sexta-feira, 29 de setembro de 2006

5.º Festival Internacional de Música de Mersin

5.º Festival Internacional de Música de Mersin O 5.º Festival Internacional de Música de Mersin vai decorrer de 21 de Setembro a 2 de Outubro. Inclui concertos e espectáculos nacionais e internacionais no Centro Cultural de Mersin (Mersin Kültür Merkezi), Centro de Espectáculos de Tarsus (Tarsus Gösteri Merkezi), Atatürk Park, Museu de São Paulo de Tarsus e Centro de Espectáculos da Câmara Municipal de Tarsus.

Sábado, 30 de Setembro

15.00 - Centro de Espectáculos da Câmara Municipal de Tarsus
Espectáculo de crianças - Teatro Tempo

20.30 - Centro Cultural de Mersin
Roland Batik - piano

Segunda-Feira, 2 de Outubro

20.30 - Centro Cultural de Mersin
Orquestra Sinfónica de Bilkent
Maestro: Ion Marin
Solista: Sumi jo (soprano)

quinta-feira, 28 de setembro de 2006

Fahrelnissa e Nejad: Duas cores do arco-íris

Fahrelnissa e Nejad: Duas Cores do Arco-Íris

O Museu de Arte Moderna de Istambul recebe pela primeira vez os trabalhos de Fahrelnissa Zeid e Nejad Devrim, os pioneiros da arte contemporânea turca. É uma exposição impressionante que junta mãe e filho e representa as primeiras gerações do século XX. Cento e sessenta trabalhos do século XX, recolhidos de instituições e colecções privadas da Turquia e do estrangeiro, estão em exibição até ao dia 1 de Outubro.
Fahrelnissa Zeid, nasceu em 1901 e representa a primeira geração do século XX, enquanto que o seu filho Nejad Devrim, nascido em 1923, representa a primeira geração da República turca recém instaurada.
As histórias de vida de dois artistas pioneiros e únicos e as suas diferentes tendências, estão retratadas nesta exposição. Estão disponíveis visitas áudio em Turco e Inglês. Um documentário sobre a vida dos artistas pode ser visto na sala de cinema do museu, juntamente com conversas sobre a sua vida e arte.

Museu de Arte Moderna de Istambul - Meclisi Mebusan Caddesi Antrepo, nº4 - Tophane, Istambul

Exposição: Banda desenhada e direitos das crianças

Exposição: Banda Desenhada e Direitos das Crianças

Trinta e cinco bandas desenhadas de cartunistas turcos e ingleses com o tema "direitos das crianças", estão em exibição na Galeria UMAG, em Ancara, até ao final de Setembro.
A Fundação de Banda Desenhada iniciou o projecto "Banda Desenhada e Direitos das Crianças", para apoiar e fortalecer os direitos das crianças na sociedade através da arte da banda desenhada. Trata-se de um projecto patrocinado maioritariamente pela delegação turca da Comissão Europeia em parceria com a FECO.



Galeria de Arte UMAG - Paris Caddesi, nº 14 - Kavaklidere, Ancara

Marcha dos Sapatos Silenciosos

Marcha dos Sapatos Silenciosos

No âmbito do Dia do Desarmamento Individual, celebrado hoje, a Fundação Ümut (Esperança), organiza a Marcha dos Sapatos Silenciosos na Praça Taksim, em Istambul, às 12 horas.
Cerca de 3000 pessoas morrem todos os anos na Turquia vítimas do uso de armas pessoais.

Para mais informações, pode visitar o sítio da Fundação Ümut.

segunda-feira, 25 de setembro de 2006

FIA WTCC em Istambul

FIA WTCC em Istambul

O Campeonato do Mundo de Turismo (FIA WTCC) decorreu no autódromo de Istambul nos dias 23 e 24. O Italiano Alessandro Zanardi (BMW) venceu a 15.ª etapa no dia 23, obtendo a sua primeira vitória nesta temporada. No dia seguinte e na 16.ª etapa, o vencedor foi Gabriele Tarquini (Seat). No domingo, a corrida teve de ser adiada duas horas devido à chuva intensa que se fazia sentir em Istambul. O condutor turco, Ibrahim Okyay, a correr pela primeira vez neste campeonato, classificou-se no 14.º lugar da geral e no terceiro na categoria independente. A próxima corrida será em Valencia (Espanha), nos dias 7 e 8 de Outubro, e María de Villota (Espanha), a primeira mulher a participar neste campeonato, fará aí a sua primeira aparição.