terça-feira, 27 de novembro de 2007

Teatro tradicional de sombras Karagöz vai estar presente na primeira edição do FestAfife

Um novo festival dedicado ao teatro de marionetas e ao cinema de animação irá estrear-se no próximo dia 1 de Dezembro, em Afife, Viana do Castelo.
A primeira edição do FestAfife -Festival Internacional de Marionetas e Cinema de Animação foi organizada conjuntamente pela Ao Norte - Associação de Produção e Animação Audiovisual, responsável pelo Festiviana, pelo Festival de Cinema e Vídeo da cidade de Viana, e pelo Grupo de Teatro - Marionetas, Actores & Objectos.
Durante cerca de uma semana, a sala do Casino Afifense, na freguesia de Afife, receberá espectáculos teatrais de quatro companhias portuguesas, galegas e russas, a exibição de vários filmes de animação do cinema russo, para além do teatro tradicional de sombras Karagöz, da Turquia entre outros eventos.
"Criar um espaço para a divulgação e confrontação das áreas do cinema de animação e teatro de marionetas e fora do contexto geográfico habitual da programação destas actividades" é o objectivo dos organizadores do certame, que, em prol da desejada "descentralização" das actividades culturais da região, lançarão também o FestaAfife Andante, que levará os mesmos espectáculos aos concelhos vizinhos de Caminha e de Paredes de Coura.
Da programação dedicada ao cinema, constam os filmes "Among the Thorns" (Suécia), "One Night in the City" (República Checa), "The District!" (Hungria) e "De Profundis" (Galiza), além de retrospectivas de animação russa.
Em termos de teatro de marionetas, foram convidados o grupo Títeres Cachirulo, da Galiza, o teatro tradicional de sombras Karagöz, da Turquia, o Sergei Obratzsov - Teatro Estatal de Moscovo e os nacionais Mandrágora, de Gondomar, e Al-Masrah, de Tavira. O grupo Marionetas, Actores e Objectos apresentará a mais recente produção, "Falta Aqui Qualquer Coisa".


(Fonte: Agenda Alla Turca / Jornal de Notícias)

Sem comentários: