sexta-feira, 28 de maio de 2010

MaNga na final do Festival Eurovisão da Canção

O grupo turco MaNga foi apurado esta quinta-feira (27) para a final do Festival Eurovisão da Canção 2010, que terá lugar no próximo Sábado, 29 de Maio. O grupo foi escolhido internamente, pelo canal público turco de rádio e televisão TRT, e representa a Turquia com a canção, totalmente cantada em Inglês, "We Could be the Same".



sábado, 8 de maio de 2010

Melancolia de Istambul na FNAC



Uma exposição de fotografias de Manuela Matos Monteiro e João Lafuente intitulada Huzun - Roteiro da Melancolia em Istambul, vai estar patente na FNAC de Santa Catarina, no Porto, a partir de hoje, às 17h00, e até ao dia 28 de Maio.

Trulé no Festival Internacional de Marionetas de Istambul




O grupo de marionetas Trulé, de Évora, vai apresentar o espectáculo "Variações de Marionetas em Redor da Música" no 13.º Festival Internacional de Marionetas de Istambul, que começou no dia 4 de Maio.

Integrado no programa da Capital Europeia da Cultura 2010, o 13.º Festival Internacional de Marionetas de Istambul vai decorrer até 16 de Maio, contando com a participação de 25 grupos oriundos de 15 países diferentes.

O marionetista Manuel Dias e a sua companhia actuarão Sábado e Domingo numa praça da cidade turca e dia 13 deste mês num instituto cultural francês, também naquela cidade. 

Manuel Dias, sediado em Évora, leva a solo turco a sua companhia, o Trulé – Investigação de Formas Animadas, e é presença assídua neste género de mostras internacionais, onde já recebeu diversos galardões. Uma das particularidades do seu estilo – que apura desde 1975 – é o facto de quase não usar a sua própria voz para comunicar com o público. Prefere registos sonoros e música, o que torna os espectáculos acessíveis a todas as plateias, em todo o mundo.

(Fonte: DianaFM/Correio da Manhã)

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Botero em Istambul


Foi inaugurada no dia 4 de Maio a primeira exposição de Fernando Botero na Turquia. Está patente no Museu Pera, em Istambul, até 18 de Julho.

São 64 obras agrupadas em seis secções: o circo, a tourada, o povo latino-americano, a vida latino-americana, naturezas mortas e versões de mestres da história da arte.
Os trabalhos deste artista colombiano, um dos mais singulares do século XXI, contêm muitas referências à sua própria vida e cultura, e questionam, num estilo único, o conceito de beleza da actualidade.
A exibição é apoiada pelo Consulado Honorário da Colômbia, pela Embaixada de Espanha na Turquia e pelo Instituto Cervantes em Istambul.