terça-feira, 27 de maio de 2014

Delegação turca visita InvestBraga

O Município de Braga e a InvestBraga recebem uma delegação turca que realiza visita oficial a Braga. O encontro terá lugar amanhã, quarta-feira, dia 28 de Maio, pelas 10h30, no Parque de Exposições de Braga.
Com o objectivo de aprofundar laços de cooperação e concretizar novas parcerias e investimentos em diversas áreas, a delegação turca, presidida por Kadir Sertel Otcu, vice-governador da província de Hatay, na Turquia, realiza uma visita de cinco dias à cidade de Braga.
 
(Fonte: Local.PT)

Konstrukt actuam em Lisboa no Festival Jazz im Goethe-Garden



O grupo free jazz Konstrukt actuará em Portugal a 10 de Julho, no Festival Jazz im Goethe-Garden, que está a celebrar dez anos de existência, anunciou hoje o Goethe Institute, o Instituto Cultural da Alemanha.
De 01 a 17 de Julho, o jardim do instituto acolherá onze concertos de onze países europeus, a começar por Portugal, com Rodrigo Amado Motion Trio, que atuará com o pianista Rodrigo Pinheiro.
O cartaz desta décima edição apresenta "uma oferta rica e variada que permite continuar a descobrir estéticas e linguagens" do jazz europeu, sustenta Rui Neves, diretor artístico do festival, na nota de imprensa.
Entre os onze concertos, contam-se o do pianista italiano Umberto Petrin, a 03 de Julho, do saxofonista finlandês Mikko Innanen, a 08 de Julho, e do grupo free jazz Konstrukt, da Turquia, em estreia em Portugal a 10 de Julho.
A fechar o festival, a 17 de Julho, estarão os alemães Underkarl, fundados nos anos 1990 pelo contrabaixista Sebastian Gramss.
 
(Fonte: RTP)

domingo, 25 de maio de 2014

Nuri Bilge Ceylan recebeu a Palma de Ouro em Cannes

O júri da 67ª edicão do maior festival de cinema do mundo consagrou o cineasta turco Nuri Bilge Ceylan: "Winter Sleep" recebeu a Palma de Ouro de Cannes.


 
O festival de Cannes consagrou o filme turco "Winter Sleep" no ano em que o cinema da Turquia celebra um século. Uma coincidência extraordinária e que premia o cineasta turco que tem, atualmente, maior notoridade internacional, e que muito o deve à projeção obtida através do festival.
É a sexta presença de Nuri Bilge Ceylan na selecção oficial de Cannes, incluindo a sua estreia com uma curta-metragem que recebeu a Palma de Ouro dessa categoria em 1995. Ceylan foi sempre premiado e ganhou por duas vezes o Grande Prémio do Júri - com "Uzak - Longínquo" (2003) e "Era Uma Vez na Anatólia" (2011) -, o Prémio de Melhor Realizador com "Os Três Macacos" (2008), e o prémio da federação internacional da crítica (FIPRESCI) com "Climas" (2006).

O seu mais recente filme é um drama rodado nas paisagens da Anatólia e centrado na crise afectiva de um homem e duas mulheres.

(Fonte: RTP)

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Turco Alper Alagoz este ano homenageia o Fado no "Fiesa"



São esperadas mais de 100 mil pessoas na 12ª edição do Festival Internacional de Esculturas em Areia que começa no domingo e se prolonga até 25 de Outubro em Algoz, Silves.
A edição de 2014 do Fiesa tem como tema “Música II” e conta com mais de cem trabalhos da autoria de cerca de 30 escultores de vários países que retractam pessoas, objectos e cenários alusivos à área musical, tudo numa área de 15 mil metros quadrados.
Os portugueses Xutos e Pontapés, Pedro Abrunhosa, Mariza e Tony Carreira juntam-se às superestrelas, atuais ou históricas, como são Michael Jackson ou Mozart. A estrutura em areia central, em destaque no recinto, vai ser uma representação de Amália Rodrigues.
“É uma homenagem ao fado que preservámos da exposição do ano passado”, explicou Alper Alagoz, director artístico do Fiesa, que acrescenta que “o tema [Música] transitou da edição anterior, porque há ainda muita coisa para explorar nesta área”. O turco, também ele escultor, destaca a área dedicada somente à música portuguesa “que representa um aumento de mais de cinco mil toneladas de areia”.
O evento reúne os melhores escultores de areia do Mundo, entre os quais dez de nacionalidade portuguesa. Paulo Quaresma é um dos participantes, “pelo oitavo ano consecutivo”, e tem como objectivo “aperfeiçoar a experiência enriquecedora que é trabalhar com areia, naquela que é uma das melhores e maiores exposições do género”.
“Trabalhar com areia tem uma dimensão muito grande, porque é muito interessante a forma como se tem de desenvolver as esculturas por causa das suas limitações”, frisou Paulo Quaresma, autor de uma representação do compositor alemão Johann Sebastian Bach. O artista considera que a exposição algarvia, “além de ser a que tem maior número de esculturas e maior área de exposição, é das que tem as melhores areias para se esculpir”.
Também José Marques, emigrante na Bélgica participa no festival algarvio. “Vim para Portugal no início de Maio de propósito para participar no Fiesa”, explicou o escultor, que iniciou a sua colaboração em 2012 no festival que considera ser “o maior da Europa ou mesmo do mundo”.
Para a realização das esculturas foram utilizados mais de 40 mil toneladas de areia, mais cinco do que na edição passada, e a organização estima que, ao longo dos seis meses da exposição, seja igualado o número de 100 mil visitas registado no ano anterior.
O Fiesa vai estar aberto até 25 de Outubro e, durante o certame, o público vai poder experimentar e mostrar todas as suas capacidades criativas num espaço lúdico disponibilizado para a realização de esculturas em areia.
 
(Fonte: Público)

sábado, 17 de maio de 2014

"Winter Sleep": Paisagens de uma intimidade turca


Foi no Festival de Cannes que o cineasta turco Nuri Bilge Ceylan se tornou um nome internacionalmente conhecido e reconhecido, aliás arrebatando dois Grandes Prémios (a distinção mais importante, logo depois da Palma de Ouro) com "Uzak - Longínquo" (2002) e "Era uma Vez na Anatólia" (2011). Agora, de novo na competição com "Winter Sleep", podemos dizer que Ceylan ressurge como um dos mais fortes candidatos aos prémios principais - em qualquer caso, o seu filme fica, desde já, como um dos momentos altos desta 67ª edição do certame.
Como várias vezes acontece ao longo da sua obra, Ceylan encena uma situação cujas componentes (melo)dramáticas envolvem profundas formas de solidão. Mais exactamente, "Winter Sleep" centra-se num triângulo afectivo, unindo/separando um ex-actor (Haluk Bilginer) que dirige um pequeno hotel da Anatólia central, a sua mulher (Melisa Sozen) em relação a qual se parece agravar uma violenta distância afectiva e a irmã (Demet Akbag) a tentar curar as feridas de um recente divórcio.
Apoiado em longos e elaborados diálogos, verdadeiros tour de force de revelação das personagens (e dos actores), "Winter Sleep" possui a estrutura e o fôlego de uma admirável aventura sobre as cumplicidades e distâncias dos seres humanos. Pontuando a acção com subtis referências a actualidade política e religiosa, Ceylan faz um filme que revaloriza, afinal, o retrato psicológico, mesmo se há nele uma energia metafórica profundamente universal. Num filme em que os elementos paisagísticos são tão importantes, poderemos dizer que deparamos também com os acidentes das paisagens mais secretas e íntimas. 
 
(Fonte: RTP)

Museu da Inocência na Turquia venceu Prémio Museu Europeu do Ano 2014

O Museu da Inocência, em Istambul, Turquia, foi hoje distinguido com o Prémio Museu Europeu do Ano 2014, que foi atribuído em Tallin, na Estónia, anunciou a organização.
"O Museu da Inocência pode ser visto simplesmente como um museu da história de Istambul, na segunda metade do século XX. No entanto, é também um museu criado pelo escritor Orhan Pamuk como uma versão integral da história de amor contada no seu romance com o mesmo nome", lê-se no comunicado hoje divulgado pela organização do prémio, o Fórum Europeu de Museus, do Conselho da Europa.
No comunicado, pode ler-se ainda que este museu "foi concebido como pequeno e pessoal, local e com um modelo sustentável para o desenvolvimento de um novo museu". "O Museu da Inocência inspira e estabelece paradigmas novos e inovadores no setor museológico", refere.
 
(Fonte: Destak/Lusa)

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Inês Oliveira trouxe "Bobô" a Ancara



O filme Bobô, realizado por Inês Oliveira, integrou o programa deste ano do Festival Internacional de Cinema Feminino (Üçan Süpürge Film Festivalı), que se realizou em Ancara de 8 a 15 de Maio.
Inês Oliveira esteve presente no evento, e respondeu a perguntas dos espectadores no final de cada uma das duas visualizações do filme.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Portuguesa eleita melhor modelo da Europa em Istambul

 
Uma jovem portuguesa conquistou, em Abril, na Turquia, o título de melhor modelo da Europa no concurso "Future Model & Talent World". Bárbara Gavaia Rodrigues, de 17 anos, representou Portugal naquela competição, que decorreu em Istambul, concretizando o sonho de trazer para Setúbal, de onde é natural, a coroa e o troféu.
 Na sequência do prémio conquistado, Bárbara Gavaia Rodrigues foi, esta terça-feira à tarde, recebida pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, que elogiou a beleza da jovem.
João Vale, responsável da empresa "Look de Glamour", que acompanhou a participação da portuguesa em Istambul, salienta que Bárbara demonstrou "uma atitude muito forte" ao lado das outras jovens a concurso, todas elas com idades entre os 14 e os 17 anos. 
Bárbara Gavaia Rodrigues, que se mostrou "radiante" com o título, sobressaiu em diversas etapas do concurso, entre as quais a fotogenia, a prova de talento e a realização de uma pequena apresentação em inglês. 
"Concorremos com as melhores a nível internacional", frisou João Vale, salientando a importância do acompanhamento dos pais em eventos como este, uma vez que se trata de uma competição envolvendo crianças e jovens. 
É ainda de realçar a participação de uma outra portuguesa no concurso, a modelo Océane Conceição, que conquistou o lugar de segunda dama de honor na categoria europeia do Future Model & Talent World. 
A Letónia, na categoria de melhor modelo mundial feminina, e a Rússia, na categoria de melhor modelo mundial masculino, foram os países vencedores da competição a nível internacional.
 
(Fonte: Boas Notícias)