domingo, 27 de maio de 2012

Salvador Dali em Ancara

Cento e vinte e um trabalhos de Salvador Dali estiveram expostos no Museu de Arte Contemporânea de Ancara, Cer Modern, de 23 de Março a 20 de Maio de 2012. Os mesmos trabalhos, que também estiveram expostos em Istambul, são uma selecção de pinturas, desenhos e litografias do mestre do Surrealismo. As obras foram organizadas segundo três títulos: “Divina Comédia,” numa alusão à inspiração de Dali na obra de Dante com o mesmo nome; “Traços de Surrealismo,” uma série de nove litografias feitas em Paris em 1971 tidas como exemplares do simbolismo e surrealismo do artista; e “Jantar com Gala”, um potfolio de doze litografias coloridas também feitas em 1971, nas quais retrata histótias baseadas em menus e receitas de restaurantes e chefes famosos.


terça-feira, 22 de maio de 2012

30.ª Semana Internacional da Juventude: Pintura































De 15 a 21 de Maio de 2012, decorreu em Ancara a 30.ª edição da Semana Internacional da Juventude. Jovens de todas as províncias da Turquia mostraram aos visitantes o que cada província turca tem de melhor e único.

domingo, 20 de maio de 2012

Inti Illimani em Ancara





O grupo chileno Inti Illimani esteve em Ancara para um concerto no dia 19 de Maio, feriado nacional em que a Turquia celebra Atatürk, a juventude e os desportos (Atatürk'ü Anma ve Gençlik ve Spor Bayramı). O concerto foi oferecido pela Junta de Freguesia de Çankaya.

sábado, 19 de maio de 2012

15.º Festival Internacional de Cinema Üçan Süpürge: "Cisne" foi dedicado a Bernardo Sassetti


O filme "Cisne", de Teresa Villaverde, foi exibido em Ancara nos dias 13 e 14 de Maio, no âmbito do Festival Internacional de Cinema Üçan Süpürge, que celebra este ano 15 anos. Trata-se de um festival dedicado a mulheres realizadoras e a filmes que abordam problemáticas femininas.
Teresa Villaverde iria estar presente no festival, nomeadamente para assistir à projecção do seu filme, e para falar sobre ele e responder a perguntas. Teresa Villaverde não compareceu ao festival e enviou uma mensagem à audiência do seu filme, justificando a sua ausência.
Bernardo Sassetti, pianista e compositor português e marido de Beatriz Batarda, a protagonista de "Cisne", faleceu no dia 10 de Maio. Teresa Villaverde recebeu a notícia quando já se encontrava de partida para Ancara. Dedicou as duas exibições do seu filme no festival a Bernardo Sassetti. Esta informação foi transmitida à audiência antes do início do filme, ao mesmo tempo que se lia no ecrã: "Dedicado a Bernardo Sassetti".

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Cientistas turcos dão conferência na Universidade da Madeira

Amitav Sanyal e Rana Sanyal, cientistas do Departamento de Química da Universidade de Boğaziçi, Turquia, visitam na próxima semana o Centro de Química da Madeira (CQM), unidade de investigação da Universidade da Madeira. Os cientistas irão, nos dias 22 e 25 de Maio, proferir as conferências: “Novel Biofunctional Materials from Dendron Building Blocks” e Dendron-Linear Polymer Constructs for Drug Delivery Applications.
A visita tem por base as relações científicas já existentes entre as duas instituições, as quais fazem parte de uma rede europeia financiada pelo programa COST (Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia) na área dos nanomateriais para aplicações em medicina. O desenvolvimento de nanomateriais para aplicações biomédicas constitui uma das actividades centrais do CQM, a que está ligado o lançamento do Mestrado em Nanoquímica e Nanomateriais, a arrancar no próximo ano lectivo, na Universidade da Madeira.

(Fonte: DN)

quinta-feira, 17 de maio de 2012

"Limonlu Kahve": Uma realidade demasiado ácida




Este documentário, realizado por Medet Dilek, foi hoje exibido no Instituto Göethe de Ancara no âmbito do 15. Festival Internacional de Cinema Üçan Süpürge, um festival com filmes realizados por mulheres e/ou dedicados a temáticas do universo feminino.
Este documentário relata na primeira pessoa a temática da prostituição, pedofilia e diversos abusos sexuais.

"Winter of Love" e o amor verdadeiro



No documentário "Winter of Love", a sua realizadora, Gülşah Doğan, parte em busca do verdadeiro amor entre os membros da sua família. São discursos na primeira pessoa, feitos na Turquia e na Holanda, uma vez que a realizadora e parte da sua família são emigrantes na Holanda.
Este documentário foi exibido hoje no Instituto Göethe de Ancara, no âmbito do Festival Internacional de Cinema Üçan Süpürge, dedicado ao cinema realizado por mulheres e/ou dedicado a temáticas do universo feminino.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Impressões de Ağrı

Mostra de pinturas de estudantes de Belas Artes da Universidade İbrahim Çeçen de Ağrı, que retratam imagens do quotidiano da cidade de Ağrı, no leste da Turquia. Esta exposição esteve patente na Galeria de Arte İbrahim Çeçen, em Ancara.














sexta-feira, 11 de maio de 2012

"Cisne" e Teresa Villaverde em Ancara



O filme "Cisne", da realizadora portuguesa Teresa Villaverde, vai ser exibido no 15.º Festival Internacional de Cinema de Mulheres Realizadoras, um festival que acontece há 15 anos em Ancara, e que exibe longas-metragens, curtas-metragens e documentários realizados por mulheres. Este ano serão exibidos 115 filmes de 41 países.
Teresa Villaverde vai estar presente durante as duas exibições do filme, nos dias 13 e 14 de Maio.
"Cisne" é o último filme de Teresa Villaverde, que além de realizadora, é também a argumentista e a produtora. O elenco é composto por Beatriz Batarda, Miguel Nunes e Israel Pimenta, entre outros.
Em 2009, o seu filme "Transe" ganhou o prémio FIPRESCI neste festival. Em 2006, Teresa Villaverde apresentou três filmes neste festival: "Três Irmãos", "Alex" e "Água e Sal", num ano em que Portugal foi o país com mais filmes neste certame. Nesse mesmo ano, "André Valente", de Catarina Ruivo, e "Lavado em Lágrimas", de Rosa Coutinho Cabral também integraram o festival. Rosa Coutinho Cabral esteve presente no festival em 2006.
Teresa Villaverde descreve "Cisne" como uma história de pessoas livres "sem medo de se lançarem do cume da montanha". Teve estreia mundial na secção Orizzonti do Festival de Veneza 2011 e foi depois exibido de imediato em Portugal.



A realizadora brasileira Julia Murat também vai ter o seu filme "Histórias" em exibição neste festival, e a dupla de realizadores brasileiros Helvécio Marins Jr. e Clarissa Campolina também vão estar presentes no festival para apresentarem a sua primeira longa-metragem "Girimunho".

O festival acontece de 11 a 17 de Maio, e o programa está disponível aqui (longas-metragens) e aqui (curtas-metragens e documentários).

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Cristina Branco no 11.º Festival Internacional de Música de Mersin



Cristina Branco vai actuar em Mersin, uma cidade e capital de província localizada no sul da Turquia, junto ao Mar Mediterrâneo.
Vai subir ao palco do Centro Cultural de Mersin no dia 11 de Maio, no âmbito do 11.º Festival Internacional de Música de Mersin.
Cristina Branco é descrita nos média turcos como "a princesa do fado".
A 11.ª edição do Festival Internacional de Música de Mersin começou no dia 30 de Abril e termina no dia 18 de Maio. Acolhe 1370 músicos nacionais e internacionais, desde o fado de Cristina Branco, passando pelo jazz do Polaco Artur Dutkiewicz, pela ópera de Michele Crider e pela música clássica coum toque de humor do quarteto MozArt. A abertura do festival esteve a cargo da Orquestra de Câmara Artemis, conduzida por Alpaslan Ertüngealp.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Estreia de "Era uma Vez na Anatólia " e "Semana Nuri Bilge Ceylan" em Lisboa



O Espaço Nimas, em Lisboa, vai acolher, entre 4 e 6 de Maio, um ciclo especial com três filmes do realizador turco Nuri Bilge Ceylan.
No dia 4 de Maio, às 21h30 o Espaço Nimas exibe "Longínquo" (Uzak, 2002), que estreou no Festival de Cannes, onde recebeu o grande prémio do júri e o prémio de melhor actor para Muzaffer Özdemir e Emin Toprak.
Também distinguido com o prémio da crítica em Cannes, "Climas" (İklimler, 2002) é exibido sábado, 5 de Maio, às 18h00 e 21h30. Foi o filme seguinte no percurso de Ceylan.
"Os Três Macacos" (Üç Maymun, 2008), será projectado no domingo, 6 de Maio, às 18h00 e 21h30, e valeu a Nuri Bilge Ceylan mais um prémio no Festival de Cannes, desta vez o de melhor realizador.
O mais recente filme de Ceylan, "Era uma Vez na Anatólia" (Bir Zamanlar Anadolu'da, 2011), foi um dos vencedores do Grand-Prix em Cannes. Será exibido a partir de 3 de Maio no cinema Medeia King, em Lisboa.