sábado, 17 de novembro de 2007

Obras premiadas no "Porto Cartoon", nomeadamente do Turco Musa Gümüş, em exibição no Aeroporto Francisco Sá Carneiro


Os 35 desenhos premiados nas nove edições do festival "Porto Cartoon" estão em exibição no átrio das chegadas do Aeroporto do Porto desde ontem e até 14 de Janeiro.

O "Porto Cartoon" regressa ao Aeroporto Sá Carneiro um mês e meio depois de ter apresentado, também no átrio das chegadas, uma extensão da edição deste ano do festival.
A nova mostra é uma extensão da exposição original "Riso do Mundo", patente em permanência na Galeria Internacional do Cartoon do Museu da Imprensa, no Porto.
Guerra, fome, poluição, desertificação, falta de água, consumismo, globalização e abuso de poder são alguns dos temas dos cartoons, de autores da Bélgica, Brasil, Bulgária, Cuba, China, Eslováquia, Espanha, Grécia, Itália, Israel, Moldávia, Polónia, Portugal, Rússia, Turquia e Ucrânia.

A imagem de um esquimó a abrir uma janela no gelo, ficando surpreendido com a imagem da seca na terra, levou Musa Gümüs, da Turquia, ao primeiro lugar do concurso no ano passado. Além deste, Musa recebeu mais 19 prémios, tendo vindo a colaborar com várias revistas e jornais humorísticos.

(Fonte: Agenda Alla Turca / Lusa)

Sem comentários: