O Conjunto Etnográfico de Moldes de Danças e Corais Arouquenses (CEMCDA), organiza de 11 a 14 de Agosto, a 28.ª edição do Festival Internacional de Folclore de Arouca.
A organização pretende criar um espaço intercultural de divulgação das especificidades do folclore nacional e internacional, e de reflexão sobre a ruralidade e suas perspectivas de desenvolvimento, com especial destaque para a presença de dois grupos em representação da Turquia e da Índia.
No programa de actividades, destaque para a Mostra de Artesanato que decorrerá na sala D. Domingos de Pinho Brandão, no Mosteiro de Arouca, com abertura prevista no dia 11, às 14 horas.
No dia seguinte, às 22 horas, no Centro Cultural e Recreativo de Moldes, decorre uma Oficina de Dança com a participação do Conjunto Etnográfico de Moldes e dos grupos Koç Üniversitesi Folklore Club e Índia Portugal Friendship Association.
O desfile de vestuário artesanal em linho, lã e burel pelas Capuchinhas de Montemuro e a apresentação de Corais pelo Conjunto Etnográfico de Moldes e pelo Grupo de Folclore “Terras de Arões”, desenrola-se no dia 13, nos Claustros do Mosteiro de Arouca, com início previsto para as 22 horas.
No último dia do festival, a Avenida 25 de Abril, Alameda D. Domingos de Pinho Brandão e Praça Brandão de Vasconcelos, acolhem, às 18.30 horas, o desfile etnográfico, seguindo-se às 22 horas, no Terreiro de Santa Mafalda, o espectáculo de folclore.
O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Arouca, Junta de Freguesia de Moldes, Instituto Português da Juventude, EB 2,3 de Arouca, Fundação INATEL, Real Irmandade Rainha Santa Mafalda, Junta de Freguesia de Arouca e Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Arouca.
(Fonte: Diário de Aveiro)