sexta-feira, 11 de maio de 2012

"Cisne" e Teresa Villaverde em Ancara



O filme "Cisne", da realizadora portuguesa Teresa Villaverde, vai ser exibido no 15.º Festival Internacional de Cinema de Mulheres Realizadoras, um festival que acontece há 15 anos em Ancara, e que exibe longas-metragens, curtas-metragens e documentários realizados por mulheres. Este ano serão exibidos 115 filmes de 41 países.
Teresa Villaverde vai estar presente durante as duas exibições do filme, nos dias 13 e 14 de Maio.
"Cisne" é o último filme de Teresa Villaverde, que além de realizadora, é também a argumentista e a produtora. O elenco é composto por Beatriz Batarda, Miguel Nunes e Israel Pimenta, entre outros.
Em 2009, o seu filme "Transe" ganhou o prémio FIPRESCI neste festival. Em 2006, Teresa Villaverde apresentou três filmes neste festival: "Três Irmãos", "Alex" e "Água e Sal", num ano em que Portugal foi o país com mais filmes neste certame. Nesse mesmo ano, "André Valente", de Catarina Ruivo, e "Lavado em Lágrimas", de Rosa Coutinho Cabral também integraram o festival. Rosa Coutinho Cabral esteve presente no festival em 2006.
Teresa Villaverde descreve "Cisne" como uma história de pessoas livres "sem medo de se lançarem do cume da montanha". Teve estreia mundial na secção Orizzonti do Festival de Veneza 2011 e foi depois exibido de imediato em Portugal.



A realizadora brasileira Julia Murat também vai ter o seu filme "Histórias" em exibição neste festival, e a dupla de realizadores brasileiros Helvécio Marins Jr. e Clarissa Campolina também vão estar presentes no festival para apresentarem a sua primeira longa-metragem "Girimunho".

O festival acontece de 11 a 17 de Maio, e o programa está disponível aqui (longas-metragens) e aqui (curtas-metragens e documentários).

Sem comentários: