quinta-feira, 19 de outubro de 2006

Hoje celebra-se o Kadir Sagrado

Hoje celebra-se o Kadir Sagrado
Os Turcos têm uma forma muito particular de seguir o Islão. Um grande número de Turcos muçulmanos prefere apreciar uma boa bebida alcoólica, fumar cigarros e aproveitar ao máximo as "coisas boas da vida", em vez de se preocupar em não fazer essas coisas durante as festividades religiosas como o Ramazan (Ramadão) ou o Kandil. Existem também minorias religiosas na Turquia, e também os alevitas, que seguem outro calendário religioso e/ou adoptam práticas religiosas distintas.
Os festivais das mesquitas são chamados kandil, que significa vela em Português. Este nome advém de todas as mesquitas estarem iluminadas nessas noites.
A noite sagrada Kadir, que significa a primeira aparição do alcorão ao profeta Maomé, celebra-se hoje, quinta-feira, 19 de Outubro.
Durante o Império Otomano, o sultão Selim II acendeu velas nos minaretes das mesquitas para anunciar essas noites sagradas à população, uma vez que o calendário islâmico é lunar e as datas dos kandil mudam todos os anos.

Mevlid kandili - O nascimento do profeta Maomé (9 de Abril de 2006)
Regaip kandili – O início da gravidez da mãe do profeta Maomé (27 de Julho de 2006)
Miraç kandili – A ascenção do profeta Maomé ao céu (20 de Agosto de 2006)
Berat kandili – O perdão dos pecados (7 de Setembro de 2006)
Kadir gecesi – A primeira aparição do alcorão ao profeta Maomé (19 de Outubro de 2006)

Nestas noites, os muçulmanos normalmente rezam e cantam o mevlit, um poema escrito para celebrar o nascimento do profeta Maomé.
Antigamente, nos dias kandil, os elementos jovens da família visitavam os mais velhos, tradição que foi substituída em parte pelas chamadas telefónicas.
Nestes dias, a maior parte das pastelarias vende kandil simidi (roscas do kandil). É também tradição a confecção de helva (sobremesa turca feita com sêmola de trigo ou farinha) ou lokma tatlısı (bolinhos fritos e cobertos com calda de açúcar).

Encontra aqui estas e muitas outras receitas da cozinha tradicional turca e aqui mais informações sobre o kandil.

Sem comentários: