sábado, 7 de dezembro de 2013
De 9 a 12 de Dezembro vai ser apresentada uma mostra de filmes em língua portuguesa no Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Ancara. O evento é organizado pelas Embaixadas de Angola, Brasil e Portugal e pelo Instituto Camões. Os filmes que fazem parte deste festival são os seguintes: Linha de Passe (Brasil), Língua (Portugal), O Comboio da Canhoca (Angola), Oscar Niemeyer: A Vida é um Sopro (Brasil); O Herói (Angola), Árido Movie (Brasil), Filme do Desassossego (Portugal). O filme que vai abrir o Festival é Linha de Passe, no dia 9 de Dezembro às 18.00 horas.
domingo, 27 de outubro de 2013
Azulejos de Iznik em exposição no Museu da Fundação Calouste Gulbenkian
Uma exposição com 171 peças em azulejo provenientes da Ásia central à Europa ocidental, percorrendo mais de 2.500 anos de História, abriu ao público no dia 25, no museu da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
"O Brilho das Cidades - A Rota do Azulejo" dá título a esta exposição, que ficará patente até 26 de Janeiro de 2014, na sala de exposições temporárias, com curadoria do director do museu, João Castel-Branco Pereira, e Alfonso Pleguezuelo, professor catedrático da Universidade de Sevilha.
A mostra irá apresentar um núcleo de cerâmica Iznik, oriundo da Turquia, que integra a colecção do Museu Gulbenkian, lado a lado com obras maiores de países como o Irão, Síria, Egipto, Tunísia, França, Itália, Espanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Alemanha e Portugal. Cerca de 30 peças da exposição, segundo a organização, são azulejos portugueses.
A exposição compreende cinco núcleos temáticos que juntam obras de variada procedência geográfica e que revelam afinidades nas abordagens no fabrico e uso do azulejo, apesar de diferenças de natureza social, política, religiosa e cultural.
Entre as instituições internacionais que cederam obras para esta mostra estão o Museu do Louvre, o Museu d'Orsay, o Museu de Artes Decorativas, o Museu do Quay Branly e o Centro Pompidou, (Paris), o Museu Nacional de Cerâmica (Sèvres), o Museu Nacional da Renascença (Écouen).
Além das peças do Museu Gulbenkian, estarão incluídas obras de outros museus portugueses: Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra, do Museu Nacional do Azulejo, Museu de Artes Decorativas Portuguesas - Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, Museu Bordalo Pinheiro e Museu da Cidade (Lisboa). Também o Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães, o Museu de Évora, o Museu de Lamego, o Museu Municipal de Faro, a Colecção Berardo, bem como outras colecções particulares, cederam peças para esta exposição.
(Fonte: Lusa / Diário Digital)
terça-feira, 22 de outubro de 2013
Cristina Branco em Istambul
Não é a primeira vez que Istambul recebe Cristina Branco. Desta vez, o público de Istambul vai poder apreciar um lote de temas que integra a sua última gravação em estúdio, “Alegria”. Um testemunho forte e muito pessoal, construído em torno de personagens que vivem, sofrem e resistem em tempos de degradação moral, social e política.
Dia 24 de Outubro - Cemal Resit Rey Konser Salonu – 20h00.
7.º Campeonato do Mundo de Basquetebol: Portugal à procura do 'tetra' em Ancara
A Selecção Nacional Masculina de Basquetebol da ANDDI, vai representar Portugal no 7.º Campeonato do Mundo INAS, a realizar em Ancara – Turquia, de 20 a 28 de Outubro de 2013, no Ankara Arena Sporthall.
Portugal tem um currículo de excelência no basquetebol da área intelectual. Sagrou-se Campeão do Mundo nas três últimas edições - Tondela (Portugal) 2010, Yokohama (Japão) 2006 e Madeira (Portugal) 2002. Subiu ao pódio em duas das três edições dos Global Games INAS - Bronze em 2011 na Ligúria (Itália) e Ouro na edição de 2009 em Liberec (República Checa), para além da medalha de Prata conseguida na Taça do Mundo em Roma (Itália) 2008.
Fausto Pereira convocou os seguintes jogadores para integrarem o grupo que viajou na madrugada de 19 de Outubro, em direção a Ancara, para lutar pela revalidação do título mundial: António Lopes (extremo), Cristiano Correia (poste), Diogo Lopes (base), Hélder Santos (extremo) e Tiago Duarte (poste) do Clube Gaia, Carlos Duarte (extremo), José Cunha (base), Ricardo Martins (poste) e Rui Pereira (base) da ARCIL-Lousã e finalmente Élvio Quintal (extremo) do Clube “Os Especiais” da Madeira.
A equipa técnica é constituída por Fausto Pereira (chefe de delegação/seleccionador), João Paulo Mendes e Alcindo Quaresma (treinadores) e Maria João Pereira (fisioterapeuta).
Portugal, que faz parte do Grupo A, estreia-se no campeonato frente à poderosa equipa da Grécia no dia 23 pelas 15h00.
(Fonte: FPDD / ANDDI)
domingo, 20 de outubro de 2013
Prémio Europeu Helena Vaz da Silva: Menção especial do júri ao jornalista turco Özgen Acar
21 de Outubro às 18h
Fundação Calouste Gulbenkian, Auitório 3
Fundação Calouste Gulbenkian, Auitório 3
• Entrega do 1º Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a divulgação do Património Cultural ao escritor italiano Claudio Magris e menções especiais do júri aos jornalistas Özgen Acar (Turquia) e Olivér Kovács (Hungria)
• Homenagem aos galardoados portugueses com o Prémio Europa Nostra 2013: Liceu Passos Manuel, Chalet da Condessa d’Edla, Fundação Ricardo Espírito Santo e projeto SOS Azulejo (Grande Prémio).
O Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a divulgação do Património Cultural, instituído pela Europa Nostra, pelo Centro Nacional de Cultura e pelo Clube Português de Imprensa e apoiado pelo Turismo de Portugal, pelo Banco Espírito Santo, pela Secretaria de Estado da Cultura e pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, foi atribuído, pela primeira vez, ao escritor italiano Claudio Magris, que se distinguiu como autor de “uma obra notável sobre a identidade europeia, como realidade diversa que se deve preservar enquanto património material e imaterial”.
Ao atribuir o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva a Claudio Magris, o Júri foi também sensível aos esforços continuados de Olivér Kovács e Özgen Acar, o primeiro pela mobilização dos cidadãos a favor do Património da Hungria, e o segundo pela luta internacional contra o tráfico ilegal de tesouros do Património com origem na Turquia, tendo deliberado atribuir-lhes uma Menção Especial.
(Fonte: Centro Nacional de Cultura)
segunda-feira, 30 de setembro de 2013
Desenhos animados portugueses entram na televisão turca
A Nutri Ventures acaba de fechar negócio com a plataforma de televisão digital D-Smart, do grupo Doğan, que irá transmitir no seu canal D-Smart Kids a série de animação infantil portuguesa que promove a alimentação saudável.
Este é o "primeiro passo" da empresa portuense no mercado turco, passando assim a estar presente em 23 territórios em quatro continentes, da disputada república do Kosovo à Tailândia.
Lançada em 2007, a D-Smart é a segunda operadora de televisão na Turquia, somando mais de 1,8 milhões de subscritores e receitas a rondar os 350 milhões de euros.
O fundador e sócio da Nutri Ventures, Rui Lima Miranda, destacou ao Negócios que este é "um país com taxas de crescimentos brutais, que tem uma cultura muito pró-negócio, uma população muito jovem e onde há uma motivação cada vez maior para educar as crianças a ter uma alimentação saudável".
Pela dimensão e crescimento dos respectivos sectores digitais, os mercados mais importantes para a empresa são o Brasil e os Estados Unidos, tendo este último o maior mercado de licenciamento e entretenimento, que representa 35% desta indústria a nível mundial. E é sobretudo nestes dois países que a empresa, criada em 2010, procura investidores estrangeiros que ajudem a suportar os custos da expansão internacional.
Em Portugal, a série de animação tem estado com uma "fortíssima presença" na RTP2 e no canal Panda, ultrapassando as expectativas do empresário. "Tem feito crescer a audiência do Panda em mais de 30% durante a faixa horária em que é emitida e está no 'Top 5' dos programas mais vistos em 60% das vezes, consolidando outros resultados que a série está a ter na Disney Espanha e na SBT Brasil", descreveu Miranda a partir dos Estados Unidos, para onde se mudou há dois meses.
A fama de Teo, Lena, Ben, Nina e Guga já chegou inclusive à Casa Branca, onde Michelle Obama chamou duas dezenas de empresas de retalho, média e entretenimento para um encontro sobre obesidade infantil. Entre os gigantes norte-americanos Burger King, Coca-Cola ou Disney, os empresários do Porto foram os únicos "intrusos" estrangeiros.
(Fonte: Jornal de Negócios)
terça-feira, 24 de setembro de 2013
Prémio científico IBM 2012 foi atribuído a uma investigadora turca
O prémio científico IBM 2012 foi atribuído a uma investigadora turca que fez o doutoramento no Instituto Superior Técnico.
Pinar Oğuz conquistou o galardão no valor de 15 mil euros com base no trabalho na área da engenharia electrotécnica e de computadores. Recebeu o prémio esta manhã pelas mãos do ministro da Educação.
Com esta investigação, Pinar Oğuz pretende, através de uma rede de sensores, localizar posições desconhecidas à partida, mesmo em ambientes onde o conhecido sistema GPS não funciona, como seja em meios subterrâneos ou em submarinos.
É a segunda vez em 23 anos que um estrangeiro recebe este prémio promovido pela IBM, que tem como objectivo distinguir investigação nas mais diversas áreas.
(Fonte: RTP)
quinta-feira, 13 de junho de 2013
Mísia e l'Arpeggiata em Istambul
No dia 12 de Junho, Mísia actuou com a banda de música barroca l'Arpeggiata, em Istambul, no Museu de Santa Irene, no âmbito da tour do album "Mediterraneo".
domingo, 9 de junho de 2013
quinta-feira, 6 de junho de 2013
Pedro Fernandes desenha os protestos em Istambul
Pedro Fernandes vive em Istambul desde 2012, junto a Taksim, e desde 31 de Maio que tem estado
no meio dos protestos na cidade turca. Decidiu fazer a
"cobertura desenhada" do que se está a passar em Istambul, de caderno na mão,
para "registo futuro e para partilhar com a comunidade de desenhadores Urban
Sketchers", que integra. Sempre discretamente e com prudência, tentando fugir do
gás-pimenta. Medo, diz, só tem da polícia. Mas não é o único português a
ilustrar as manifestações: Luís Simões, que está a dar a volta ao mundo no
projecto World Sketching Tour, fez-lhe companhia.
(Fonte: Público)
Luís Simões desenha os protestos em Istambul
Chegou à Turquia a 30 de Maio, um dia antes da onda de protestos ter rebentado, em Istambul. Luís Simões está a fazer uma viagem pelo mundo, a World Sketching Tour, e ficou surpreendido com o que viu na praça Taksim, naquela cidade. “Pelas artérias até Taksim havia muitas pessoas, ouviam-se gritos, alguns turistas bebiam cervejas tranquilamente, inconscientes do que se passava”, relata.
O que se passava era uma das várias manifestações na cidade turca. Começaram
por ser contra a decisão de construção de um centro comercial no parque Gezi —
um acampamento pacífico — e evoluíram para demonstrações de descontentamento com
o governo de Recep Tayyip Erdoğan.
“A violência da carga policial da madrugada de 31 de Maio, recorrendo a
gás-pimenta [sobre o acampamento pacífico], levou a que milhares se juntassem
durante o dia para protestar contra a actuação da polícia”, relata Pedro
Fernandes, a viver em Istambul desde 2012, junto a Taksim. “Decidi fazer a
cobertura desenhada do que se passava para registo futuro e para
partilhar com a comunidade de desenhadores Urban
Sketchers.”
“O cenário de guerra está montado entre Taksim e Beşiktaş e todas as noites
existem manifestações grandes nessa zona, assim como pequenos movimentos por
toda a parte em Istambul”, diz Luís. Os dois portugueses — um recém-chegado, o
outro já habituado à cidade — estiveram juntos a desenhar, após os confrontos
com a polícia, no bairro de Beşiktaş, e ainda sofreram as consequências do
gás-pimenta.
Para Luís foi “impressionante” poder registar, no papel, o que acontecia. “A
minha mão tremia muito e foi difícil estar concentrado [...] Havia o medo de que
a polícia voltasse a atacar a praça e corria o perigo de ficar ali preso”,
descreve. “A verdade é que ainda não consegui digerir bem tudo o que está a
acontecer e sempre que olho para o desenho fico incomodado.”
Um domingo (quase) normal em Gezi
Depois de sexta-feira e sábado (31 de Maio e 1 de Junho, respectivamente)
terem sido dias agitados, Pedro decidiu passar pelo Parque Gezi — cuja hipótese de
destruição despoletou os protestos — “para ver como estavam as coisas”, no
domingo. “O ambiente era ‘piqueniqueiro’, muitas famílias tinham trazido as
crianças para brincar no parque infantil”, retrata.
Enquanto isso, em Taksim, “jaziam carcaças de automóveis” e as pessoas
“passavam em frente das retro-escavadoras esventradas”. “Tentei desenhar o
enorme aparato policial em Beşiktaş, mas sempre com bastante prudência e
discrição. Houve tantas detenções e espancamentos aleatórios nestes últimos
dias... — e eu nenhuma vontade tinha em fazer parte dessa estatística”, confessa
Pedro.
A reacção de quem passa e vê pessoas a desenhar “varia muito”: muitos acham
“curioso” e param para olhar, outros fotografam, refere Pedro. Há quem tente
conversar num misto de “turco inglês e até alemão” e quem “peça desculpa pela
actuação da polícia”. Uma perguntou-lhe, ao saber que era
estrangeiro, se teve medo. “Só da polícia”, respondeu.
Neste momento, diz, vive-se um impasse. “O primeiro-ministro recusa
demitir-se, rejeita o recuo na construção do empreendimento de Taksim e acusa os
manifestantes de serem anti-democráticos e estarem a ser manipulados pela
oposição”, esclarece. Os manifestantes mantêm o cerco ao palácio de Dolmabahçe e
as manifestações continuam em várias cidades turcas — as mais violentas em
Istambul e Ancara.
(Fonte: Público)
domingo, 12 de maio de 2013
Sara Sampaio no anúncio da Mavi Jeans fala Português... do Brasil
A modelo portuense Sara Sampaio gravou um anúncio para a marca turca de pronto-a-vestir jovem Mavi, onde fala Português do Brasil...
Coro de Câmara da Escola Superior de Música no 30.º Festival Internacional de Música de Ancara
A Orquestra Sinfónica de Bilkent, conduzida por Işın Metin tocou a Sinfonia n.º 8 de Mahler ("Sinfonia dos Mil"), acompanhada pelo Coro Filarmónico da Breslávia (Polónia) e pelo Coro de Câmara da Escola Superior de Música de Lisboa. Tratou-se do concerto de encerramento da 30.ª edição do Festival Internacional de Música de Ancara, que decorreu de 4 a 30 de Abril. A sala do Centro de Congressos ATO, em Ancara, esteve cheia, com cerca de 3000 pessoas.
Aqui fica um registo dos ensaios:
Aqui fica um registo dos ensaios:
Mariza encantou Istambul (uma vez mais)
Mariza actuou mais uma vez em Istambul no passado dia 7 de Maio. Como sempre, foi no İş Sanat Kültür Merkezi, que esgotou.
quinta-feira, 2 de maio de 2013
Coro da Gulbenkian em Ancara
A Orquesta Sinfónica de Bilkent, conduzida pelo maestro Işın Metin, interpretou a Sinfonia No. 8 de Mahler, juntamente com o Coro filarmónico de Breslávia e com o Coro Gulbenkian.
Cerca de 400 músicos estiverem em palco no ATO Congressium, em Ancara, no dia 30 de Abril.
segunda-feira, 1 de abril de 2013
Experimentáculo está na Turquia
A Experimentáculo já está na Turquia, mais concretamente na cidade de Mardin, onde está a participar no intercâmbio europeu de jovens intitulado “My Life is a Film”.
O objectivo é realizar sete curtas-metragens, promovendo a interculturalidade e valores como o da tolerância, o da igualdade e o da democracia, através do vídeo como ferramenta e de métodos de educação não formal.
O projecto decorre até dia 11 de Abril, juntando 35 jovens de Portugal, da Turquia, da França, da Polónia, da Bulgária, de Itália e da Holanda. Financiado pelo programa Juventude em Acção, da Comissão Europeia, o intercâmbio “My Life is a Film” é o segundo projecto no estrangeiro da Experimentáculo neste ano de 2013.
(Fonte: Local.pt)
quarta-feira, 6 de março de 2013
Carla Filipe na Bienal de Istambul
A artista portuguesa Carla Filipe é para já a única participação portuguesa confirmada na Bienal de Istambul, que será inaugurada a 14 de Setembro. O convite seguiu-se à visita de uma equipa do certame a ateliers de artistas nacionais (em Lisboa e no Porto) e desafia Carla Filipe (Aveiro, 1973) a confrontar-se com o tema escolhido pela curadora Fulya Erdemci: o espaço público.
(Fonte: Público)
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013
12.ª ediçao do Festival de Cinema de Istambul com Miguel Mendes e "Tabu"
A 12.ª edição do Festival de Cinema de Istambul arranca amanhã, dia 14 de Fevereiro, e vai exibir o aclamado filme de Miguel Gomes, "Tabu", vencedor do prémio Alfred Bauer no Festival de Cinema de Berlim. Miguel Gomes vai estar presente no festival e vai integrar o júri do certame.
Carminho em Istambul
A jovem fadista Carminho vai actuar em Istambul no próximo dia 22 de Fevereiro, às 20.00 horas, no İş Sanat Kultur Merkezi. Este concerto faz parte da turné mundial de apresentaçao do seu mais recente álbum “Alma”.
Sara Sampaio em anúncio da marca turca Mavi
A modelo portuense Sara Sampaio protagoniza o vídeo da nova campanha da Mavi Jeans. O anúncio conta ainda com Jon Kortajarena e Maryna Linchuk e foi realizado por Mariano Vivanco.
O anúncio apresenta a colecção Primavera/Verão 2013 da empresa turca.
O anúncio apresenta a colecção Primavera/Verão 2013 da empresa turca.
domingo, 10 de fevereiro de 2013
quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
Turquia é o país convidado da ARCO Madrid
Onze galerias portuguesas vão participar na feira de arte contemporânea ARCO Madrid, de 13 a 17 de Fevereiro. O evento vai na 32.ª edição e tem a Turquia como país convidado, anunciou hoje a organização em Lisboa.
A programação da ARCO Madrid foi hoje apresentada na Fundação Leal Rios em Lisboa pelo director do certame, Carlos Urroz, que justificou que a escolha da Turquia ocorreu na sequência de uma visita à Bienal de Arte Contemporânea de Istambul. "Descobrimos galerias interessantes e artistas turcos contemporâneos que têm acompanhado a evolução do país, mostrando uma linguagem artística de nível internacional", sublinhou.
(Fonte: Visão)
Subscrever:
Mensagens (Atom)