domingo, 29 de novembro de 2009

Português realiza documentário sobre a Turquia

O Português João Romão realizou o documentário "Vizinhos - Turquia: Outro lado da Europa", juntamente com Vico Ughetto e Maral Jefroudi. O filme poderá ser visionado no canal dois da televisão pública portuguesa (RTP2) na primeira semana de Janeiro de 2010 no dia 17 de Fevereiro de 2010 às 23.40 horas, e conta com a ajuda da visão de uma investigadora de uma universidade local. 

O documentário foi filmado em Istambul e em Diyarbakır, cidade do sudeste da Turquia de maioria curda, onde a equipa aproveitou o facto de no passado mês de Setembro se ter aí realizado o Fórum Social da Mesopotâmia, para captar depoimentos sobre a discriminação da minoria curda no país.

O filme aborda ainda temas como os direitos da população LGBT, a igualdade de género e a relação com os Curdos. É também rico em imagens, não faltando alguns dos principais ícones de Istambul, como a basílica de Santa Sofia e o Grande Bazar. A banda sonora esteve a cargo do grupo musical turco "Baba Zula", e o reponsável pela selecção musical foi Luís Varatojo do grupo "A Naifa". 

O documentário será editado em DVD e traduzido para Português, Inglês e Turco. Está prevista a sua exibição na Turquia e a participação no European Independent Film (Paris) e no Documenta Madrid (Espanha).

terça-feira, 17 de novembro de 2009

25.º Bazar de Natal do Corpo Diplomático


Nos dias 20 e 21 de Novembro vai decorrer, no Centro de Congressos de Lisboa, o Bazar de Natal do Corpo Diplomático.
Esta inciativa é organizada pela Associação dos Cônjuges dos Diplomatas Portugueses (ACDP), que juntou um grande número de embaixadas e a representação da Região Autónoma dos Açores para uma venda de Natal a favor de instituições de apoio à terceira idade.
Assim, estarão à venda produtos oriundos dos quatro cantos do mundo, nomeadamente da Turquia.

Centro de Congressos de Lisboa
Praça das Indústrias, 1300-307 Lisboa (junto ao Hospital Egas Moniz)

Mais informações em ACDP.

(Fonte: Embaixada da Turquia em Portugal)

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

IndieLisboa mostra cinema português na Turquia

Continuando a itinerância internacional da mais recente cinematografia portuguesa exibida no festival, o programa IndieLisboa Days – Portuguese Cinema On Tour vai ser apresentado nos dias 18 a 22 de Novembro em Istambul.
Apresentado em parceria com o Pera Museum, prestigiada instituição cultural da capital turca que organiza mostras de cinema com regularidade, o programa incluirá os documentários "Ruínas" de Manuel Mozos (vencedor do prémio para melhor longa metragem portuguesa no IndieLisboa 2009), "Movimentos Perpétuos" de Edgar Pêra (vencedor do prémio para melhor longa metragem portuguesa no IndieLisboa’06) e "Balaou" de Gonçalo Tocha (vencedor do prémio para melhor longa metragem portuguesa no IndieLisboa’07). Incluirá ainda a longa metragem de ficção "A Zona", de Sandro Aguilar, e um conjunto de curtas metragens que fizeram parte da programação do IndieLisboa’09: "Visionary Iraq" de Gabriel Abrantes, "Arca d’Água" de André Gil Mata, "Pássaros" de Filipe Abranches, "Um Roupão Vermelho Sangue" de Pedro Caldas e "Crime/Abismo Azul/Remorso Físico" de Edgar Pêra.

O projecto IndieLisboa Days – Portuguese Cinema On Tour tem o apoio do Instituto Camões.

(Fonte: IndieLisboa)

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Cinema turco: "Nefes"



"Nefes", o novo filme do realizador Levent Semerci, é um drama bélico turco que relata as vivências de um jovem turco através do seu alistamento, do seu primeiro contacto com a instrução e a disciplina militar, e do combate do seu pelotão contra os rebeldes curdos do PKK. 

"Nefes" ("Respiração") é a história das vivências, tristezas e alegrias, da luta pela vida de um destacamento de 40 homens comandados por um capitão. São 40 soldados que têm de defender uma estação de comunicação localizada a 2365 metros de altitude, na montanha de Karabal, uma zona cheia de guerrilheiros curdos do PKK.

O filme baseia-se no livro "Güneydoğu'dan Oykuler" ("Histórias do Sudeste") de Hakan Evrensel, uma colecção de contos baseados em memórias de pessoas que foram afectadas pelo terrorismo do PKK no sudeste da Turquia.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

19.º Festival de Jazz Akbank (19.º Akbank Caz Festivalı)


Aconteceu em Istambul, entre 15 e 25 de Outubro, o 19.º Festival de Jazz Akbank. Tal como em todas as publicidades do Akbank, o vídeo de promoção deste evento primou pela originalidade e qualidade.

sábado, 17 de outubro de 2009

Músico francês de origem turca Ghédalia Tazartès actua hoje no Porto


Hoje, às 22 horas, a Culturgest Porto acolhe o músico francês de origem turca Ghédalia Tazartès, que apresenta o projecto Reines d'Angleterre, que dirige com dois artistas conterrâneos, él-g e Jo Tanz.
Artista francês de origem turca, nascido em 1947, Ghédalia Tazartès (voz, acordeão e harmónica) permanece, ao longo de aproximadamente três décadas de trabalho, uma figura incatalogável no panorama da criação sonora.
Dono de uma obra singular, tem vindo a empregar técnicas semelhantes ao longo do seu percurso, com alterações relativas de meios. Utiliza gravações de campo cortadas e coladas desde a época da fita, teclados e electrónica para resultados de um grão, estranheza e solenidade que lhe são muito particulares.
Com a voz, é ritualisticamente invadido por várias viagens internas, que o levam de um Francês real a um inventado, passando por uma série de outras línguas, umas existentes, outras obra dos momentos que decide desenhar. Formalmente, será dos trabalhos de exploração das possibilidades da voz, do discurso e do uso pós-concretista da língua mais relevantes das últimas décadas.
Procura tradições que incorpora, pegando em heranças - frequentemente com muitos pontos em comum - que atravessam o planeta, buscando o seu conjunto de formas. Mais do que um trabalho de sobreposição de referências e vocabulários ou, até, de uma amálgama amadurecida dos mesmos, cria o seu próprio país de tradições dentro de um outro continente cujo nascimento vai dependendo do seu contributo.
Livre de questões de identidade e filiação cultural, livre para ser de uma nova maneira.
Para a actuação desta noite, numa altura da sua carreira que sucede a um longo período sem se apresentar ao vivo, traz o projecto Reines d'Angleterre.
Tem sido este o foco das movimentações mais recentes de Tazartès, prosseguindo e progredindo no seu trilho e nas suas tradições e articulações, para sempre aparte, num conjunto de decisões que reafirmam, como poucos outros corpos de trabalho na música contemporânea, a importância da revelação da diferença entre cada ser humano.
Os bilhetes têm o preço único de cinco euros e podem ser adquiridos nas lojas Worten, Fnac e Bliss, nas agências Viagens Abreu, nas livrarias Bulhosa (Oeiras Parque e Centro Comercial Cidade do Porto), no Centro Comercial Dolce Vita, na MegaRede e em ww.ticketline.sapo.pt.

(Fonte: Jornal de Notícias)

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Istanbul Sessions e Erik Truffaz no Palácio de Cristal


Os jardins do Palácio de Cristal, no Porto, recebem a partir de hoje, segunda-feira, a primeira edição do Festival Enorme. O certame, que se estende até quarta-feira, arranca às 22 horas com a actuação dos Portugueses Zelig. Os cabeças de cartaz de hoje são, contudo, os Alemães De Phazz, que sobem ao palco a partir da meia-noite. Para o dia de amanhã estão reservadas as actuações dos Portugueses Intersound, às 20 horas, seguindo-se, duas horas mais tarde, os Franceses Electro Deluxe. A noite fecha, às 24 horas, com os Istanbul Sessions, oriundos da Turquia, num espectáculo ao qual se junta Erik Truffaz.

Na quinta-feira, a partir das 22 horas, é a vez dos Portugueses Fanfarra Kaustika subirem ao palco. Duas horas mais tarde, começa o último concerto do festival, a cargo dos Franceses Ceux Qui Marchent Debout.
Além das atracções musicais, até dia 18 segue a Enorme Semana Cultural, que conta com a colaboração de várias Faculdades da Universidade do Porto.

Esta é a primeira edição de um festival que conta com o apoio da Câmara Municipal e Instituto Português da Juventude e cuja organização está a cargo da Associação de Estudantes da Escola Superior de Música e das Artes.

(Fonte: Jornal de Notícias)

domingo, 6 de setembro de 2009

Ainda o Dia da Vitória (Zafer Bayramı)

Ainda o Dia da Vitória (Zafer Bayramı)

Ainda o Dia da Vitória (Zafer Bayramı)

Ainda o Dia da Vitória (Zafer Bayramı)

Ainda o Dia da Vitória (Zafer Bayramı)

Ainda o Dia da Vitória (Zafer Bayramı)

Ainda o Dia da Vitória (Zafer Bayramı)

Ainda o Dia da Vitória (Zafer Bayramı)

Ainda o Dia da Vitória (Zafer Bayramı)

Ainda o Dia da Vitória (Zafer Bayramı)

Ainda o Dia da Vitória (Zafer Bayramı)

No dia 30 de Agosto aconteceram várias celebrações do Dia da Vitória um pouco por todo o país. Numa das freguesias de Ancara, Çayyolu, a grande atracção foi o cantor Edip Akbayram, precedido pela actuação de um grupo de dança tradicional e pelas palavras do presidente desse município. Não faltaram o fogo de artifício e muitas bandeiras turcas. Nesse mesmo dia morreram quatro soldados turcos, alvo de um ataque do PKK. Foi feito um minuto de silêncio.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Dia da Vitória (Zafer Bayramı)

O Dia da Vitória (Zafer Bayramı) é celebrado todos os anos no dia 30 de Agosto. É um feriado nacional que assinala a independência da Turquia em 1922 que abriu caminho à fundação da República da Turquia, em 1923, por Mustafa Kemal Atatürk.

Dia da Vitória (Zafer Bayramı)

Dia da Vitória (Zafer Bayramı)

Dia da Vitória (Zafer Bayramı)

Dia da Vitória (Zafer Bayramı)

Dia da Vitória (Zafer Bayramı)

Dia da Vitória (Zafer Bayramı)

Dia da Vitória (Zafer Bayramı)

Dia da Vitória (Zafer Bayramı)

Dia da Vitória (Zafer Bayramı)

Dia da Vitória (Zafer Bayramı)

Celebrações no dia 29 de Agosto em Batıkent, Ancara. Estiveram presentes grupos folclóricos turcos, bandas do Exército (a réplica da primeira banda militar do mundo, otomana, e a banda da Marinha) e o cantor pop Kıraç.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Folclore turco na Vidigueira


Terminou ontem na Vidigueira o 2.º Festival de Folclore Internacional Vila dos Gamas – Folkmundo. A iniciativa, da Câmara Municipal em colaboração com o Rancho Folclórico de Moncarapacho, levou àquela vila o folclore da China, da Sérvia, de Portugal, da Hungria, da Bulgária e da Turquia. Luís Pestana, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Vidigueira, afirma que “um espectáculo desta qualidade é para ficar”. A autarquia quer manter o figurino da 2.ª edição em que o Festival se prolongou por dois dias.

(Fonte: Rádio Pax)

terça-feira, 30 de junho de 2009

Mostra de esculturas de madeira em Ancara

Mostra de Esculturas de Madeira em Ancara

Mostra de Esculturas de Madeira em Ancara

Mostra de Esculturas de Madeira em Ancara

Mostra de Esculturas de Madeira em Ancara

Mostra de Esculturas de Madeira em Ancara

Decorreu no centro de Ancara, em Kızılay, uma mostra de esculturas de madeira com representantes de quatro países a criarem obras ao vivo. Para além da Turquia (3), participaram escultores da Grécia (1), Sérvia (1) e Bósnia (1).

quarta-feira, 24 de junho de 2009

"Görmek" - José Saramago

O livro "Ensaio Sobre a Lucidez" de José Saramago, foi editado na Turquia em 2008. José Saramago é o escritor português com mais livros traduzidos na Turquia.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Fado

Fado

Fado
Colectânea de fado à venda numa livraria de Ancara (D&R - Centro Comercial Cepa)

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Projecto Oojami no Festival Islâmico de Mértola

A vila de Mértola, a "Martulah" dos séculos XI e XII, quando era capital de um reino islâmico, recupera as cores, sons, cheiros e sabores árabes a partir de hoje e até Domingo, durante o Festival Islâmico.
O festival bienal, que vai na quinta edição, é promovido pelo município e recupera as vivências de Mértola quando era capital de um reino islâmico e um importante porto comercial nas rotas do Mediterrâneo.
Com a iniciativa, as cores, os sons, cheiros e sabores árabes que há 1000 anos "alimentavam" o quotidiano da "Martulah" voltam a "invadir" a vila alentejana, trazendo para a actualidade a sua herança islâmica e as ligações com o Norte de África.
O tradicional "souk" (mercado) espalhado pelas ruas estreitas e íngremes do labiríntico centro histórico de Mértola volta a ser um dos principais atractivos do festival.
A música será também uma constante, com a animação permanente do "souk" pelo grupo de música tradicional de Marrocos Gnawa Al-Baraka e pelos sons luso-árabes de Eduardo Ramos.
A "banda sonora" das noites oferece uma mistura de sons de raiz árabe-andaluz, com os concertos de Dalloua (Egipto), Trifony (Marrocos e Espanha) e Umeya - Sabores de Al-Andaluz (Síria, Sudão e Espanha) quinta-feira, no castelo de Mértola.
Os concertos da Orquestra Feminina de Tetouan (Marrocos) e dos Les Boukakes (França, Argélia, Marrocos e Itália) são as ofertas da noite de sexta-feira, no Cais do Guadiana.
Este cais volta a ser o palco dos concertos de Sábado à noite dos projectos Basidou (Marrocos e Espanha) e Oojami (Turquia e Inglaterra).
Debates, gastronomia, artesanato, exposições de fotografia e ourivesaria, sessões de contos, uma feira do livro, oficinas de dança oriental, teatro, passeios pelo rio Guadiana e lançamentos de livros são outras das ofertas do festival.
No domingo à tarde, o Largo Vasco da Gama será palco do espectáculo de encerramento do quinto Festival Islâmico, numa mistura de música árabe e canto alentejano, através das actuações dos grupos corais "Guadiana" e "Os Caldeireiros", dos Gnawa Al-Baraka e modas de baile com o Grupo Coral Feminino e Etnográfico "As Papoilas".

(Fonte: Expresso/Lusa)

terça-feira, 19 de maio de 2009

Pinturas de Lisboa em Istambul


A exposição "Lisboa: Memórias de Outra Cidade" ou, em Turco, "Lizbon: Bir Başka Şehirden Hatıralar", foi inaugurada no dia 13 de Maio, no Museu Sakıp Sabancı, em Istambul, pelo Presidente da República, Cavaco Silva, na altura da sua visita oficial à Turquia. 

A exibição foi organizada em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian, e apresenta a cidade de Lisboa através dos trabalhos de pintores portugueses que viveram entre o final do século XIX e o princípio do século XX. 

Esta exposição foi inspirada em outra denominada "Evocações, Passagens, Atmosfera: Pinturas do Museu Sakıp Sabancı de Istambul", realizada pelo Museu Sakıp Sabancı e pela Fundação Calouste Gulbenkian e exibida em Portugal, em 2007, na Fundação Calouste Gulbenkian. Essas pinturas retratavam o Bósforo e cenas da vida quotidiana de Istambul. 

Ambas as exposições sugerem a analogia entre Lisboa e Istambul, duas cidades localizadas nos dois extremos opostos do continente europeu. A esse respeito, a directora do Museu Sakıp Sabancı, Nazan Ölçer, disse o seguinte: "Se existe neste mundo uma definição para 'alma gémea', deve de ter sido inventada para Istambul e Lisboa."


Algumas das obras em exibição nesta exposição:

 
João Vaz (1859-1931) O Agave
 
António Carvalho da Silva Porto (1850-1893) Beira-mar (Setúbal)  
Abel Manta (1888-1982) Praça de Camões  
José Malhoa (1855-1933) Praia das Maçãs  
Mário Eloy (1900-1951) Peixeiras (estudo)  
Carlos Botelho (1899-1982) Lisboa e o Tejo: Domingo  
Carlos Botelho (1899-1982) Barcos 

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Concurso europeu de cartoon do "Diálogo Intercultural" premiou cartunistas turcos em Lisboa

A exposição europeia de cartoon "Diálogo Intercultural", organizada pelo Museu Nacional da Imprensa, com a colaboração da ACIDI, vai ser inaugurada esta 3ªfeira, dia 19, às 18h, na Estação do Rossio, em Lisboa.
A mostra é composta por mais de 130 desenhos e insere-se na Semana da Diversidade, iniciativa da ACIDI.
Durante a sessão inaugural far-se-á a entrega dos prémios aos vencedores do concurso: Musa Gümüş (Turquia), vencedor do 1.º prémio e de uma Menção Honrosa; Alessandro Gatto (Itália), do 2.º prémio; e Heino Partanen (Finlândia), do 3.º prémio. Serão igualmente contemplados os autores das menções honrosas: Luc Vernimmen (Bélgica); David Vela (Espanha); Cristian Topan, Mihai Ignat e Pavel Constantin (Roménia); e Ahmet Aykanat e Oğüz Gürel (Turquia).
O Concurso Europeu de Cartoon do "Diálogo Intercultural" foi organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, no âmbito do Ano Europeu do Diálogo Intercultural (2008), e dirigiu-se exclusivamente a cartunistas europeus.
A selecção dos trabalhos que integram a exposição coube a um Júri internacional presidido pelo famoso George Wolinski (Paris Match, Charlie Hebdo e Journal du Dimanche) e que integrou também a presidente da FECO, Marlene Pohle, e um representante do Comissariado para Imigração e Diálogo Intercultural.
Os desenhos que integram a exposição foram enviados por artistas de 23 países europeus, tão diversos entre si como Alemanha, Azerbaijão, Bulgária, Espanha, Finlândia, Itália, Inglaterra, Holanda, Polónia, ou Rússia entre outros.
A Turquia é o país com mais desenhos patentes na mostra do Rossio. Grécia, Portugal, Roménia e Rússia também se destacam pela quantidade de artistas presentes.
Este concurso internacional iniciou-se em 2007, com o tema "desigualdades, discriminação e preconceitos" e enquadra-se na linha de trabalho que o Museu Nacional da Imprensa tem vindo a desenvolver no âmbito da promoção do 'cartoon', cuja expressão mais evidente é o PortoCartoon-World Festival, considerado pela Federação Internacional de Cartunistas (FECO) um dos três principais certames de desenho humorístico do mundo. O Catálogo sobre o tema de 2007 foi reconhecido como "o melhor produto de informação da União Europeia" sobre a temática da discriminação.
O catálogo do concurso de 2008 reune os 134 trabalhos premiados e seleccionados pelo júri e contém um prefácio de Jorge Sampaio, na qualidade de Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações.
A exposição "Diálogo intercultural" vai estar patente ao público, com o apoio da INVESFER e da REFER, na Estação do Rossio, até 5 de Junho. Entrada Livre.

(Fonte: Universia)

"Transe" de Teresa Villaverde foi exibido em Ancara e galardoado com o prémio FIPRESCI



O filme "Transe", de Teresa Villaverde, fez parte do programa do 12.º Festival Uçan Süpürge, um aclamado festival dedicado às mulheres realizadoras, que tem lugar há 12 anos em Ancara. O filme contou com duas exibições, respectivamente nos dias 8 e 11 de Maio e foi eleito pelo júri FIPRESCI com o prémio de melhor filme. Este ano estavam nove países e 12 filmes a concurso para o prémio FIPRESCI.



Mais informação sobre este festival de cinema aqui.

Exposição: "Lisboa, Memórias de Outra Cidade" inaugurada em Istambul por Cavaco Silva

Data: 13 de Maio a 14 de Julho de 2009 02 de Agosto de 2009 Local: Museu Sakıp Sabancı, Istambul Organização: Presidência da República/Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação Sabancı Comissários da Exposição: Helena de Freitas e João Castelo-Branco

   

Mensagem do Presidente da República, Cavaco Silva, no momento da inauguração da exposição:
    

Dois dos quadros expostos.

“Ó céu azul — o mesmo da minha infância — Eterna verdade vazia e perfeita! Ó macio Tejo ancestral e mudo, Pequena verdade onde o céu se reflecte! Assim descreve Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa, a cidade de Lisboa, lugar onde o poeta nasceu. A cor do céu, a luz de Lisboa, e o contraste com o rio que a atravessa, o Tejo, tem encantado e inspirado muitos poetas, músicos e artistas ao longo de séculos. 

Em 2007, a Fundação Calouste Gulbenkian recebeu no seu museu a exposição "Evocações, Passagens, Atmosferas. Pintura do Museu Sakıp Sabancı, Istambul", que reuniu um conjunto de obras de finais do século XIX e início do século XX, nas quais era possível ver vistas do Bósforo, marinhas e cenas da vida quotidiana de Istambul. E foi surpreendente confirmar, nesta exposição, a forma como Lisboa e Istambul, as duas cidades mais a Ocidente e a Oriente do continente europeu, partilham paisagens e ambientes. A luz, a água, o cosmopolitismo tranquilo, a cidade enquanto porto (e ponto) de cruzamento de culturas, civilizações, religiões e continentes, tudo isto Lisboa tem em comum com Istambul. Por isso decidi integrar no Programa da minha Visita de Estado à República da Turquia, a exposição 'Lisboa, Memórias de outra cidade', organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian, a quem agradeço todo o empenho que depositou na sua realização. 

Através do olhar de alguns dos mais representativos pintores portugueses de finais do século XIX e início do século XX, exibe-se a memória de uma Lisboa pela qual Calouste Gulbenkian se apaixonou. 

Lisboa é uma cidade com história, musa de poetas e cantada por fadistas, mas hoje é também uma cidade de futuro, de desenvolvimento, de tecnologia, de ciência e de sucesso. À semelhança de Istambul. 

Faço votos para que esta exposição desperte nos seus visitantes o desejo de conhecer melhor a capital de Portugal e que nela descubram o tanto que as duas cidades, Lisboa e Istambul, e também as suas gentes, Portugueses e Turcos, têm em comum." 

(Fonte: Presidência)