segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Festival de Cinema de Berlim: 'Bal' de Semih Kaplanoğlu foi o vencedor

'Bal' ('Mel') não fazia parte da lista de favoritos ao Urso de Ouro, mas foi o vencedor da 60.ª edição do Festival de Cinema de Berlim. O belo e poético filme do Turco Semih Kaplanoğlu, cineasta contemplativo e formalista, seduziu o júri do festival presidido pelo realizador Werner Herzog.

O filme turco 'Bal', última parte da trilogia de um poeta cuja história é contada da idade adulta até à infância, é um daqueles filmes épicos onde não são necessárias muitas palavras, como aliás nos dois outros que compõem esta finalização da trilogia de Yusuf ('Yumurta', 2007, e 'Süt', 2008), uma história contada de trás para a frente sobre a vida do poeta da Anatólia, aqui no seu primeiro ano de escola primária a aprender a ler e a escrever. Yusuf é agora uma criança de seis anos (uma terna interpretação do pequeno Bora Atlas, que esteve em Berlim de urso de peluche ao colo) que vive numa casa rodeada pela floresta, um lugar de uma misteriosa beleza, que lhe rouba o pai que é apicultor. A floresta é uma lenda para Yusuf, espaço assombrado que lhe trará sonhos premonitórios e uma provação terrível.
A aventura da trilogia começou com 'Yumurta' ('Ovo'), exibido em Cannes 2007. 'Süt' ('Leite') competiu em Veneza 2008. 'Bal' conclui agora a história e oferece o ouro a Kaplanoğlu.
Sublinhe-se que não há muitos cineastas a colocarem três filmes consecutivos nos três festivais de cinema mais importantes do mundo.

'Bal' ('Mel')

Realizador: Semih Kaplanoğlu

Actores: Bora Atlas, Erdal Beşikcioğlu, Tulin Özen, Alev Ucarer, Ayşe Altay

País : Turquia/Alemanha

(Fonte: JN/Expresso)

Sem comentários: