sexta-feira, 30 de março de 2007

26º Festival Internacional de Cinema de Istambul


Este festival, organizado pela Fundação para a Cultura e Artes de Istambul (Istanbul Kültür Sanat Vakfı - IKSV) e patrocinado pelo Akbank, vai decorrer entre 31 de Março e 15 de Abril.
O filme “Saturno Contro”de Ferzan Özpetek terá honras de abertura, e o filme "The Good German" de Steven Soderbergh é o filme que vai encerrar o certame.
Os filmes poderão ser visionados nas seguintes salas de cinema: Beyoğlu Emek, Beyoğlu Yeni Melek, Beyoğlu Atlas, Beyoğlu Beyoğlu, Beyoglu Sinepop e Kadıköy Rexx.

O festival tem diversas secções:

Competição Internacional
Com filmes que irão competir pela Tulipa de Ouro. O júri internacional é presidido este ano pelo realizador Michael Radford.

Competição Nacional
Com os melhores filmes Turcos produzidos no ano passado. O realizador Ferzan Özpetek é o presidente do júri.

Direitos Humanos no Cinema
O Conselho da Europa vai oferecer o prémio FACE ao filme seleccionado nesta categoria.

Galas Akbank
Todos os dias úteis, às 21.30 horas, haverão pequenas surpresas antes das exibições de alguns dos filmes mais lotados.

Gala do 35º ano
Para celebrar o 35º ano da criação da Fundação da Cultura e Artes de Istambul e do Festival Internacional de Música de Istambul, será exibido o filme “Vitus”, que alia a música ao cinema. A seguir à exibição do filme, terá lugar um recital de piano por um dos actores do filme, Teo Gheorghiu.

Desafiando os Anos
Secção dedicada aos mais admirados realizadores do mundo. Tem como objectivo mostrar os mais recentes filmes dos mestres que desafiam os anos.

Do Mundo dos Festivais
Um panorama dos filmes exibidos noutros festivais de renome, reflectindo as correntes actuais do cinema mundial.

Jovens Mestres
Esta secção mostra os trabalhos de novos realizadores que foram aclamados pela crítica e pelo público e premiados nos festivais, nomeadamente de Cannes, Veneza, Locarno, Valladolid, Munique e Sarajevo.

Documentários
Documentários contemporaneos que dão uma imagem do século XXI e se debruçam sobre temas como a economia, cinema, direitos humanos, música e arquitectura.

Zona Minada
Filmes diferentes, estraordinários e provocadores, fora dos grandes circuitos comerciais.

Loucura da Meia-Noite
Filmes estimulantes, chocantes, surpreendentes. Ao longo do festival, serão apresentados dois filmes provocadores, todos os Sábados à meia-noite.

Mulher é o seu Nome
Filmes centrados em mulheres que lutam para existirem em toda a sua plenitude.

Do Cáucaso ao Mediterrâneo
Esta nova secção tem como objectivo chamar a atenção para a criatividade existente nos países da Ásia Central e do Mediterrâneo, e para criar um intercâmbio cultural e cinematográfico entre estas regiões.

Sem Saída
As sociedades contemporâneas sofrem constantes transformações decorrentes da industrialização, globalização, guerra e modernização. Os filmes nesta secção traçam os efeitos mais negativos destas transformações através das histórias de indivíduos desesperados.

Da Rússia com Amor
2007 é designado o “Ano Russo” na Turquia, enquanto que 2008 foi o "Ano Turco" na Rússia. Uma extraordinária selecção de filmes que reflectem a transformação do cinema Russo depois da Perestroika e da queda do Muro de Berlim, será visionado neste festival.

Ciclo de Fimes Felizes
Os melhores e mais belos filmes premiados para crianças serão exibidos aos fins-de-semana.

Tal Pai Tal Filho: Miyazaki
Quatro obras de um dos mais respeitados realizadores Japoneses de Animação, Hayao Miyazaki, serão exibidas nesta secção, assim como a obra de estreia do seu filho, Goro Miyazaki.

Uma Alma Independente: Gus van Sant
Secção dedicada a Gus Van Sant, uma das figuras cimeiras do cinema independente Americano. Os filmes que serão exibidos, incluem o seu último filme, que ainda não foi exibido na Turquia.

Lágrimas em Rochas a Arder

Secção da responsabilidade do crítico de cinema Fatih Özgüven, que inclui trabalhos que representam diferentes períodos de produção cinematográfica de um dos mais criativos realizadores Alemães, Rainer Werner Fassbinder, e também trabalhos de realizadores de renome que projectam a sua visão do cinema.

Uma Vida Violenta: Pier Paolo Pasolini
Esta secção presta tributo a Pier Paolo Pasolini, com cerca de 20 filmes, desde o seu filme de estreia, datado de 1961, até ao seu último filme, de 1975. Inclui também um documentário sobre o realizador, datado de 2006.

A Vida é um Cabaré: Bob Fosse
Realizador, coreógrafo e bailarino, Bob Fosse, alterou a definição de filme musical.

In Memoriam
Esta secção é dedicada a Robert Altman, Gillo Pontecorvo, Shohei İmamura, Atıf Yılmaz e a Sven Nykvist (director de fotografia) que morreram no ano passado.

Os bilhetes podem ser adquiridos nas bilheteiras das salas de cinema Beyoğlu Emek, Atlas, Kadıköy Rexx, Yeni Melek, Beyoğlu Sinepop e Beyoğlu Beyoğlu.

Preços dos bilhetes:
Dias úteis (11:00, 13:30 e 16:00) : 2.5 YTL
Noite: 12 YTL
Gala: 15 YTL
Sessões da meia-noite: 20 YTL
Galas de abertura e de encerramento: 50 YTL

A gala de abertura foi esta noite, e teve transmisão directa na CNN Turk.

Informações mais detalhadas, nomeadamente a lista de todos os filmes que serão exibidos, podem ser obtidas aqui

Sem comentários: