segunda-feira, 27 de junho de 2011

Portugal ganhou uma medalha de bronze e duas menções especiais nas Olimpíadas da Língua Turca



As Olimpíadas da Língua Turca terminam no dia 30 de Junho. Portugal está representado na Turquia pela Associação Luso-Turca e por três jovens que prestaram provas nas categorias de "Canção" (Inês Pinho), "Poesia", (Inês Braga) e "Falar Turco" (Francisco Lemos).
Nos dias 18 e 19, a maior parte dos países participantes divulgou em Ancara alguns dos elementos mais marcantes dos seus países de origem. Os jovens portugueses cantaram em Português e em Turco e dançaram o "Malhão" cantado por Amália Rodrigues.
Portugal ganhou uma medalha de bronze na categoria de "Falar Turco" e duas menções especiais nas categorias de "Canção" e "Poesia".

























sexta-feira, 17 de junho de 2011

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Guiné nas Olimpíadas da Língua Turca



Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Guiné estão presentes na 9.ª edição das Olimpíadas da Língua Turca, que decorrem entre 15 e 30 de Junho na Turquia.
Crianças e adolescentes de mais de uma centena de países, vão mostrar os seus conhecimentos da língua turca em diversas categorias, como canções e poemas. Nos dias 18 e 19 de Julho mostrarão também, a quem visitar o Altınpark, em Ancara, elementos característicos dos seus países de origem.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

"The Lucky Duckies" em Istambul



A banda revivalista portuguesa "The Lucky Duckies" vai dar três concertos em Istambul no centro comercial Marmara Forum.
O primeiro concerto, que terá lugar no dia 16 de Junho, será para os parceiros económicos do espaço comercial e com acesso através de convite da administração. Nos dias 18 e 19 de Junho, os concertos serão para o público em geral. Os três concertos começam às 20.00 horas.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Irtercâmbio na Turquia para jovens do Montijo

Encontram-se abertas as inscrições até 13 de Junho, para o intercâmbio “Youth Selections”, que terá lugar na Turquia, entre os dias 9 e 15 de Julho.
Cinco cidadãos montijenses, com idades compreendidas entre os 20 e os 30 anos, poderão, assim, participar neste projecto que tem como tema base a União Europeia e as suas funções, com especial foco na cidadania europeia.
Os participantes irão colaborar em diversas actividades de cariz não-formal, cultural e tradicional, de modo a estreitar os laços de cooperação e tolerância entre as várias identidades europeias, promovendo deste modo melhores relações internacionais.
Este intercâmbio é realizado ao abrigo do programa europeu Juventude em Acção, que assegura o pagamento de 70 por cento dos custos da passagem de avião, tal como todas as despesas de alojamento e alimentação. O Inglês é o idioma utilizado durante o intercâmbio.
Para mais informações e inscrições contactar o Gabinete da Juventude através do telefone 212 327 878 ou do e-mail juventude@mun-montijo.pt.

(Fonte: Rostos)

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Homenagem ao cinema turco no Festroia



A homenagem ao cinema da Turquia, com a entrega de um Golfinho de Cristal à embaixada deste país em Portugal, deu início, no dia 3, à noite, no Auditório da Anunciada, ao 27.º Festroia.
Na presença de actores turcos e do presidente da Associação de Cinema de Ancara, Ahmet Boyacıoğlu, que integra o júri oficial desta edição, Derya Jones, representante da embaixada, agradeceu ao Festival Internacional de Cinema de Setúbal por dedicar o certame à cinematografia turca, que tem crescido nos últimos cinco anos.
“A Turquia tem muito para oferecer na área do cinema,” afirmou Derya Jones ao receber o galardão entregue pela directora do Festroia, Fernanda Silva.
Na cerimónia de abertura, Fernanda Silva agradeceu a todas as entidades que apoiam a realização do festival, do Instituto do Cinema e do Audiovisual ao Media Programme of the European Union.
A diretora do Festroia dirigiu um especial reconhecimento à Câmara Municipal de Setúbal, patrocinador oficial, que atribuiu um apoio na ordem dos 135 mil euros para a edição deste ano.
Apesar de todas as dificuldades financeiras, Fernanda Silva garantiu uma programação de excelência, com a passagem de 180 histórias, de 40 países, até dia 12, “que farão sonhar, rir e chorar”.
O público presente na cerimónia de abertura, que contou com a actuação dos “Paganinus”, grupo de violinos do Conservatório Regional de Setúbal, pôde ainda assistir à exibição dos trailers dos 12 filmes que concorrem na Secção Oficial.
Seguiu-se a antestreia da produção francesa “Pequenas Mentiras entre Amigos”, de Guillaume Canet, enquanto no Cinema Charlot – Auditório Municipal era exibido “A Caixa de Pandora”, um dos 20 filmes da Turquia que integram a programação.
Do Auditório da Anunciada, a festa prosseguiu no “meeting point”, uma vez mais instalado na Avenida Luísa Todi, em frente do Esperança Centro Hotel, com o convívio entre actores, realizadores, membros do júri e público.
No sábado à noite, no Auditório da Anunciada, durante a cerimónia de entrega de prémios, são distinguidos com o Golfinho de Carreira o realizador holandês Jos Stelling e a actriz portuguesa Maria de Medeiros.
“O Amor e a Cozinha” é o ciclo temático deste ano, com 12 filmes europeus, um deles “La Cena”, de Ettore Scola, nunca exibido em Portugal.
Além das obras presentes nas secções Panorama Infantil, Panorama Juvenil e Curtos Europeus e no ciclo Cinema Português, há ainda a possibilidade de assistir aos filmes vencedores da 4.ª edição do Curtas Sadinas.
Na 27.ª edição, além do Auditório da Anunciada e do Cinema Charlot, o Festroia passa pelo Cinema City Classic Alvalade, em Lisboa, com sete sessões diárias.

(Fonte: Rostos)

terça-feira, 7 de junho de 2011

"Her Okula Bir Ihlamur Ağacı"



Entre outros projectos, a Associação de Conservação da Natureza da Turquia (Türkiye Tabiatını Koruma Derneği - TTKD), desenvolve o projecto "Uma Tília em Todas as Escolas" (Her Okula Bir Ihlamur Ağacı), que pretende, tal como o nome indica, plantar tílias em todas as escolas da Turquia e do mundo.
O projecto começou há cerca de dez anos, e a sua grande impulsionadora tem sido Hediye Öncül, membro do Conselho Científico e Consultivo da associação.
Hediye Öncül partilhou comigo o desejo de que todas as escolas portuguesas plantassem uma tília no seu jardim, como símbolo da fraternidade universal e do direito à educação.
As escolas portuguesas, e não só, que estiverem interessadas em aderir ao projecto, podem enviar um e-mail para ttkder@ttkder.org.tr

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Hugo Almeida 'capa' do Beşiktaş



Hugo Almeida foi capa da revista do Beşiktaş no mês de Maio, que também ofereceu um poster gigante do jogador. No interior da revista, várias páginas também foram dedicadas a outros dois jogadores portugueses que também jogam no clube: Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma.