domingo, 25 de maio de 2014

Nuri Bilge Ceylan recebeu a Palma de Ouro em Cannes

O júri da 67ª edicão do maior festival de cinema do mundo consagrou o cineasta turco Nuri Bilge Ceylan: "Winter Sleep" recebeu a Palma de Ouro de Cannes.


 
O festival de Cannes consagrou o filme turco "Winter Sleep" no ano em que o cinema da Turquia celebra um século. Uma coincidência extraordinária e que premia o cineasta turco que tem, atualmente, maior notoridade internacional, e que muito o deve à projeção obtida através do festival.

É a sexta presença de Nuri Bilge Ceylan na selecção oficial de Cannes, incluindo a sua estreia com uma curta-metragem que recebeu a Palma de Ouro dessa categoria em 1995. 

Ceylan foi sempre premiado e ganhou por duas vezes o Grande Prémio do Júri - com "Uzak - Longínquo" (2003) e "Era Uma Vez na Anatólia" (2011) -, o Prémio de Melhor Realizador com "Os Três Macacos" (2008), e o prémio da federação internacional da crítica (FIPRESCI) com "Climas" (2006).

O seu mais recente filme é um drama rodado nas paisagens da Anatólia e centrado na crise afectiva de um homem e duas mulheres.

(Fonte: RTP)

Sem comentários: