sábado, 18 de março de 2023

Teatro Nacional de São Carlos: Concerto solidário pelas vítimas dos sismos na Turquia e Síria



O Teatro Nacional de São Carlos vai apresentar um concerto coral-sinfónico, no dia 31 de março, pelas 21h, cuja receita reverte para apoiar as famílias e crianças afetadas pelos sismos na Síria e na Turquia.

31 MAR 2023  |  21H00

Teatro Nacional de São Carlos 

Realiza-se no próximo dia 31 de março, no Teatro Nacional São Carlos (TNSC), um concerto interpretado pelo Coro do Teatro Nacional de São Carlos e pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, com obras de Vianna da Motta, Bruno Vicente e Tchaikovski, cuja receita será doada pelo OPART/TNSC para apoiar o trabalho da UNICEF na resposta à grave situação humanitária resultante dos trágicos sismos ocorridos no passado mês de fevereiro na Turquia e na Síria.

Os bilhetes estão disponíveis online até à hora do espetáculo, 21h, em https://tnsc.bol.pt/ e nas lojas FNAC, Worten, El Corte Inglès, Agência ABEP, CTT, Serveasy e Pagaqui, com valores compreendidos entre os 20€ e os 30€.

Esta iniciativa do OPART/TNSC, enquadrada no âmbito da sua política de responsabilidade social, surge no seguimento da récita solidária da ópera La Bohème, realizada há um ano a favor das vítimas da Guerra na Ucrânia, e associa-se novamente à UNICEF Portugal na angariação de fundos para apoiar a operação de ajuda humanitária atualmente em curso nas regiões mais afetadas pelos violentos terramotos ocorridos no passado mês de fevereiro na Turquia e na Síria. 

Segundo números da própria UNICEF Portugal, só na Turquia mais de 1,9 milhões de pessoas estão alojadas em abrigos temporários com acesso limitado a serviços básicos – entre elas 850 mil crianças e jovens - e cerca de 2,5 milhões de crianças no país precisam de assistência humanitária urgente. Já na Síria, acredita-se que mais de 500 mil pessoas tenham sido obrigadas a abandonar as suas casas devido aos terramotos. De recordar ainda que, devido a uma longa e dolorosa guerra civil, que completou ontem 12 anos, a Síria já registava cerca de 6,8 milhões de pessoas deslocadas, entre elas três milhões são crianças. Tendo este cenário em conta, serão mais de 3,7 milhões as crianças sírias afetadas pelos sismos. 

O programa do concerto é composto pela cantata Invocação aos Lusíadas (1915) de José Vianna da Motta, pela estreia absoluta de Harmony of the Spheres, do jovem compositor Bruno Vicente – vencedor da 2ª edição do Prémio Incentivo à Composição, promovido pelo OPART/TNSC – e, ainda, pela Sinfonia n.º 4 em Fá menor (1878) de Piotr I. Tchaikovski, paradigma do período de ouro do Romantismo russo. A direção musical é do maestro José Eduardo Gomes.  

Beatriz Imperatori, diretora executiva da UNICEF Portugal, salienta que "o cenário em algumas regiões da Síria e da Turquia é absolutamente crítico, com situações de urgência humanitária que envolvem milhares de desalojados e feridos, incluindo milhares de crianças, que são sempre as que mais sofrem nestes cenários de tragédia”, sublinhando “que só com o apoio de todos é que será possível fazer frente aos enormes desafios criados por um cenário com esta gravidade”.

Já Conceição Amaral, presidente do conselho de administração do OPART, realça que “nestes momentos de urgência humanitária e de forte ação solidária, as instituições culturais não podem esquecer o seu importante papel de sensibilização e de chamada de atenção para causas que merecem o esforço e a solidariedade de todos, algo que, mais uma vez, através de um espetáculo do Teatro Nacional de São Carlos, temos todo o gosto e prazer em contribuir para minimizar o sofrimento.”

Sobre a UNICEF Portugal

A UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo para chegar às crianças mais desfavorecidas. Presentes em 190 países e territórios, trabalhamos para todas as crianças, em qualquer parte, para construirmos um mundo melhor para todos. A UNICEF é a única organização da ONU que depende inteiramente de contribuições voluntárias, públicas e privadas. Para saber mais sobre a UNICEF e o seu trabalho para as crianças, visite: www.unicef.pt

(Fonte: E-Cultura)

Sem comentários: