terça-feira, 16 de novembro de 2010

Fotografias de 13 fotógrafos portugueses em Istambul


Uma exposição de 91 fotografias tiradas por fotógrafos portugueses durante uma semana do ano de 2009, vai estar patente ao público no restaurante/galeria Cezayir, em Beyoğlu, a partir de 18 de Novembro e durante cerca de um mês.

Intitulada “A State of Affairs”, a exposição, que já passou também por Nova Iorque, Londres e Brasil, assenta na ideia de que as notícas do mundo são cada vez mais aquilo que as grandes agências noticiosas mundiais decidem que é notícia, apesar de existirem muitas outras que merecem ser contadas.

Em 2009, 13 fotógrafos do colectivo "Kameraphoto", partiram de Lisboa para as 13 cidades do mundo mais frequentemente mencionadas nas notícias. Passaram uma semana a trabalhar num jornal local e a fotografar cenas quotidianas. A curadora da exposição, Pauliana Valente Pimentel, é também um dos 13 fotógrafos do projecto. Veio para Istambul para trabalhar no "Hürriyet Daily News", e também fotografou a cidade.

A exibição integra o Festival Pera Fest 2010, e é apoiada pela Istambul Capital Europeia da Cultura 2010 e pelo jornal "Hürriyet Daily News".

domingo, 14 de novembro de 2010

Cinema turco no XVII Caminhos do Cinema Português


De 14 a 23 de Novembro, o XVII Caminhos do Cinema Português, festival que se dedica exclusivamente ao cinema português, irá apresentar diversos filmes em competição em Coimbra. No entanto, fará também parte do certame uma retrospectiva e homenagem ao cinema turco.

Dia 15 – Segunda-feira
22h Mini Auditório Salgado Zenha
Beynelmilel (The International) - Muharrem Gülmez, Sırrı Süreyya Önder

Dia 16 – Terça-feira
22h Mini Auditório Salgado Zenha
Vizontele (Vison Tele) - Yılmaz Erdoğan, Ömer Faruk Sorak

Dia 17 – Quarta-feira
22h Mini Auditório Salgado Zenha
Babam ve Oğlum (My Father and My Son) - Çağan Irmak

Dia 18 – Quinta-feira
22h Mini Auditório Salgado Zenha
Kabadayı (For Love and Honor) - Ömer Vargı

Dia 19 – Sexta-feira
22h Mini Auditório Salgado Zenha
Yaşamın Kıyısında (The Edge of Heaven) - Fatih Akın

Dia 22 – Segunda-feira
22h Mini Auditório Salgado Zenha
Pandora'nin Kutusu (Pandora's Box) - Yeşim Ustaoğlu

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Realizou-se em Portugal um seminário sobre o mercado da Turquia

Realizou-se no passado dia 10 de Novembro de 2010 nas instalações da OPEN, mais um seminário incluído no ciclo “Novos Mercados, Novas Oportunidades”, desta vez dedicado exclusivamente ao mercado da Turquia.

Esta iniciativa, integrada no Projecto Dimarkets desenvolvido pela CEFAMOL em co-promoção com a Associação POOL-NET, contou com as intervenções de João Mota Pinto, delegado da AICEP na Turquia, e de Samil Özoğul membro da TAYSAD (Associação de Fornecedores da Indústria Automóvel Turca) e presidente da UKUB (Associação da Indústria de Moldes Turca).
O seminário constituiu uma excelente oportunidade para os cerca de duas dezenas de representantes da indústria nacional presentes conhecerem as potencialidades e oportunidades do mercado turco, um país com mais de 70 milhões de habitantes e que nos últimos anos tem apresentado notáveis taxas de crescimento industrial, com especial destaque para as indústrias automóvel e de electrodomésticos/aparelhos eléctricos.
Esta acção beneficiou ainda da presença de alguns empresários turcos integrados numa missão da TAYSAD a Portugal, o que permitiu uma saudável e animada troca de impressões entre os empresários nacionais e turcos no final do seminário, perspectivando oportunidades de cooperação entre empresas dos dois países.

Aceda aqui ao programa.

(Fonte: CEFAMOL)

Mayra Andrade em Istambul


No âmbito da tournée de apresentação do novo disco "Stória Stória", Mayra Andrade vai dar um concerto pela primeira vez na Turquia. Será em Istambul, no dia 30 de Novembro, às 20 horas, no İş Sanat Kültür Merkezi.

Jovens do Montijo convidados a participar em intercâmbio internacional em Ancara

Até 15 de Novembro, a Câmara Municipal de Montijo, através do Gabinete de Desenvolvimento Associativo e Cidadania (GDAC), está a aceitar inscrições para o intercâmbio internacional “Drawing the Youth” que terá lugar entre os dias 1 e 9 de Dezembro de 2010 em Ancara.
Seis cidadãos do concelho poderão assim participar neste intercâmbio que tem como temáticas a diversidade, a arte e a cultura, pretendendo promover a aprendizagem intercultural e o conhecimento de outras culturas, assim como a aceitação das mesmas através da arte.
O Programa Juventude em Acção assegura o pagamento de 70 por cento dos custos da passagem de avião, tal como todas as despesas com alojamento e alimentação. O idioma utilizado durante o intercâmbio é o Inglês.
Para mais informações e inscrições contacte o GDAC através do telefone 212 327 878 ou do e-mail associativismogdac@gmail.com.

(Fonte: Rostos)

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

ABC Mercado sobre a Turquia em Lisboa e Porto

A Turquia, com uma população de cerca de 71 milhões de habitantes maioritariamente jovens, e um forte crescimento de uma classe média urbana, oferece oportunidades de negócio para as empresas portuguesas, nos seguintes sectores: construção, têxtil, automóvel, TIE’s, máquinas, material eléctrico, plásticos, produtos farmacêuticos, instrumentos e aparelhos de óptica e papel.
Acresce que a Turquia é um dos principais receptores de fluxos de investimento directo estrangeiro, e ainda parcerias, em particular no que respeita aos seguintes sectores: energia, turismo, automóvel e meio ambiente.

Serão abordados estes e outros temas no próximo ABC Mercado sobre a Turquia, em Lisboa e no Porto, respectivamente nos dias 10 e 11 de Novembro. Estarão presentes, Basílio Horta, presidente do Conselho de Administração da AICEP; Ali Kaya Savut, embaixador da República da Turquia; Eurico Brilhante Dias, administrador da AICEP; Paulo Nunes de Almeida, vice-presidente da AEP; Fahri Gökyayla, presidente do Conselho Económico Luso-Turco (DEİK); Yasemen Korukçu, representante para Portugal e Espanha da Agência Turca de Apoio ao Investimento e Promoção; João Mota Pinto, delegado da AICEP em Istambul.

Conheça os programas das sessões em Lisboa e no Porto.

(Fonte: Portugal Global)

sábado, 6 de novembro de 2010

Aconselhamento em Lisboa e Porto sobre "Como Vender na Turquia"

A Turquia, principal elo de ligação entre o Ocidente e o Oriente na Europa, tem-se regido em termos de política económica pelo processo de adesão à União Europeia (UE), com as implicações que isso tem no que concerne a uma maior abertura ao exterior, uma mais exigente disciplina fiscal, um aumento das privatizações e uma maior transparência na despesa pública e nas reformas em curso.
A importância do comércio externo para a Turquia tem vindo a aumentar, pois o desenvolvimento económico do país envolve um fluxo contínuo de importação de bens de equipamento e tecnologia tendo as importações, já em 2010, crescido 33 por cento.
No que respeita a oportunidades de negócio de grande potencial para as empresas portuguesas na Turquia, e feito o cruzamento entre a procura turca e a oferta portuguesa, destacam-se os sectores da construção, do têxtil, dos automóveis, das TIE’s, das máquinas, do material eléctrico, dos plásticos, dos produtos farmacêuticos, dos instrumentos e aparelhos de óptica e do papel.
Em relação aos sectores de oportunidade atrás referidos, constata-se o ainda baixo grau de penetração dos produtos portugueses no mercado turco.
Na área do investimento, a estabilidade política e macroeconómica e os esforços feitos no sentido da melhoria nos custos de contexto e nas garantias ao investidor, da simplificação administrativa e a política de aproximação à UE, converteram a Turquia num dos principais países receptores de fluxos de investimento directo estrangeiro.
Neste momento, já estão instaladas na Turquia dez empresas portuguesas, registando-se ainda, diversas intenções de investimento, incluindo de PME. As oportunidades mais atractivas, pelo seu elevado potencial para as empresas portuguesas, situam-se nos seguintes sectores: energia, turismo, automóvel e meio ambiente.
É neste contexto de mercado que a AICEP Portugal Global, vai realizar o “Como Vender na Turquia” que terá lugar em Lisboa, a 8 e 9 (manhã) de Novembro para as empresas sedeadas até Leiria, e no Porto a 11 (tarde) e 12 de Novembro, para as empresas sedeadas a norte de Leiria.
Esta acção visa responder a questões concretas colocadas previamente pelas empresas, e prestar aconselhamento personalizado sobre o funcionamento do mercado turco. A iniciativa traduz-se em reuniões individuais de cerca de 45 minutos das empresas com o responsável da AICEP em Istambul, Dr. João Mota Pinto.

(Fonte: ATP)