sábado, 25 de dezembro de 2010

PortoCartoon: Três Turcos em votação online para prémio do público









É já dia 31 deste mês que termina a votação online para o Prémio do Público da edição do PortoCartoon deste ano e cujo tema são aviões e máquinas voadoras.
A votação deverá ser feita numa urna virtual, no Museu Virtual do Cartoon, ou numa urna local na Galeria Internacional do Cartoon, no Museu Nacional da Imprensa.
A votação feita na Internet é internacional. São 37 concorrentes, cujos desenhos chegaram de diversos países como a Austrália, Bulgária, Coreia do Sul, França, Irão, Itália, Polónia, Roménia, Rússia, Turquia, Ucrânia e, claro, Portugal.
Três artistas turcos encontram-se em votação: Şevket Yalaz e Muhittin Köroğlu para Menção Honrosa e Eray Özbek para Finalista.

Exposição em Portugal em 2011

O melhor cartoon vai ser, assim, escolhido pelo público, mas os premiados e finalistas que se encontram em votação, foram escolhidos pelo júri internacional do concurso, presidido por G. Wolinski, cartoonista francês.
O prémio para o autor do desenho mais votado será o convite para uma exposição individual em Portugal, em 2011.
Esta votação do público existe desde 2006, tendo havido já quatro vencedores: Ludo Goderis da Bélgica, Ronaldo do Brasil, Guo Zhong da China e Zygmunt Zaradkiewicz da Polónia.

(Fonte: Expresso)

domingo, 12 de dezembro de 2010

Sistrade em missão na Turquia

A Sistrade, empresa de engenharia e consultoria de sistemas de informação para mercados verticalizados como a indústria de impressão e embalagens, vai estar presente em missão na Turquia de 13 a 17 de Dezembro de 2010, em Istambul.
Desde há mais de um ano que a Sistrade iniciou a sua actividade no mercado turco, em colaboração estreita com a AICEP, que ajudou a introduzir a Sistrade no mercado turco, através de visitas a potenciais clientes, ou no apoio à preparação da sua presença em feiras locais do sector.
Como resultado do trabalho realizado, a Sistrade conseguiu posteriormente a colaboração de um parceiro local, que apoia as suas operações no terreno. O parceiro da Sistrade é um agente de negócios com dezenas de anos no sector. Desta forma, a penetração no mercado tornou-se mais simples, seja pela língua ou pelo conhecimento dos diferentes processos das empresas de impressão e embalagens. O parceiro efectua a primeira visita ao cliente, analisa as suas necessidades e selecciona o cliente potencial Sistrade, procedendo depois, em conjunto com a Sistrade ao seu acompanhamento até à conclusão do negócio.
Esta missão é porventura a missão mais importante de todas as que até há data se realizaram na Turquia. A Sistrade reunir-se-á com o seu parceiro de negócio prioritário na Turquia, a AICEP, com a qual discutirá os detalhes do negócio com o seu delegado em Istambul, o Dr. João Mota Pinto.

(Fonte: Sistrade)

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Exibição de filmes vencedores do Prémio Lux nos Açores



O papel do cinema na nova dinâmica cultural na União Europeia é o tema central de um debate que o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal promove sexta-feira em Ponta Delgada, nos Açores, numa iniciativa de divulgação do Prémio Lux.
A conferência, realizada em parceria com a Azores Film Comission, vai analisar "O cinema enquanto veículo de comunicação - a cultura na construção de uma identidade europeia" e decorrerá no Teatro Micaelense.
Os eurodeputados Maria do Céu Patrão Neves (PSD) e Luís Paulo Alves (PS) e a deputada, actriz e realizadora Inês de Medeiros são os intervenientes neste debate, que contará também com a presença de André Bradford, secretário regional da presidência do governo dos Açores.
Paralelamente a esta iniciativa, vai decorrer até 16 de Dezembro, em S. Miguel e na Terceira, um ciclo de cinema com os filmes vencedores do Prémio Lux, criado em 2007 pelo Parlamento Europeu para afirmar o seu compromisso com a indústria cinematográfica europeia.
O prémio pretende fomentar a livre circulação de filmes na União Europeia premiando anualmente uma película que promova o debate sobre os valores e a diversidade que caracterizam a União Europeia. O filme vencedor recebe apoio financeiro para a sua legendagem nas 23 línguas oficiais da União Europeia, a distribuição no espaço europeu e a adaptação da versão original para pessoas com deficiência visual e auditiva.
O ciclo de filmes premiados vai apresentar as películas "O Silêncio de Lorna", de Luc e Jean-Pierre Dardenne, "O Outro Lado", de Fatih Akin, e "Welcome", de Philippe Lioret, que venceram as três primeiras edições.
No início de 2011 será exibido nos Açores o filme "Die Fremde", de Feo Alagad, que venceu o Prémio Lux 2010. Este filme, realizado pela primeira mulher que recebeu o galardão, retrata uma família turca que vive na Alemanha e o drama dos crimes de honra.

(Fonte: TVI24)

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Documentário "48" de Susana Sousa Dias em Ancara

A 16.ª edição do Festival sobre Rodas (Gezici Festival), vai viajar até Ancara, Ordu e Artvin até 19 de Dezembro, com uma temática centrada nos golpes militares, na ocasião do 30.º aniversário do golpe de 12 de Setembro na Turquia.
Começa na próxima sexta-feira, em Ancara, até 9 de Dezembro, partindo depois para a região do mar Negro, para as cidades de Artvin (10 a 16 de Dezembro) e Ordu (16 a 19 de Dezembro).
Na secção do festival dedicada aos filmes que retratam o impacto dos golpes militares na Turquia, mas também em Portugal, Chile, Argentina, Brasil e Grécia, será apresentado o documentário "48" de Susana Sousa Dias, que apresenta uma série de entrevistas com prisioneiros políticos durante os 48 anos de ditatura em Portugal. Vai ser exibido dia 4 de Dezembro, no Instituto Göethe, em Ancara.