Turquia no primeiro Campeonato Europeu de Fotografia Subaquática
O primeiro Campeonato Europeu de Fotografia Subaquática CMAS vai realizar-se de 3 a 8 de Setembro, na ilha Graciosa, nos Açores e vai contar com a participação da Turquia.
A competição propriamente dita terá lugar nos dias 5 e 6, mas a Cerimónia de Entrega de Prémios será realizada no final do dia 7 de Setembro, no centro cultural da ilha depois da avaliação das fotografias por parte dos cinco elementos do júri:
Lasse Gustavson (Suécia), Armando Ribeiro (Portugal), Byungdoo Lee (Coreia do Sul), Franco Banfi (Itália) e Orhan Aytur (Turquia).
Este primeiro Campeonato Europeu é disputado por 30 Atletas, dos quais 15 fotógrafos e 15 modelos, distribuídos por 9 países: Alemanha, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Holanda, Itália, Turquia e Portugal, o país organizador.
Na competição vão ser utilizadas 9 embarcações para apoio a atletas e organização. Estão previstas 9 horas de mergulho, das quais 3 de preparação e 6 de prova, e cada mergulho tem a duração de 1 hora e 30 minutos, num total de 180 mergulhos previstos. Em cada um vai ser disponibilizada uma garrafa, de 12 litros de ar comprimido a 200 bar, por atleta, o que totaliza: 2.160 litros de ar comprimido utilizados no total dos mergulhos oficiais.
A Conféderation Mondiale des Activités Subaquatiques (CMAS) delegou na Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS) a organização deste Campeonato Europeu que conta também, entre outras entidades locais, com a colaboração da AGRAPROME, importante parceiro na realização deste evento, que têm procurado proporcionar as condições técnicas e logísticas necessárias para uma competição deste tipo.
A prova é composta por 5 temas: peixes, grande angular, grande angular com mergulhador, macro, macro com tema (filo cnidária). A classificação é atribuída por categorias e classificação geral pela soma das 5 categorias.
O local escolhido para este campeonato foi a ilha da Graciosa, pela sua beleza inigualável, pelas suas águas cristalinas, assim como pela experiência acumulada na realização de dois campeonatos nacionais, um campeonato regional e três open internacionais.
Este evento desportivo internacional tem por principal objectivo aliar a prática desportiva ao desenvolvimento da economia e do turismo nacional, tendo em conta o número de instituições envolvidas directa ou indirectamente na organização, de participantes de diferentes nacionalidades e do público assistente.
(Fonte: FPAS)
Sem comentários:
Enviar um comentário