sábado, 19 de julho de 2014

Turquia em Barcelos no Festival de Folclore Rio

O Festival de Folclore Rio, promovido pelo Grupo Folclórico de Barcelinhos, volta a maravilhar Barcelos pelo 34.º ano consecutivo. Nesta edição participam nove grupos: o Grupo anfitrião, um grupo do Equador (Coniburo Cultural), Argentina (Comp. Argentina de Arte Folklorico), Espanha (L’Enguedeyu), França (Le Quadrille Occitan), Itália (Sbandieratori Ducato Caetani), Rússia (Folk Russian Comp. Kamushka), Turquia (Hay-Fem) e África do Sul (Asibuye Emasisweni Taxido).
Com esta selecção, o Festival do Rio faz aumentar para perto de 80 o número de países que já participaram nas suas 34 edições, destacando-se, este ano, a estreia da Argentina, Equador e África do Sul.

O Festival de Folclore Rio é dos mais importantes entre os nove que se realizam em Portugal no âmbito do CIOFF (Conselho Internacional de Organização de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais), organismo internacional que supervisiona a qualidade deste e de outros festivais.
Cativar o interesse de grupos folclóricos de qualidade em todo o mundo para participar neste Festival é, aliás, a principal preocupação da organização, que vê neste evento um momento importante de enriquecimento cultural, quer dos grupos forasteiros, quer da população em geral.

De facto, o espectáculo de gala (dia 2 de Agosto) que se realiza no palco montado na margem esquerda do Cávado, em Barcelinhos, junto à Ponte Medieval, e as actuações dos grupos nas suas digressões durante quase duas semanas permitem um intercâmbio cultural único, que é já uma marca deste Festival.

Na apresentação desta edição, Rodrigo Amaral, presidente da direcção do Grupo, salientou a vertente cultural e a presença de milhares de pessoas que habitualmente assistem ao espectáculo de gala e tal, como o director do Festival, Paulo Lopes, consideram decisivo o apoio da câmara municipal para a concretização deste grande evento folclórico.

Paulo Lopes diz que os grupos estrangeiros levam de Barcelos “uma boa imagem” e consideram que o Festival de Barcelinhos é dos melhores a nível internacional, graças não só ao acompanhamento e condições que o Grupo de Barcelinhos lhes dá, mas também pelo local onde se realiza o espectáculo de gala: a envolvente natural do rio Cávado e a envolvente do património histórico de Barcelos e de Barcelinhos.

A vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos, Elisa Braga, afirmou que o apoio do município a esta iniciativa é uma honra, destacando o esforço do Grupo de Barcelinhos em realizar todos os anos um evento cultural desta dimensão e beleza. Elisa Braga referiu-se ainda à importância do intercâmbio cultural proporcionado pelos grupos e pelo contacto com a população.

Para José Peixoto, presidente da junta de Barcelinhos, o Grupo Folclórico de Barcelinhos é um verdadeiro embaixador da freguesia, da cidade e do concelho de Barcelos, graças ao trabalho empenhado da associação.
 
(Fonte: Correio do Minho)

Sem comentários: