quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Embaixadora de Portugal na Turquia na abertura do 14.º Festival Internacional de Jazz de Ancara


A abertura simbólica do 14.º Festival Internacional de Jazz de Ancara decorreu na Embaixada da Polónia, por um dos mais importantes artistas desse país, Janusz Olejniczak, marcar presença no festival. O discurso de abertura coube a Özlem Oktar Varoğlu, da Organização Leo, que fez a apresentação dos grupos participantes no evento, e entregou aos patrocinadores uma placa alusiva. 

Seguiu-se um pequeno concerto pela flautista Mihriban Aviral e o seu grupo. Entre os convidados, esteve a Embaixadora de Portugal, Luisa Bastos de Almeida, o Presidente da Câmara de Çankaya, Bülent Tanık, o Embaixador de França, Bernard Emie, o Director do Centro Cultural Italiano, Francisco Servida, o Presidente da Fundação de Música, Mehmet Başman, para além de elementos de outras missões diplomáticas presentes em Ancara. 

O concerto de abertura do festival será no dia 4 de Fevereiro, com a actuação de uma das mais importantes orquestras da Turquia: Cazın Kartalları (Águias do Jazz) - Hava Kuvvetleri Komutanlığı Caz Orkestrası (Orquestra de Jazz da Força Aérea). 

Este concerto tem também uma importância simbólica, uma vez que em 2011 se celebra o centenário da Força Aérea Turca. Por outro lado, caberá aos Portugueses Maria João e a Mário Laginha, a honra do encerramento do festival no dia 25 de Fevereiro.

Sem comentários: