sábado, 21 de outubro de 2006

Vem aí o Şeker Bayramı

Vem aí o Şeker Bayramı

Amanhã termina o Ramadão e é também o Arefe (dia anterior a uma celebração religiosa), o dia de preparação para o Şeker Bayramı (Festival do Açúcar), também chamado de Ramazan Bayramı (Festival do Ramadão).
Estas festividades marcam o fim do Ramadão, e consequentemente do jejum a ele associado.
O Şeker Bayramı é simbolizado por rebuçados e bombons de vários tipos, que passaram a ocupar o lugar de honra de todos os supermercados e lojas da especialidade desde há cerca de duas semanas.
Estas festas prolongam-se durante três dias, com início na segunda-feira dia 23 até ao dia 25. São três dias de feriado nacional na Turquia, aproveitados por muita gente para rumarem principalmente ao sul e oeste do país, onde ainda se pode desfrutar da praia apesar de estarmos em Outubro. Mas, tradicionalmente, este festival marca o reencontro das famílias, que se visitam umas às outras. É também o momento em que quem está longe de casa pelas mais variadas razões, regressa para celebrar estes dias. São também comuns as visitas aos cemitérios durante o festival. Os membros mais jovens de cada família visitam os mais velhos e beijam-lhes a mão. Este é, aliás, um tipo de cumprimento usado sempre pelos mais novos relativamente aos mais velhos, mas neste período digamos que abrange também uma faixa etária não tão avançada. As crianças batem às portas para receberem bombons e rebuçados, e recebem dinheiro dos familiares e amigos. As casas devem portanto estar abastecidas de rebuçados e bombons, também para os "convidados" que podem surgir, porque, se no primeiro dia do bayram os mais jovens visitam os mais velhos, nos dois dias que se seguem as visitas alargam-se a todos. Outro elemento indispensável em todas as casas nestes dias festivos, é a água de colónia. É um símbolo de boas vindas colocar água de colónia nas mãos de alguém. Este é também um acto típico nos outros dias, mas em celebrações é praticamente obrigatório.
É costume comer-se durante o festival, para além dos rebuçados e chocolates, vários tipos de doces tradicionais turcos, nomeadamente baklava e şekerpare.

Sem comentários: