terça-feira, 8 de maio de 2007

Baba Zula no Festival Islâmico de Mértola

Vai decorrer entre os dias 17 e 20 de Maio a quarta edição do Festival Islâmico de Mértola, evento da responsabilidade da Câmara Municipal.
Durante quatro dias, será promovido um conjunto de iniciativas que visam "valorizar a herança islâmica de Mértola e dar a conhecer o que se passa do outro lado do Mediterrâneo".
O artesanato, a gastronomia, o teatro, a música, os colóquios e as exposições são os principais ingredientes do festival que, recorda a autarquia, "transforma as ruas do centro histórico de Mértola numa medina islâmica, onde as cores fortes dos panos que protegem do sol quente se misturam com os cheiros intensos das especiarias. As ruas em redor da antiga mesquita de Mértola enchem-se de comerciantes e artesãos, fazendo do souk o centro de todas as actividades do festival". A aposta musical deste ano volta a incidir no canto alentejano e em artistas oriundos de vários países do Mediterrâneo. Destaque para as presenças de Baba Zula, da Turquia, Moulay Sherif, de Marrocos e Aïda Nadem, do Iraque. Ao longo dos quatro dias do certame os grupos de animação de rua Boukdir, de Marrocos, Troupe Chelbi, da Tunísia, e Eduardo Ramos irão percorrer o souk, levando as suas sonoridades a todos os espaços. Os colóquios em torno da história e da cultura islâmica marcam também presença, "sendo o mais internacional de todos o que se realiza nos dias 11 e 12", com o tema "Intercâmbio de produtos no Mediterrâneo: os objectos de comércio" e que contará com a presença de um "conjunto de reputados investigadores de Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, Marrocos, Malta e Líbano", adianta a Câmara Municipal. Para os apreciadores dos sabores exóticos da cozinha marroquina, a câmara municipal promove um workshop de culinária nos dias 7 e 8 de Maio. "Além de aprenderem os segredos, os participantes podem no final de cada dia degustar os pratos confeccionados", esclarece a autarquia.

(Fonte: Sic)

Programa detalhado do festival aqui.


Sem comentários: