quarta-feira, 9 de junho de 2010

Recuperação do mosteiro de Santa Clara-a-Velha premiada em Istambul


O trabalho científico que permitiu recuperar o mosteiro medieval de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, é distinguido na quinta-feira em Istambul com o galardão “Europa Nostra” na área da conservação e restauro.
“Este é o resultado de um trabalho de muitos anos, muito sério e complexo, na área da conservação e restauro”, disse Artur Côrte-Real, coordenador da equipa de projecto do mosteiro de Santa Clara-a-Velha, na margem esquerda do rio Mondego.
Artur Côrte-Real afirmou que o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, assinalado na quinta-feira, 10 de Junho, “será também por isto um dia importante para Coimbra e Portugal”.
Santa Clara-a-Velha, cuja candidatura foi apresentada pela Direcção Regional da Cultura do Centro, está entre 21 sítios europeus distinguidos em Istambul com o galardão “Europa Nostra Awards 2010”, cujo Grande Prémio será revelado durante a cerimónia, estando o projecto de Coimbra entre os nomeados.
Artur Côrte-Real, que coordena há 16 anos o trabalho em Santa Clara-a-Velha, disse que o galardão atribuído traduz “o reconhecimento internacional de um espaço que foi devolvido à cidade e ao país e que tem particularidades absolutamente singulares”.
O projecto de reabilitação das ruínas de Santa Clara, imóvel que entrou há séculos em degradação devido ao avanço do Mondego e que a Rainha Santa Isabel substituiu pelo convento de Santa Clara-a-Nova, mais acima, na colina sobranceira ao rio, destaca-se “pelo aspecto absolutamente inédito de um sítio que foi resgatado à água”.
“O galardão dá-nos uma grande alegria”, ao distinguir “uma candidatura que determinou muito trabalho e envolvimento”, suscitando “grande agrado por parte do júri”, declarou Artur Côrte-Real.
A cerimónia de entrega dos prémios decorrerá na quinta-feira no âmbito do programa da Capital Europeia da Cultura, acolhido desta vez pela Turquia na cidade de Istambul.
Coimbra disputa o Grande Prémio com vários “projectos europeus na área da conservação e restauro de reconhecido mérito e de sítios emblemáticos”, como o Teatro Romano de Cartagena (Espanha) ou o Pavilhão do Sultão da Mesquita Nova de Istambul (Turquia).
Segundo Artur Côrte-Real, a candidatura portuguesa, apresentada em Setembro de 2009, resultou de “um trabalho exigente de recolha, apresentação e interpretação de documentação relativa às questões da conservação e restauro, nomeadamente direccionadas para as metodologias e filosofia de intervenção”.
A candidatura “é espelho do envolvimento” de diversos técnicos e instituições do sector que promoveram “uma discussão teórica e prática” em torno do monumento desde 1996.
Artur Côrte-Real e o delegado regional da Cultura do Centro, António Pedro Pita, já se encontram em Istambul para receberem o galardão.

(Fonte: Destak/Lusa)

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Voleibol: Portugal venceu os dois jogos em Ancara frente à Turquia



A selecção portuguesa de voleibol orientada por Juan Diaz, veio a Ancara vencer a equipa turca por 1-3, no Sábado (5), e por 0-3, no Domingo (6).
Portugal entrou da melhor forma na Liga Europeia, ao conquistar uma importante vitória sobre a Turquia por 1-3. A selecção turca foi a primeira a colocar-se em vantagem no marcador, ao vencer o 1.º 'set' por 34-32. Contudo, a resposta da equipa portuguesa não poderia ter sido melhor. Portugal venceu os três 'sets' seguintes (25-21, 25-23, 28-26) e venceu uma partida que se adivinhava complicada, não só pelo valor do adversário, mas também pelas constantes viagens que Portugal tem sido sujeito nas últimas semanas.









No dia seguinte, a selecção portuguesa somou nova vitória por 0-3, vincando a liderança na 'poule' B da Liga Europeia. A turma das quinas voltou a impor-se aos Turcos, desta feita pela margem máxima. Em menos de hora e meia de jogo, os Portugueses sentiram algumas dificuldades no primeiro 'set', vencendo por 27-29, ganhando a confiança necessária para vencer depois por 21-25 e 20-25. Desta forma, os Portugueses alcançaram dois triunfos importantes nas aspirações que têm na prova, que é voltar a marcar presença na 'final-four' depois do 3.º lugar conquistado na temporada passada, em Portimão.






Com a vitória na Turquia, Portugal bem pode continuar a sonhar com a presença na 'final-four' da Liga Europeia, que se disputará em Espanha.
A Liga Europeia de 2010 disputa-se, consecutivamente, de 4 a 6 de Junho até 17 e 18 de Julho, data da realização da 'final four', em Guadalajara (Espanha).
A 'poule A' é formada por Espanha, Eslováquia, Roménia e Grã-Bretanha, enquanto a B é composta por Portugal, Áustria, Turquia e Grécia.
Portugal defrontará os seus adversários em seis fins-de-semana consecutivos - dois jogos, a disputar em dois dias, entre sexta-feira, Sábado e Domingo.
Apuram-se para a 'final four', a disputar a 17 e 18 de Julho em Guadalajara, Espanha, os primeiros classificados dos dois grupos e ainda o segundo melhor classificado (na comparação dos dois grupos), que se juntam ao organizador, neste caso a Espanha.
No caso do organizador ser o primeiro classificado no seu grupo, serão apurados o segundo classificado desse grupo, o primeiro classificado do outro grupo e a selecção imediatamente melhor classificada, seja de que grupo for.
Póvoa de Varzim e Peso da Régua foram as cidades escolhidas para acolher os seis jogos da 'poule B' da Liga Europeia, nos quais participa a selecção portuguesa.
O Pavilhão Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim receberá os jogos com a Grécia, nos dias 12 e 13 de Junho, e com a Turquia, nos dias 10 e 11 de Julho, enquanto o Pavilhão Multiusos Municipal António Saraiva, na Régua, será o palco dos encontros com a Áustria, nos dias 26 e 27 de Junho.

(Fonte: Lusa; A Bola / Fotos: Lídia Lopes Kale)

sábado, 5 de junho de 2010

Selecção portuguesa de voleibol joga hoje e amanhã em Ancara


A selecção portuguesa de voleibol vai disputar dois jogos contra a selecção nacional da Turquia, no Başkent Voleybol Salonu Beşevler, em Ancara. Os jogos são nos dias 5 e 6 às 18 horas. A entrada é gratuita, mediante a apresentação do convite que se pode obter aqui, ou carregando na imagem acima.

Cinema turco no Festroia



A 26.ª edição do Festroia, Festival Internacional de Cinema de Setúbal, realiza-se este ano de 4 a 13 de Junho e contará com mais de 180 filmes, oriundos de cerca de 40 países. O festival deste ano conta com as quatro secções competitivas habituais: Secção Oficial, Primeiras Obras, Independentes Americanos e O Homem e a Natureza, e com diversas mostras não competitivas, entre as quais a Homenagem à Eslováquia e o ciclo de Histórias da Resistência, composto por filmes sobre homens e mulheres que, por toda a Europa, serviram de exemplo ao lutarem, de forma determinada, contra os mais variados tipos de opressão.
De realçar ainda a pequena mostra de Grandes Realizadores Europeus, que exibirá filmes do Português Manoel de Oliveira, do Grego Theo Angelopoulos, do Finlandês Mika Kaurismaki e do Holandês Jos Stelling, que estará presente no Festroia para desempenhar as funções de presidente do Júri Oficial.
A Turquia estará presente no festival com dois filmes: "Man on the Bridge" de Aslı Özge, na secção Primeiras Obras, e a curta-metragem "The Remorse" de Nail Pelivan e Turgut Baygın, na secção O Homem e a Natureza.

MaNga em segundo lugar no Festival Eurovisão da Canção


O grupo MaNga, que representou a Turquia no Festival Eurovisão da Canção deste ano, conquistou o segundo lugar. A Alemanha venceu o certame.