segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Cinema português em Ancara

Nos dias 1, 2 e 3 de Março, vão ser exibidas curtas metragens e documentários portugueses no Instituto Goethe, em Ancara, inseridos na temática "Migração no Cinema". A iniciativa é organizada pelo Leitorado de Ancara do Instituto Camões, e patrocinada pela Embaixada de Portugal em Ancara, Instituto Camões e Fundação Calouste Gulbenkian.

Dia 1 de Março, 18.30 horas

"Superfície" (2007) de Rui Xavier, 13'30''


"Entre Nós" (2006), 12 x 3'
Doze curtas-metragens realizadas por André Godinho, Pedro Paiva, Fausto Cardoso, Tiago Afonso, Sérgio Tréfaut, Catarina Alves Costa, José Filipe, Cátia Salgueiro, André Príncipe, Miguel Nogueira, Joana Neves e Leonor Noivo.

Dia 2 de Março, 18.30 horas

"Lisboetas" (2004) de Sérgio Tréfaut, 100'


Dia 3 de Março, 18.30 horas

"Au Revoir Portugal - O Salto", de Carlos Domingomes (2009) 58'


Instituto Goethe (Goethe Enstitüsü)

Atatürk Bulvarı, nº 131 - Ancara

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Simão Sabrosa 'capa' do Beşiktaş





Simão Sabrosa, jogador do Beşiktas, foi capa da revista do clube em Fevereiro.

Livraria Dost. Ancara, Fevereiro 2011.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Maria João e Mário Laginha actuam hoje em Ancara



Maria João e Mário Laginha encerram hoje o Festival de Jazz de Ancara. Actuam às 20.30 horas, no M Salonu da Hacetteppe Universitesi.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Oportunidades de negócio na Turquia vão ser apresentadas em Lisboa

No dia 23 de Fevereiro, a partir das 9 horas, no Sheraton Lisboa Hotel & Spa, realiza-se a conferência "Business Roundtable: Turquia - Negócios e Internacionalização". Visa debater as actuais oportunidades de negócio na Turquia que se colocam aos investidores portugueses, numa lógica de médio e longo prazo. Tem como objectivos: lançar as pontes entre os dois países, apoiando as empresas nacionais no esforço de consolidação e internacionalização; promover e intensificar o contacto, a nível empresarial, entre ambos os países.
Participam no evento, Pedro Guerreiro, director do "Jornal de Negócios"; Ali Savut, embaixador da Turquia em Portugal; António Mendonça, ministro português das Obras Públicas, Transportes e Comunicações; Zafer Çaglayan, ministro turco do Comércio Externo; Fahri Gökyayla, co-presidente do Gabinete de Relações Económicas Turquia-Portugal (DEİK); Ismail Kartal, subdirector-geral de Infra-Estruturas e Auto-Estradas (Governo da Turquia); Yasemen Korukçu, representante da Agência Turca de Promoção do Investimento; Guilherme Magalhães, CEO, Brisa Internacional.

Encontra aqui o programa.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Encontro sobre relações económicas entre Portugal e Turquia em Istambul

No dia 15 de Fevereiro, a partir das 11 horas, realiza-se uma conferência seguida de almoço no TOBB Plaza, em Istambul, para abordar as relações económicas entre Portugal e Turquia. Conta com a presença da embaixadora de Portugal na Turquia, Luisa Bastos de Almeida, Fahri Gökyayla, co-presidente do Gabinete de Relações Económicas Turquia-Portugal, e João Mota Pinto, delegado da AICEP em Istambul.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Festival Internacional de Jazz de Ancara com Maria João e Mário Laginha


Ancara prepara-se para receber talentos de jazz da Turquia e de vários pontos do mundo, incluindo de Portugal. Maria João e Mário Laginha vão marcar presença no dia 25 de Fevereiro, dia do encerramento do festival.
O 14.º Festival de Jazz de Ancara, o maior de sempre, vai decorrer de 4 a 25 de Fevereiro e vai incluir no programa nomes como Emre Kartari Trio e İmer Demirer, Andrea Alberti Quarteto Mediterraneo, Yıldız İbrahimova Balkanatolia Project com Ivo Papasov, Volkan Hürsever Quartet, Onur Aymergen Quartet, Janusz Olejniczak, Fanfarov, Mulgrew Miller Trio com Tim Green, Ayhan Sicimoğlu & Latin All Stars, Phishbacher New York Electric Trio, Alper Yılmaz Project, Jean Loup Longnon Big Band com Siblel Köse & Chloe Cailleton e dos Portugueses Maria João e Mário Laginha.

Programa completo aqui.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Turquia na 3.ª conferência internacional de Enoturismo no Porto

A 3.ª conferência internacional de enoturismo que está a decorrer no Porto, no Palácio do Freixo, desde 31 de Janeiro até 6 de Fevereiro, conta com a presença do presidente dos vinhos da Turquia, Taner Öğütoğlu, entre muitos outros profissionais do vinho e de viagens de todo o mundo. Estão previstas mais de quarenta conferências, para além de debates, workshops, simpósios, visitas a adegas e provas de vinhos. O evento arrancou no dia 30 de Janeiro na região demarcada do vinho verde.

Turquia e Portugal encontram-se à mesa em Lisboa

Os chefs Musa Dağdeviren (Turquia), Albano Lourenço (Portugal) e Joachim Koerper (Portugal) vão seleccionar o melhor da cozinha turca e portuguesa e vão preparar uma fusão única de saberes e sabores.
Musa Dağdeviren é um dos mais famosos chefs da Turquia. É nos restaurantes "Çiya", em Istambul, que recria menus baseados em memórias e sabores esquecidos. Fascinado pelas influências curdas, árabes, judaicas, entre outras, elabora pratos regionais de toda a Turquia. O seu maior prazer é descobrir receitas feitas pelas classes mais desfavorecidas, porque acredita que as pessoas com menor poder de compra criam pratos "cheios de alma".
Os encontros gastronómicos entre a Turquia e Portugal vão acontecer no Boca do Lobo Restaurant Infante Sagres (chef Albano Lourenço) nos dias 1 e 3 de Fevereiro (jantar), e no Eleven Restaurant (Joachim Koerper) nos dias 5 (jantar) e 7 de Fevereiro (almoço e jantar).
Este evento acontece no âmbito da 3.ª conferência internacional de Enoturismo que decorre no Palácio do Freixo, no Porto, entre 31 de Janeiro e 3 de Fevereiro, e que conta com a presença do presidente dos vinhos da Turquia, Taner Öğütoğlu.