segunda-feira, 12 de março de 2012

"Once Upon a Time in Anatolia" estreia em Portugal no dia 12 de Abril


Uma boa oportunidade para apreciar cinematografias fora dos padrões estilísticos e das temáticas hollywoodianas é a estreia nas salas portuguesas de "Once Upon a Time in Anatolia" ("Bir Zamanlar Anadolu'da"), sexto trabalho de um dos mais importantes cineastas turcos da atualidade, Nuri Bilge Ceylan. O filme dividiu com os irmãos Dardenne (por "O Miúdo da Bicicleta", lançado em Portugal em Novembro de 2011) o segundo mais importante prémio do Festival de Cannes do ano passado, o Grand Prix.
Diferente dos outros trabalhos do realizador, como "Uzak" e "Climates", marcado pelas paisagens urbanas de Istambul como pano de fundo, em "Once Upon a Time in Anatolia" Ceylan situa a acção nas desoladas estepes da Turquia central – seguindo um grupo de homens que a meio da noite tenta localizar um cadáver. Filmado nas proximidades da aldeia de Keskin, o filme é baseado numa história verídica, presenciada pelo co-argumentista e que no filme é o representado pelo personagem do médico. Segundo Ceylan, que cresceu numa aldeia, o filme reproduz, através dos seus personagens (o médico, alguns polícias, os homicidas), características dos habitantes da área rural.
Além de Cannes, "Once Upon a Time in Anatolia", cujo título refere-se ao clássico de Sergio Leone, já foi lançado nos Estados Unidos, onde colheu diversos elogios da imprensa norte-americana. No seu país natal teve uma receita de cerca de £600 mil, somados a £140 mil em França. O filme ainda foi destaque no Karlovy Vary, de Praga, onde recebeu o prémio Netpac, e três prémios no Asian Pacific Screen Awards.
Ceylan já foi diversas vezes premiado em Cannes, onde recebeu o mesmo "Grand Prix", mais o prémio de Melhor Interpretação Masculina por "Uzak", no festival de 2003, ganhou o FRIPESCI em 2006 com "Climates" e o prémio de Melhor Realizador em 2008, por "Três Macacos".

"Once Upon a Time in Anatolia” estreia em Portugal no dia 12 de Abril.

(Fonte: www.c7nema.net)