Aydın Teker no CCB
Uma das presenças mais surpreendentes do último Alkantara Festival (2006) foi sem dúvida a peça aKabi da coreógrafa turca Aydın Teker. Os bailarinos apareciam em palco calçando sapatos pesados e de alturas diferentes, transformando os seus corpos em formas híbridas.
Durante um mês, a coreógrafa turca Aydın Teker e os seus bailarinos trabalharam no estúdio de Alkantara e no Centro Cultural de Belém, na criação da nova peça aKabi. Para além do trabalho coreográfico, a residência incluiu momentos de pesquisa sobre a iluminação e o som. Acompanharam a coreógrafa nesta pesquisa, os compositores portugueses Margarida Garcia e Manuel Mota e o iluminador José Álvaro Correia.
AKabi investiga as limitações e possibilidades criadas a partir do uso de sapatos pouco convencionais. O resultado é um trabalho sobre os limites do equilíbrio, um exercício extremamente rigoroso de uma rara beleza escultural.
AKabi investiga as limitações e possibilidades criadas a partir do uso de sapatos pouco convencionais. O resultado é um trabalho sobre os limites do equilíbrio, um exercício extremamente rigoroso de uma rara beleza escultural.
Os trabalhos de Aydın Teker são o resultado de longos períodos de pesquisa e aperfeiçoamento. "Começo sempre por criar um problema", diz a coreógrafa, "passando o resto do tempo dos ensaios a tentar resolvê-lo. Adoro trabalhar num ambiente de laboratório, onde partilho a investigação com os meus bailarinos. Em conjunto, atravessamos um processo extremamente intenso e rico. Não existem ideias preconcebidas sobre o que é correcto ou errado. Permitimos ao corpo encontrar as soluções que depois apresentamos ao público. A estética é o resultado directo do processo".
Aydın Teker apresentou no Pequeno Auditório cheio do Centro Cultural de Belém fragmentos da peça aKabi, altura em que também foi anunciada a mudança de nome de danças na cidade para alkantara. A estreia nacional teve lugar no Alkantara Festival em Junho de 2006.
Aydın Teker apresentou no Pequeno Auditório cheio do Centro Cultural de Belém fragmentos da peça aKabi, altura em que também foi anunciada a mudança de nome de danças na cidade para alkantara. A estreia nacional teve lugar no Alkantara Festival em Junho de 2006.
Agora, no Festival Alkantara 2008, Aydın Teker apresenta a peça harS que retrata um dueto entre uma bailarina e uma harpa. Na sua atitude habitual de investigadora, Aydın Teker ignora todas as regras de manuseamento do instrumento e as suas fortes conotações históricas e musicais. Olha para a harpa como um objecto. Durante 50 minutos, a bailarina Ayşe Orhon interage com este corpo inanimado, num exercício de grande rigor e densidade. Executado no limite do equilíbrio, harS é uma fonte inesgotável de imagens poéticas e uma peça de rara beleza escultural. A peça não segue trâmites narrativos. O significado surge no olhar do espectador.
Aydın Teker começou a estudar dança no Conservatório de Ancara. Ganhou uma bolsa de estudo na London Contemporary Dance School e, a seguir, para a School of the Arts da Universidade de Nova Iorque. De volta à Turquia, ensina improvisação no Teatro Nacional, e em 1991 começa a leccionar no Conservatório Nacional de Istambul, tornando-se directora do Departamento de Dança Moderna e uma das principais mentoras da dança contemporânea turca.
HarS - Centro Cultural de Belém - sala de ensaio duração - 50 min bilhetes - 10 € / 7,5 €
5 de Junho 19h 6 de Junho 19h 7 de Junho 19h
(Fonte: Alkantara Festival)
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