terça-feira, 6 de setembro de 2011

Turquia no Festival Internacional de Folclore Celestino Graça

Santarém acolhe o 52.º Festival Internacional de Folclore Celestino Graça de 6 a 11 de Setembro, que este ano conta com a participação de dez grupos: cinco estrangeiros e cinco nacionais.
A ante-estreia do Festival tem lugar no dia 8, com um espectáculo no Jardim da Liberdade, em que participam todos os grupos: ESPANHA – Agrupación de Coros y Danzas Fuente de Plata de Alconchel - Badajoz – Extremadura; ISRAEL – Halleluya Dance Groupe – Havazelet Hasharom; LITUÂNIA – Lithuanian University of Health Sciences Folk Dance Ensemble “AVE VITA”; POLÓNIA – “Ziemia ?ywiecka” – Zespó? Pie?ni i Ta?ca – Slonky; TURQUIA – Istambul “HOYAT” Gençlik Ve Spor Kulubu; Grupo Infantil de Dança Regional – Santarém; Grupo Académico de Danças Ribatejanas – Santarém; Grupo Regional de Moreira da Maia – Douro Litoral; Grupo Típico de Ançã – Cantanhede – Beira Litoral; Rancho Etnográfico e Folclórico “As Lavadeiras do Sabugo” – Estremadura.

Dia 9, às 17h45, tem lugar a homenagem a Celestino Graça e a cerimónia de inauguração do festival. Pelas 18h15, o tradicional desfile etnográfico pelas ruas do centro histórico, desde a Rua Teixeira Guedes até à Praça Sá da Bandeira (Largo do Seminário), pelas 18h45 é feita uma saudação à população no Largo do Seminário, e pelas 19h00, uma sessão solene de boas vindas aos grupos participantes, na Câmara Municipal de Santarém.

Ateliês de dança e animação nas ruas da cidade, jogos tradicionais, espectáculos no Auditório do Centro Nacional de Exposições – CNEMA, animações gastronómicas, almoço regional no Parque dos Paços do Concelho, animação em lares da terceira idade, exposição e colóquio sobre os países participantes, celebração ecuménica na Igreja da Graça e visitas turísticas, são as actividades que integram o programa geral do festival.

Espanha, Israel, Lituânia, Polónia e Turquia são os países estrangeiros que estão representados no 52.º Festival Celestino Graça, que vão partilhar os palcos com os ranchos folclóricos portugueses, em representação de várias regiões etnográficas: Douro Litoral, Beira Litoral, Estremadura e Ribatejo.

Programa Geral:

Dias 6 e 7 de Setembro – Chegada dos agrupamentos e alojamento

Dia 8 de Setembro

11h00 – Ateliês de dança nas ruas da cidade

12h00 – Teatro Sá da Bandeira – Colóquio

13h00 – Restaurantes – Jornada Gastronómica

15h30 – Ateliê de dança – Portugal

22h00 – Jardim da Liberdade – Ante-estreia do festival

Dia 9 de Setembro

13h00 – Restaurantes – Jornada gastronómica

17h45 – Homenagem a Celestino Graça e cerimónia de inauguração do festival

18h15 – Desfile etnográfico (Desde a Rua Teixeira Guedes até ao Largo do Seminário)

18h45 – Largo do Seminário – Saudação à população

19h00 – Câmara Municipal de Santarém – Sessão solene de boas vindas

22h15 – CNEMA – Espectáculo de inauguração

Dia 10 de Setembro

11h00 – Centro Histórico de Santarém – Animação de rua

13h00 – Animação do Lar de Idosos da SCM de Santarém

17h30 – Igreja da Graça – Celebração ecuménica

22h15 – CNEMA – Gala Internacional de Folclore “O Mundo a Dançar”

Dia 11 de Setembro

13h00 – Jardim dos Paços do Concelho – Almoço regional

17h00 – CNEMA – Espectáculo de encerramento

(Fonte: O Ribatejo)

Sem comentários: