O café turco da Espressolab já chegou a Lisboa
A Expressolab acabou de chegar a Portugal. A promessa é representar “uma nova forma de saborear o café”. Para a estreia no País, a marca escolheu começar pela zona da Baixa, em Lisboa.
A empresa abriu a primeira cafetaria em Istambul, na Turquia, em 2014, e desde então tem vindo a expandir-se para diferentes países. Por agora, contam-se 161 lojas em todo o mundo. A 1 de junho abriu, finalmente, no número 242 da Rua da Prata. Ali todos podem entrar, seja para tomar o pequeno-almoço, lanchar, ou até para beber apenas um café rápido (1€).
“O café turco é geralmente uma bebida do estilo de imersão, enquanto o café expresso é baseado em filtro. Isso faz com que o de filtro seja mais limpo no palato, enquanto o de imersão traz consigo mais óleos e uma sensação na boca mais áspera à medida que mais sólidos entram na chávena”, começa por explicar à NiT Renato Correia, diretor de operações.
Para cumprir a promessa, a marca opta por parceiros produtores do Brasil, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Etiópia, Ruanda e Quênia. “Alternamos as nossas ofertas de expresso e filtro com base na época em que os cafés são colhidos em cada país”, revela.
E claro que as máquinas também não podem ser umas quaisquer. “As nossas máquinas de café expresso são todas construídas à mão em Itália pela La Marzocco. Sentimos que oferecem a melhor qualidade e uma extração consistente de café expresso. Já o nosso café turco é preparado com uma máquina Arçelik, fabricada na Turquia.”
O novo spot da capital conta com 122 metros quadrados e uma capacidade para sentar 50 clientes. Se quiser aproveitar o sol de verão, pode sempre ficar num dos 36 lugares da esplanada — enquanto vê o elevador de Santa Justa.
Tal como os restantes espaços da cadeia, a decoração pode ser descrita como acolhedora e minimalista, que prima pelos tons claros e plantas. É o “local ideal” para descansar enquanto prova os cafés (caffe latte 3,50€, o cappuccino 3,50€, o caffe mocha 3,80€, o matcha 3,50€, o pink coffee 4,25€) ou come um dos vários bolos disponíveis, como o brownie de chocolate branco (3,30€).
“Temos uma produção diária, fresca e inovadora e estamos sempre à procura de novas colaborações”, garantiu Renato Correia. Graças a uma parceria estabelecida com o chef pasteleiro Antonio Bachour, a loja terá cinco receitas exclusivas. São elas o biscoito de massa de nozes pecan, o mont blanc, o bachour rocher, o pistachio e bolo de morango e o rocher croissant roll.
“Desde o momento que abrimos a nossa primeira loja na universidade Bilgi de Instambul, em 2014, que temos adquirido uma legião de fãs apaixonados por café. Estamos a trabalhar muito para podermos partilhar a nossa paixão por bom café com o mundo inteiro. Tornamo-nos cada vez mais numa marca global. Temos 161 lojas e, em 2023, pretendemos chegar às 200.”
Rua da Prata 242, 1100-052 Lisboa, Portugal
(Fonte: NIT)
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