A
Turquia foi a vencedora do I Campeonato Europeu de Fotografia Subaquática que se realizou na Graciosa entre os dias 3 e 7 de Setembro.
O Centro Cultural encheu para o ajuizamento público e entrega dos prémios do Campeonato Europeu de Fotografia Subaquática, que trouxe à ilha Graciosa cerca de 60 pesssoas.
Um júri internacional, composto por fotógrafos campeões mundiais e dois dos fotógrafos subaquáticos mais conhecidos do Mundo, representaram no júri Portugal, Alemanha, Suíça, Turquia e Coreia.
Escolhidas as dez melhores fotografias, na categoria de peixes venceu Michele Davino da Itália, em macro o vencedor foi Kerim Sabuncuoğlu, da Turquia, macro com tema Cenk Ceylanoğlu, da Turquia, em grande ângular Marc Larrea da Espanha e grande ângular, com Mergulhador, a melhor foto foi Yeray Dorta de Espanha.
Somados os pontos dados a cada fotografo, pelas 10 melhores fotos eleitas em cada categoria, os grandes vencedores do I Campeonato Europeu de Fotografia Subaquática foram, medalha de bronze para Stefano Gradi da Itália, medalha de prata para Michelle Davino, também de Itália e Medalha de ouro para Cenk Ceylanoğlu da Turquia.
O fotógrafo turco estava muito satisfeito pelo título alcançado, num campeonato muito bem organizado, mas em que o mar esteve duro e por isso os mergulhos para fotografar foram exigentes. A organização tudo resolveu para que tudo corresse bem e por isso deixou o seu agradecimento.
O campeão europeu destacou a grande qualidade de todas as fotos que estiveram a concurso e mostrou-se encantado com a beleza da nossa ilha, no meio do atlântico, deixando a certeza de cá voltar.
Cenk não é fotógrafo profissional, faz isto como hobbie e diz que o título é fruto de um bom trabalho de equipa, com orientação do seu capitão.
As fotos premiadas serão disponibilizadas online, mas Cenk espera que venham a ser publicadas.
Pedro Costa da Agraprome fez um balanço muito positivo do campeonato, com o evento a correr como previsto, pois todos os percalços foram ultrapassados, conseguindo que tudo corresse bem. A satisfação dos participantes era um dos objectivos da Agraprome, que foi amplamente cumprido, bem como a projecção que a ilha obteve a nível nacional e internacional.
(Fonte: Jornal da Ilha Graciosa)