sexta-feira, 2 de abril de 2010

Três dias de cinema português em Ancara


A cultura portuguesa esteve em destaque no Centro de Estudos Latino-americanos da Universidade de Ancara (LAMER), onde decorreu o I Festival de Cinema Português de Ancara, iniciativa levada a cabo pelo leitorado de Ancara do Instituto Camões.
O evento decorreu de 29 a 31 de Março, e no primeiro dia estiveram presentes algumas autoridades académicas, entre elas o Director do LAMER, o professor universitário Necati Kutlu, bem como alunos de Português e outros interessados.
Antes da projecção do filme que abriu o festival, Palavra e Utopia de Manoel de Oliveira, o leitor do Instituto Camões na Universidade de Ancara, Mário Tiago Paixão, dirigiu-se aos presentes e proferiu algumas palavras sobre o cinema português e sobre os filmes que integraram o festival. As películas Fado, História de Uma Cantadeira, de Perdigão Queiroga, Manhã Submersa, de Lauro António, Tráfico, de João Botelho, e Casa de Lava, de Pedro Costa, preencheram os restantes dias do festival.
Este foi primeiro festival de cinema português na capital da Turquia, e o segundo já está a ser preparado pelo leitorado de Ancara do Instituto Camões em parceria com o LAMER.

Sem comentários: