa. Antigamente os mais velhos colocavam dinheiro dentro dos lenços, e davam às crianças que lhes beijavam as mãos. No entanto, no que diz respeito aos lenços, essa tradição está a desaparecer. Em algumas famílias, os membros da família encontram-se na casa do elemento mais velho, para celebrarem o bayram e almoçarem juntos. Lokum, chocolates, rebuçados, sarma, börek, entre outros, são oferecidos aos convidados nesses dias, para além do sempre presente chá turco.

Sem comentários: