quinta-feira, 26 de agosto de 2010

"Odisseia Turca" na Feira do Livro de Espinho

A Feira do Livro de Espinho, em colaboração com a agência de viagens Nomad - Evasão e Expedições, promove amanhã sexta-feira, 27 de Agosto, pelas 21h00, mais uma sessão do ciclo de palestras “Viajantes”, especialmente dedicado a quem ama viajar. Sob o tema “Odisseia Turca”, Jorge Vassallo, um dos mais experientes líderes de viagens da Nomad, vem contar sobre a experiência exótica e intensa que é a travessia de um dos países mais fascinantes do Mundo.

Dos bairros antigos de Istambul às deslumbrantes ruínas de Ani – junto à fronteira com a Arménia – descobre-se uma Turquia que é ponto de encontro de civilizações. Desde os bazares, a apaixonante paisagem da Capadócia, as ruínas da cidade romana mais bem preservada do Mediterrâneo, até à experiencia de um hamam (banho turco), um chá ao som do chamamento à oração ou as varandas de cálcio de Pamukkale. Das paisagens de cortar a respiração a lugares míticos como Meryemana, onde Maria passou os últimos dias da sua vida, e o Monte Ararat, onde a Arca de Noé poisou depois do Dilúvio – esta viagem é, de acordo com Jorge Vassallo, “uma experiência inesquecível”.

(Fonte: Jornal Rostos)

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Jovens turcos ajudam crianças carenciadas de Arouca

Um grupo de quase 20 voluntários estrangeiros está em Arouca a trabalhar com crianças carenciadas do concelho. Os jovens são na maioria turcos, mas vieram também de outros quatro países europeus.



(Fonte: RTP)

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Turquia no Festival Internacional de Folclore de Arouca

O Conjunto Etnográfico de Moldes de Danças e Corais Arouquenses (CEMCDA), organiza de 11 a 14 de Agosto, a 28.ª edição do Festival Internacional de Folclore de Arouca.
A organização pretende criar um espaço intercultural de divulgação das especificidades do folclore nacional e internacional, e de reflexão sobre a ruralidade e suas perspectivas de desenvolvimento, com especial destaque para a presença de dois grupos em representação da Turquia e da Índia.
No programa de actividades, destaque para a Mostra de Artesanato que decorrerá na sala D. Domingos de Pinho Brandão, no Mosteiro de Arouca, com abertura prevista no dia 11, às 14 horas.
No dia seguinte, às 22 horas, no Centro Cultural e Recreativo de Moldes, decorre uma Oficina de Dança com a participação do Conjunto Etnográfico de Moldes e dos grupos Koç Üniversitesi Folklore Club e Índia Portugal Friendship Association.
O desfile de vestuário artesanal em linho, lã e burel pelas Capuchinhas de Montemuro e a apresentação de Corais pelo Conjunto Etnográfico de Moldes e pelo Grupo de Folclore “Terras de Arões”, desenrola-se no dia 13, nos Claustros do Mosteiro de Arouca, com início previsto para as 22 horas.
No último dia do festival, a Avenida 25 de Abril, Alameda D. Domingos de Pinho Brandão e Praça Brandão de Vasconcelos, acolhem, às 18.30 horas, o desfile etnográfico, seguindo-se às 22 horas, no Terreiro de Santa Mafalda, o espectáculo de folclore.
O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Arouca, Junta de Freguesia de Moldes, Instituto Português da Juventude, EB 2,3 de Arouca, Fundação INATEL, Real Irmandade Rainha Santa Mafalda, Junta de Freguesia de Arouca e Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Arouca.

(Fonte: Diário de Aveiro)