Filme falado em turco candidato a Óscar pela França
«Mustang» foi a produção francesa escolhida para a corrida ao Óscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira. A obra estreou na Quinzena dos Realizadores, no Festival de Cannes, e tem conquistado elogios unânimes da crítica gaulesa e uma bilheteira sólida no país - onde já foi visto por mais de 443 mil pessoas.
A história desenrola-se numa pequena localidade no norte da Turquia e gira em torno de cinco irmãs que, ao regressarem a casa, brincam inocentemente com rapazes. No entanto, a sociedade conservadora onde vivem vê nisto "imoralidades" e a família irá impor medidas drásticas às raparigas, como casamentos arranjados, aos quais elas tentarão escapar para estarem juntas. O projeto da realizadora Deniz Gamze Ergüven concorreu também à Câmara d'Or (melhor filme estreante) em Cannes.
O filme não tem data prevista para lançamento em Portugal, mas poderá ser visto na próxima edição da Festa do Cinema Francês, no dia 13 de outubro.
A obra foi selecionada entre cinco outros projetos, que incluíam The Measure of a Man (La Loi du Marché), de Stephan Brizé, Summertime (La Belle Saison), de Catherine Corsini, Marguerite, de Xavier Giannoli e o vencedor da Palma d'Ouro deste ano, Deephan, de Jacques Audiard.
(Fonte: cinema.net)