Alunos da Escola Secundária Augusto Cabrita do Barreiro visitaram Çankırı
Um grupo de seis alunos e dois professores da Escola Secundária Augusto Cabrita estiveram presentes na Turquia, entre 14 e 19 de Novembro, no âmbito do programa Leonardo da Vinci.
No âmbito do projecto foram visitadas várias escolas de ensino profissional da cidade de Çankırı, que se situa a cerca de 150 kms a norte de Ancara.
Entre os objectivos deste programa destacam-se: criar uma cooperação entre as instituições europeias e as escolas envolvidas no ensino profissional; melhorar a atractividade deste tipo de ensino e formação; transferir boas práticas entre as instituições europeias envolvidas nesse tipo de ensino; visitar diferentes tipos de instituições de educação profissional em toda a Europa; compreender a o papel das instituições de educação profissional nas diferentes partes da Europa; verificar a relação entre instituições de ensino profissional e as empresas.
No âmbito do projecto foram visitadas várias escolas de ensino profissional da cidade de Çankırı. Os alunos de cursos profissionais nessa cidade turca efectuam um estágio de quatro meses no último ano, e em muitos casos conseguem emprego. Os alunos que concluem o equivalente ao ensino secundário nas áreas do turismo e hotelaria vão estagiar no sul do país, na riviera turca de Antália, conseguindo o seu primeiro emprego no final do estágio.
Os alunos portugueses visitaram as montanhas mais próximas de Çankırı onde situam as jazidas de cristal de sal, que é exportado depois de refinado para a Alemanha, Bulgária, entre outros países. Visitaram também as montanhas de Ilgaz, um pouco mais distantes de Çankırı.
Para além de Turquia e Portugal, Bulgária, Roménia e Eslováquia também estão envolvidos no projecto.
(Fonte: Rostos)